quinta-feira, 26 de junho de 2008

LISBOA - Feira do Príncipe Real


28, 30 Jun: 10h-20h

Aquilo que começou por ser uma iniciativa espontânea de um grupo de cidadãos, transformou-se hoje numa feira que se realiza regularmente (últimos Sábados e Segundas do mês) e que conta com a organização da Junta de Freguesia das Mercês. Nesta feira é possível encontrar artesanato contemporâneo, peças de autor e antiguidades. É também um evento que procura dinamizar um espaço público - o Jardim do Príncipe Real - com momentos de animação, com música ou com performances, transformando o jardim numa mostra de artes ao alcance de todos.


Jardim França Borges/Jardim do Príncipe Real

Jardim municipal, assim denominado em homenagem ao jornalista republicano França Borges, dispõe de uma área de 1,2 ha. Também conhecido por Jardim do Príncipe Real, tem parque infantil, estatuária, restaurante com esplanada, bebedouro, um lago central e instalações sanitárias para animais. Plantado entre 1859 e 1863, destaca-se o monumental e secular Cedro-do-Buçaco, com mais de 20 metros de diâmetro, ex-libris do jardim. Existem ainda três quiosques, dois dos quais com utilização esporádica e outro com serviço de cafetaria. No subsolo do jardim encontra-se o Reservatório de Água da Patriarcal construído entre 1860 e 1864, que faz parte do Museu da Água da EPAL.

Endereço: Praça do Príncipe Real
Acessos: Autocarros: 58, 100


Jardim do Príncipe Real, Cedro-do-Buçaco
Foto: daqui

5 comentários:

Anónimo disse...

Conheci o Jardim do Principe Real lá por 1941/42 e ainda vivi uns tempos na Rua do Século. Durante muito tempo foi para mim o Jardim mais lindo porque tinha "uma coisa redonda com uma árvore". Só agora vim a saber o nome
Obrigada Isabel.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clo;

Nada a agradecer.
Acabei de editar o post com uma foto do 'Cedro-do-Buçaco'. Acho que assim fica mais 'compostinho'.

;)


;)

Anónimo disse...

Era isto que eu achava o máximo. Brinquei ali muito compostinha como mandavam as regras da época.
Também guardo boas memórias do jardim junto ao Museu de Arte Antiga que nós chamavamos Jardim dos Vapores pela vista.
Está lindo
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Também brinquei ali muito, há uma foto com 2 ou 3 meses de idade ao colo da minha mãe, acompanhadas pelo meu primeiro cão, - isto dos cães já vem de longe! :)
Tenho boas recordações da zona; os tempos de aluna do Instituto Britânico, as idas à Livraria da Imprensa Nacional/Casa da Moeda, a Galeria São Mamede que frequentava assiduamente, as compras de materiais de pintura na Ferreira e na Varela, antes de ser tão complicado estacionar para carregar o carro...

Anónimo disse...

E há bonito artesanato nesta feira. Recomendo vivamente!