segunda-feira, 23 de junho de 2008

ainda Algés

.
Como se pode perceber do nosso comentário datado 23/Jun/2008 18:22:00, do nosso post Algés - pedido de ajuda, admitimos ter-nos precipitado na identificação que no mesmo fizemos do edifício - aqui referido como E2 -, visível em último plano, na fotografia de Algés de 1905 (foto 1), quando colocámos a hipótese de se tratar do mesmo edifício - aqui referido como E1 -, mostrado na fotografia a cores do citado post, e sobre o qual pedimos ajuda para o identificar. Tratou-se de um erro grosseiro da nossa parte, vemo-lo agora, na posse de novos elementos entretanto obtidos após uma longa noite de netsurf.

Deixámo-nos, é claro, levar pelo entusiasmo e vimos na fotografia o que queriamos ver... Enfim, como todos sabem, não somos nem investigador nem historiador, pelo que acreditamos que estamos desculpados do nosso lapso.

Referimos também que íamos aqui trazer novos elementos para comparação. Não sobre o E1, a respeito do qual pretendemos obter informação histórica, mas sobre o E2 em relação ao qual nos equivocámos.
Apresentamos abaixo a fotografia (foto 2), que nos levou a presumir uma nova linha de investigação.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

1 - Algés, 1905

2 - Vila Castanheira, Algés, 1941
Fotografia de Eduardo Portugal in Arquivo Fotográfico da C.M.L.

Sobre a hipótese que avançámos de que o E1 pudesse ser a casa nobre da Quinta da Formiga, oiçamos Jaime Casimiro:

"(...) Quinta da Formiga (...) concluímos ter existido precisamente na área em que se ergue agora a denominada Torre de Monsanto, junto à auto-estrada A5, no desvio para a CRIL, quando após se descer de Linda-a-Velha se começa a subir a Serra de Monsanto. Situava-se entre Romeiras de Cima e a Ribeira de Algés, a poente, e, a nascente, a estrada da circunvalação, onde agora é a CRIL, que segue para Algés." (1)

Parece assim, pela descrição de Jaime Casimiro, que a dita quinta localizar-se-ia mais a Norte do que pensávamos, não podendo portanto ser onde se encontra o E1.

Para uma melhor visualização do que nos leva a pensar que o E2 (foto 1) possa ser a Vila Castanheira mostrada na fotografia 2, eis duas ampliações para comparação, sendo que numa delas assinalámos os elementos visuais da arquitectura que nos parecem corroborar a hipótese que levantamos.

3 - Ampliação da foto 2

4 - Ampliação da foto 1

Legenda:
1 - Torre com cobertura hexagonal muito saliente
2 - Janela no corpo central
3 - Área escura - janela? - cortada obliquamente pelo telhado do corpo esquerdo
4 - Zona clara sob o telhado no corpo adossado à torre
5 - Telhado do corpo central

nota: Algumas diferenças entre as fotografias advirão, claro, de não terem sido obtidas nem do mesmo ponto de vista nem na mesma altura e nas mesmas condições técnicas.

(1) Casimiro, Jaime, "Os Escândalos da Quinta da Formiga", Elucidário de Alguma Oeiras nº 22, Jornal de Oeiras, data desconhecida

Fotografias - todos os direitos reservados:
1 - Extraída do ppt "Lisboa", de Sabino.
2 - Extraída de Bic Laranja, a quem agradecemos.
3 e 4 - Edição digital nossa com base nas fotografias 1 e 2.

.

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

J;

Quero agradecer-te todo este trabalho de pesquiza, todas as horas gastas na recolha de informações, horas que eu sei serem tiradas ao já pouco tenpo de descanso...

Temos que pensar em arranjar uns patrocínios. ;)

[]

I.

Unknown disse...

.

I..

Quem corre por gosto, não cansa.
Não há nada a agradecer.

Apenas desejo que o meu trabalho sensibilize as pessoas para o Património e as faça serem mais interessadas, atentas e intervenientes.

Se isso acontecer, dou o meu tempo por bem empregue.

nota de rodapé: Há mais de meia hora que estamos sem iluminação pública aqui na minha zona. Em casa há luz mas na rua, népias, não se vê boi... Será alguma nova modalidade de poupança energética?!

[]

.

Isabel Magalhães disse...

J;

Tentei ver se te ajudava com a data do artigo 22 mas não o tenho. Tenho o 16 datado de 3 de Outubro de 2006. Assim já sabemos que é posterior.

bj

I.

Unknown disse...

.

I.,

Tenho sempre o cuidado, quando digitalizo alguma coisa, como foi o caso, de referenciar correctamente o original.

Publicação, n.º, data, página... o costume para referência bibliográfica futura.

Infelizmente este deve ter sido um daqueles scans feitos à pressa, a correr, e se existia a referência, esta perdeu-se.

Sei apenas que a digitalização está datada 20 de Novembro de 2006, 00:39 - e viva o computador que põe logo a data... :)

Logo, posterior não pode ser.

.

Isabel Magalhães disse...

J;

Posterior a 3 de Outubro de 2006, data do artigo 16. :)

Estive a ver no calendário Out/Noc 2006, a contar as 3ªs feiras do mês, dia da publicação do JO, e o artigo é de 14/11/2006.

Et voilá! :)

Bjs

I.

Isabel Magalhães disse...

Deixa-me cá emendar:

pesquisa

tempo


antes que venha aí o revisor de texto.