domingo, 22 de junho de 2008

Toponímia deselegante em Algés

Existe um espaço estreito que separa as traseiras dos prédios do Largo Com. Augusto Madureira do silo/estacionamento particular, tipo beco ou viela sem saída, que dá acesso a um armazém particular e que tem como principal movimento os caixotes do lixo dos prédios. Pois acontece que a Câmara Municipal de Oeiras resolveu atribuir-lhe o nome de RUA e o topónimo de Camacho Costa.

Ao saber desta aberração alertei o Presidente da CMO e a Junta de Freguesia de Algés, para a falta de dignidade de tal atitude. Primeiro aquele beco não é rua e depois é falta de elegância atribuir-lhe nome de pessoa. Pela resposta que me enviaram, este alerta terá sido enviado para a vereadora responsável.


Entretanto, vieram colocar um placa de azulejos suportada por um pequeno “marquinho” onde se lê: Rua Camacho Costa, que tem sido motivo de espanto e alguma risota por chamarem rua a um beco estreito e ainda por cima darem nome de uma pessoa.


Não haverá nenhuma entidade de bom senso que ensine à Câmara Municipal de Oeiras o que são alamedas, ruas, calçadas becos e vielas e que a atribuição de topónimos tem de respeitar o bom nome das pessoas?

Texto: Maria Clotilde Moreira / Algés, publicado no Diário de Notícias de 20/6, pág 9

Fotos: © Isabel Magalhães, no Oeiras Local

6 comentários:

Unknown disse...

.
Rua
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma rua é normalmente entendida como um espaço público no qual o direito de ir e vir é plenamente realizado. Entretanto, o conceito também é aplicado a espaços que se assemelhem a ela, como ruas internas em condomínios de acesso privado ou mesmo em corredores internos de centros comerciais.
Popularmente uma rua é entendida pela presença nela de duas ou mais calçadas (ou passeios, destinadas ao trânsito de pedestres) e um ou mais leitos de tráfego de veículos (normalmente automóveis). A rua também costuma ser imaginada como o vazio configurado pelas construções presentes em cada um de seus lados. Ruas de grandes dimensões transversais e que suportam grandes quantidades de tráfego são chamadas popularmente de avenidas, embora este título oficialmente varie de acordo com a legislação local.
Do ponto de vista dos sistemas viários, as várias ruas podem ser categorizadas de maneiras divesas. Esta classificação, no entanto, diz respeito mais ao conceito de via: normalmente a rua possui um certo sentido de urbanidade e de identificação com seus transeuntes, a qual pode inexistir em outras vias destinadas exclusivamente ao tráfego — ou seja, a rua, além de espaço de passagem, é também um espaço de permanência, mesmo que não permanente. Em outras palavras, normalmente se considera que uma via deixa de ser uma rua quando perde-se a presença do pedestre (ou da urbanidade). Neste sentido, uma via expressa poderia não ser considerada uma "rua". Quanto a seu papel na mobilidade de uma cidade, a rua também pode ser classificada como via local (ou capilar), via coletora, via arterial e via expressa.

-----

Aguardemos a resposta dos responsáveis.

.

Anónimo disse...

Mais grave,

Não haverá ninguém no concelho de Oeiras, que ensine à CMO de que, para além dos actores, este concelho tem uma história e existe gente do Povo que merece ser recordado.

Pedro

Anónimo disse...

O actor Camacho Costa (com todo o respeito que ele e todos os outros nos merecem ...) nasceu em Algés?

Em Algés, ele fez obra social, cultural, cívica e social, fez benfeitorias e ofereceu ao povo e aos mais necessitados, fez investiagção científica e curou doenças, deu pão a quem teve fome, deu guarida a quem dela necessityou, o que fez o Camacho Costa por Algés?

Ricardo

Jorge Pinheiro disse...

Conheço a zona e é absolutamente rídiculo.
Parece que temos mais uma coisa em comum. A ligação aos locais onde moramos.
Eu faço parte da direcção da Associação de Moradores de Nova Oeiras. Nesta 6ªf, 27 de Junho, vai haver um espectáculo de canto lírico no Centro Paroquial de Nova Oeiras, "Voar na Plenitude". Trata-se da 1ª acção do Plano de Animação Cultural que a Associação está a desenvolver para 2008. A entrada é gratuita e fica desde já convidada, bem como os seus leitores. Poderá ver com mais detalhe o post no meu blogue.
Bjs e desculpe servir-me do seu blogue para publicitar.

Isabel Magalhães disse...

Caro JP;

Nada a desculpar. Fico até muito grata pela partilha da informação. O que interessa ao concelho de Oeiras interessa ao Oeiras Local.

Vou postar um link com o assunto para chegar a mais leitores.

Bj

IM


NB - perguntei por si no último Jantar-Tertúlia da Espaço e Memória. :)

Isabel Magalhães disse...

Para quem não conhece o local, garanto que é bastante pior do que aparenta nas fotos. Pelo menos as fotos são inodoras...

O 'Beco' além de permitir acesso ao armazém serve para estacionamento e recolha dos contentores do lixo.