sexta-feira, 20 de junho de 2008

Por uma Escola Primária na Freguesia da Cruz Quebrada - Dafundo


"No seguimento da aprovação da Carta Educativa de Oeiras, pelo executivo camarário, esta petição tem como objectivo demonstrar aos órgãos autárquicos da Câmara Municipal de Oeiras e a todas as entidades competentes, o interesse e a necessidade básica dos moradores do Concelho de Oeiras e em particular da Freguesia da Cruz Quebrada e Dafundo, em manter a fixação de pelo menos uma Escola Primária na Freguesia, que por sua vez continue a permitir o fácil acesso à Educação, por parte de mais de uma centena de crianças e que garanta e fomente a deslocação e a permanência de populações na Freguesia. "

Assine em:

http://www.petitiononline.com/educa44/petition.html

Cruz Quebrada e Dafundo City 2

10 comentários:

Unknown disse...

.

JÁTÁ ! :)

VIVA A CRUZ QUEBRADA-DAFUNDO !!

.

Isabel Magalhães disse...

Também assinei e hei-de voltar a este assunto mas, não posso deixar de tecer já umas quantas considerações.

Sem uma escola primária na freguesia, e sem o sistema americano do 'autocarro amarelo', como é que as crianças (estamos aqui a falar de crianças da primária, actual ensino básico, crianças a partir dos 6 anos de idade) filhas de pais trabalhadores, sem avós ou outros parentes disponíveis e sem empregada doméstica, vão fazer a viagem até ao estabelecimento escolar da freguesia vizinha?

Alguém me explica?

Anónimo disse...

Isabel,

Qual explicações. É uma escola de EXCELÊNCIA"! GRANDE, COM MUITAS TECNOLOGIAS,fica longe... mas porque é que a família não se muda para os condomínios que irão surgir na zona, casas novas, caríssimas, mas os empréstimos são para isso para melhorar a qualidade de vida...etc...
Clotilde

dafundissimo disse...

A ideia de que a escola por ser noutra freguesia é longe é uma falácia.
Se a escola estivesse do lado oposto da rua, já seria freguesia da Cruz Qubrada e Dafundo e já não havia petições nem protestos.

Isabel Magalhães disse...

Caro leitor 'Dafundissimo';

Estou com alguma 'dificuldade' em 'interpretar' o seu comentário. Quererá ter a bondade de ser mais explícito? Isto é, se estiver realmente interessado em discutir o assunto sem as tais 'falácias' a que alude...

dafundissimo disse...

Transcrevo o que vem na "Carta Educativa do Concelho de Oeiras", aprovada pela Direcção Regional de Educação de Lisboa, por toda (!!!) a vereação da CMO e pela esmagadora maioria da Assembleia Municipal, depois de um debate público com uma afluência acima do normal destas coisas:

FREGUESIA:

CRUZ QUEBRADA / DAFUNDO


DIAGNÓSTICO ABREVIADO:

2 escolas a funcionar em edifícios degradados, sem potencial de
Ampliação
Cozinhas e Refeitórios com condições deficientes


TIPO DE INTERVENÇÃO:

NOVA EB1/JI (12+3) ALTO DE SANTA CATARINA
lote onde se encontra implantada a Escola Secundária Amélia Rey Colaço (Freguesia de Linda-a-Velha) (a construir entre 2011/2016)
esta solução permitirá, para além da melhoria das condições de aprendizagem, terminar com a ocorrência de turmas duplas nas escolas de Linda-a-Velha (agrupamento de Zarco e Miraflores), actualmente fortemente penalizadas neste aspecto.
Posterior desactivação das 2 escolas da freguesia:
EB1/JI ROBERTO IVENS EB1 PINHEIRO CHAGAS e da EB1 ARMANDO GUERREIRO e do JI JOSÉ MARTINS (Freguesia de Linda-a-Velha)

Isabel Magalhães disse...

Caro 'dafundíssimo';

Grata pela sua colaboração.


Para um "DIAGNÓSTICO ABREVIADO":

2 escolas a funcionar em edifícios degradados, sem potencial de
Ampliação
Cozinhas e Refeitórios com condições deficientes

NOVA EB1/JI (12+3) ALTO DE SANTA CATARINA
lote onde se encontra implantada a Escola Secundária Amélia Rey Colaço (Freguesia de Linda-a-Velha)(a construir entre 2011/2016)


uma RESPOSTA ABREVIADA e uma pergunta:

"(a construir entre 2011/2016)" ?!?!

e até lá? (se as escolas da CQ-D não têm condições nem cozinha/refeitório eficientes...)

Nota Breve - Esse projecto da DREL para o Alto de Santa Catarina, no terreno adjacente à Escola Secundária Amélia Rey-Colaço, está ao abandono há quê, uma década...?
A obra foi embargada, - não sei se a empresa faliu - mas que fez a DREL neste iato de tempo? Ficou à espera de quê? No local, ao abandono, e em que recentemente - duas ou três semanas - foi limpo o mato que atingia mais de um metro de altura, está uma placa com informação do projecto e do custo estimado - já completamente desactualizado, claro! - e vão esperar até 2011/2016? Três anos de espera para começar e cinco anos para construir uma escola?!

Há qualquer coisa que me ultrapassa...

(Nunca mais me habituo a ser portuguesa...) :)

Saudações

Isabel Magalhães

Isabel Magalhães disse...

Caro 'dafundíssimo';

Acabei de ligar para o C. Executivo da Escola Secundária Amélia Rey Colaço que me forneceu a seguinte informação:

A escola começou a funcionar em 1999 e o projecto DREL - Direcção Regional de Educação de Lisboa,
'NOVA EB1/JI (12+3) ALTO DE SANTA CATARINA', ao abandono no terreno adjacente, deve datar da mesma época.

dafundissimo disse...

Transcrevi ipsis verbis o que vem na "Carta Educativa do Concelho de Oeiras"

repito: aprovada pela Direcção Regional de Educação de Lisboa, por toda a vereação da CMO e pela esmagadora maioria da Assembleia Municipal. (acho curioso o sr. Paulo Amaral, promotor da petição, pedir a demissão de quem se absteve e e nada diga sobre quem votou a favor, nomeadamente os vereadores e deputados do PS)

Isabel Magalhães disse...

Caro 'dafundíssimo';

Eu sei que transcreveu 'ipsis verbis'. :)

Sobre o Sr Paulo Amaral não posso responder como compreenderá...

Entretanto, nesta data, fiz um novo post documentado com fotos que tirei há 4 ou 5 dias e que trata do projecto da DRELL anterior a 1999, abandonado desde então e (a construir entre 2011/2016)

Quanto ao seu comentário 'Se a escola estivesse do lado oposto da rua, já seria freguesia da Cruz Qubrada e Dafundo (...)' eu sei a que se referia (conheço bem o local) mas a minha pergunta mantêm-se e está no meu comentário supra [21/Jun/2008 10:40:00] para quem souber e quiser responder.

Saudações

Isabel Magalhães