quinta-feira, 5 de junho de 2008

Qualidade das águas


Praias de Santo Amaro e de Paço de Arcos são perigo para a saúde, acusa Ambiente

A autarquia de Oeiras diz que Paço de Arcos e Santo Amaro são apenas areais e não praias

O Ministério do Ambiente considera que, devido à má qualidade das águas, as praias de Santo Amaro (a mais frequentada do concelho de Oeiras e uma das que registam maiores enchentes na área de Lisboa) e a de Paço de Arcos constituem um perigo para os banhistas. Isaltino Morais rejeita responsabilidades.

Numa nota por escrito em resposta a questões do PÚBLICO, o gabinete do ministro do Ambiente, Nunes Correia, não poupa acusações. "Infelizmente ainda não se vêem resultados consolidados de quaisquer esforços que tenham sido desenvolvidos pela CM de Oeiras no sentido de resolver os problemas de saneamento do seu concelho. Actualmente continuam a chegar àquelas águas [das praias], através das ribeiras, águas residuais [esgoto] não tratadas ou tratadas deficientemente." Devido a estes focos de contaminação, "as águas de Santo Amaro de Oeiras e de Paço de Arcos não têm tido qualidade compatível com a prática balnear". Esta situação faz com que "seja elevado o risco de violarem a norma de qualidade" e, "sempre que se viola a norma de qualidade, o risco dos banhistas contraírem infecções aumenta". »»»

4 comentários:

Oeiras disse...

O ministro do Ambiente devia saber que todas as principais ribeiras que desaguam no rio Tejo dentro do nosso Concelho não nascem nele e que quando cá entram já vêm poluídas... basta irem ali à zona da MAKRO, estacionarem o carrinho e verem o estado em que aquele curso de água está, vindo da Amadora.

Ah, é verdade, a Amadora é PS, não é?

Isabel Magalhães disse...

Caro 'Oeiras';

Pelo menos nós, os residentes no concelho, sabemos isso, que as ribeiras chegam aqui poluídas com os esgotos dos outros concelhos vizinhos, mas achar que o ministro 'devia saber' não será demasiada benevolência da sua parte?

Quanto à pergunta garanto-lhe que não sei mas à distância de um clique podemos ter a resposta...

:)

Anónimo disse...

A poluição, tem origem a montante do concelho de Oeiras (ainda se mantém).

A obra da SANEST ainda não está conluida, embora se vejam resultados inegáveis.

Contudo, uma chamada de alerta, em que a CMO tem imensas responsabilidades, nomeadamente este executivo, que governa há 22 anos, é que nos rios que correm dentro do concelho de Oeiras, ou sejam, nas ribeiras da Laje, Barcarena e Jamor, continuam a ser despejados esgotos urbanos e industriais, em pleno rio, directamente.

A Liga do Mar (uma ONG de ambiente) fez esse levantamente exaustivo em 1999 e até hoje, nada foi mudado.

Pedro

Anónimo disse...

Foi dito há uns meses em reunião de junta que as águas e areia de Paço de Arcos estavam contaminadas. Essa matéria não é nova. Todos sabem o que é a praia de Paço de Arcos.
Só lá vai quem quer e quem não se importa de apanhar sarna ou outras coisas do género.