terça-feira, 10 de junho de 2008

não estamos sós...

.
... pena é que seja nos actos de vandalismo...

Muitas vezes aqui têm sido referidos lamentáveis actos de vandalismo que ocorrem nas freguesias do nosso estimado concelho de Oeiras.
Há bem pouco tempo atrás um deles aqui foi mencionado, ocorrida na freguesia de Linda-a-Velha.
São actos lamentáveis e que nos envergonham, perpetrados por indivíduos que não respeitam o espaço público, cujos custos são sustentados por todos nós, e que não têm consciência cívica.

Apenas para exemplificar como tais actos são um problema social, que afecta todo o país - e mundo ? - e não é um exclusivo dos oeirenses, aqui ficam algumas imagens duma situação com que nos deparámos ontem no Cais do Sodré, em Lisboa.
As imagens têm pouca qualidade, mas pensamos que são elucidativas. Clique nelas para ampliar.

Repare-se na passadeira de peões e na direcção em que está 'rodada' a parte luminosa do semáforo

A parte superior, luminosa, do semáforo. que terá sido rodada

A base do semáforo, mostrando a forte fixação deste e que não apresenta sinais de ter sido mexida; os semáforos são fortemente cravados no solo e impossíveis de rodar 'à mão'

nota: Tudo parece indicar que algo ou alguém rodou a parte luminosa do semáforo. Com que propósito?

imagens: © josé antónio / comunicação visual - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

2 comentários:

Anónimo disse...

José António,

Infelizmente por todo o lado... Aqui em Algés já se queixaram várias vezes que há sinais de trânsito que aparecem tortos indicando erradamente outros sentidos.

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Em Linda-a-Velha, entre o Jardim das Tílias e a Rua Bernardo Santareno, o vandalismo incide sobre os candeeiros de jardim que pela sua baixa altura permite que os globos sejam rodados e até retirados o que pode ser motivo de acidentes graves já que as lampadas ficam expostas à chuva. Outra 'brincadeira' muito comum é a retirada da tampa da caixa eléctrica situada nos posts dos candeeiros a escassa altura do chão.