Caros Leitores do Oeiras Local;
Devido à repetitiva atitude agressiva e insultuosa o leitor António Manuel Bento está, a partir desta data, banido do blog.
Caso seja necessário teremos de recorrer - novamente - à moderação de comentários. Sabemos que tal situação não é do agrado de quem comenta e traz um acréscimo de trabalho a quem faz a gestão do correio mas não nos restará alternativa.
Saudações.
Isabel Magalhães
28 comentários:
A decisão só pecou por tardia. Deveria ter sido tomada há muiiiiito tempo...
Pobre do cidadão «ao serviço da comunidade» (não sei é de qual ...)
Pedro
É pena tal atitude, mas realmente o tal "humano" tem pouco de cidadão.
Por que é que ele não faz um blogue com as suas caracteristicas?
Clotilde
Amiga Clotilde;
Não foi tomada de ânimo leve - a atitude - aliás, já tinha sido tomada, em tempos, por outro administrador do blog e eu, que sou de paz, relevei, dei mais outra e outra e ainda outra 'oportunidade'... mas agora é definitivo.
Acusar de 'tráfico de influências' um presidente de JF, sem provas sequer que fundamentem tal acusação, é grave e é crime. Vir aqui, assiduamente, adjectivar de forma grosseira, fazer 'confusões', escrever dislates, é algo que não cabe na nossa linha de conduta. Assim, para grandes males grandes remédios.
Quanto à pergunta, é boa, e já foi formulada por vários outros leitores...
Abraço
I.
Caro anónimo [4/Jun/2008 13:25:00]
Obrigada pela concordância.
Saudações.
Caro Pedro;
Obrigada também. Não sei é se o visado entende a sua ironia e ainda a interpreta como apoio. :))
Banir os participantes são atitudes prepotentes. Sou um leitor deste interessante espaço e admiro as posições do Senhor António Bento.
Pedro Coelho
.
Caro Anónimo Pedro Coelho,
Admire-o à vontade. A liberdade é sua.
O inadmissível é que alguém que andou ao longo de 2 anos a ser sistematicamente alertado pelos administradores (proprietários) do blog, e não só, para tratar os visitantes com correcção, mesmo discordando deles, e não vir insultar as pessoas, tenha feito sempre 'ouvidos de mercador'.
O caso mais recente e GRAVE, porque é um CRIME, foi ele ter vindo acusar um Presidente duma Junta de Freguesia de tráfico de influências, sem que tenha apresentado qualquer prova consistente, e a coberto do anonimato (o registo não identifica ninguém, pois é fácil criar um registo com dados falsos).
Atitudes destas violam claramente o Estatuto Editorial do blog e não podem passar em claro.
Todo cometemos excessos. Mas a rectidão de carácter leva-nos a ponderar as críticas e a reconhecer os erros e mudar de atitude. Este senhor nunca mudou nem vai mudar, como se percebe.
Sobre a pessoa em questão, aliás, há fortes suspeitas de que se trate, não de uma só pessoa, mas de um grupo de indivíduos que partilham o mesmo registo, e aqui vêm à vez achincalhar e gozar o pagode...
Isto percebe-se nas profundas diferenças lexicais, gramaticais e estruturais nos diversos comentários do mencionado sujeito.
Tal pode passar despercebido da maioria, mas nós administradores e colaboradores acompanhamos o blog desde o primeiro dia, desde que o criámos.
A alguém assim, não se pode permitir que destrua o trabalho que outros têm feito com tanto sacrifício, carinho e dedicação. E vamos continuar a fazer!
O Oeiras Local não é a gaiola da malucas...
Cumprimentos
.
A exclusão dos comentários do Sr. Bento trás-me alguma tristeza ... gostava tanto de me rir das barbaridades que essa personagem digna dos filmes de Fellini aqui vinha gromitar ...
.
Caro Pedro SV,
Não seja por isso.
Tenho TODOS os comentários feitos no blog em backup - chegam por mail assim que são publicados e, por via das 'coisas', tenho-os guardados em txt...
Não só em relação a este personagem, mas também a pelo menos um outro que se escondeu (mas ficou com o rabo de fora...) já me ocorreu editá-los e com eles compor um livro para publicação.
A ideia é ambiciosa porque passa não só pelos comentários, mas por editar os posts (todo o blog está em backup) que lhes deram origem e outros comentários relacionados.
Nomeadamente integrando este trabalho num estudo psicossociológico da blogosfera - e da problemática do anonimato, que faculta que tudo se diga, quase, com a maior das impunidades - , trabalho este para o qual eu gostava de contar com a colaboração de alguns amigos meus ligados à psicologia, à sociologia, à antropologia, à história, à informática, etc.
Como calcula isto é um trabalho 'monstro', que pode demorar muito tempo a executar.
Resumindo, a ideia é apresentar, e publicar, um livro que seja um trabalho sério e não só uma colectânea de disparates, dislates e insultos, como se dum livro de anedotas se tratasse. Para isto, andam por aí muitos livros, e alguns deles nem o têm como objectivo (ser humorísticos)...
Não sei se a ideia irá avante. A falta de tempo não ajuda. E o ser um projecto com poucas chances de dar algum lucro que o justifique, também não. Cada vez temos menos vontade de trabalhar de borla, não é?
Mas, quem sabe o que pode acontecer?
Cumprimentos
.
Quem vem por bem saúda a decisão tomada pela administração do blogue.
Divergir não implica o insulto, a agressão, como era (sempre) hábito do tal leitor.
Bem-Hajam.
Apesar de os blogs serem criados por uma pessoa e portanto assumirem um cariz pessoal, julgo que o Oeiras Local assumiu já um estatuto de quase serviço público no que toca à divulgação do que se passa de bem e de mal no nosso Concelho.
Sendo assim, não posso estar de acordo com a proibição de que um leitor se manifeste, por muito estranhas e retrógradas que sejam as suas ideias.
Faz falta à discussão haver este tipo de participantes, acreditem. Tal como a nossa democracia não seria a mesma sem os pequenos partidos da extrema esquerda ou da extrema direita, o Oeiras Local não será o mesmo sem o Sr. António Bento.
A tolerância para com os intolerantes é a melhor demonstração que os democratas podem ter.
Caro Oeiras;
Subscrevo tudo o que diz salvo uma ligeira 'miudeza' que se esqueceu de focar. O leitor AMB não está banido por divergir das minhas opiniões ou das opiniões dos restantes administradores do blog que, politicamente, até são distintas. Isso é o que ele quer fazer crer! A decisão prende-se apenas com o facto de o tal leitor não ser capaz de sustentar uma divergência de ideias/opiniões sem insultar, agredir... E, caso não saiba, um Blogger (pessoa que registou o blog) é responsável pelo que permite escrever. No caso do presidente da JF de Linda-a-Velha, - acusado por AMB de 'trafico de influências' - eu poderia ser responsabilizada. É também o caso dos insultos ao PCMO e ao vereador socialista Emanuel Martins - que estou sempre a cortar pelo mesmo motivo - e em que o leitor Bento é pródigo.
Não sei se acompanhou o caso do blog 'Do Portugal Profundo'... pois ao António Balbino Caldeira foram movidos dois processos, um pelo sr Primeiro Ministro e outro pelo cidadão Pinto de Sousa. Mais, até lhe foi exigido que cedesse os elementos dos comentadores do blog.
Pelo mesmo motivo, poderia eu, cidadã Isabel Maria de Magalhães, processar o sr AMB pelos insultos com que amiude me brinda - no blog, pela blogosfera fora e até por e-mail - mas, e muito sinceramente, não tenho tempo, pachorra nem dinheiro para tal. Além de que nada disso me tira o sono...
Posto isto, espero ter elucidado todos os leitores sobre os reais e legitimos motivos.
Obrigada pela sua participação.
Isabel Magalhães
Ele é terrivel, mas há quem á custa dele queira escrever um livro...
Embora tenha folhas ..n sei se se pode chamar de livro ao rolo de papel higiénico, que é a única coisa para q servem os comentários de referido Sr. Na minha humilde opinião, o assunto Manel Bento devia estar fechado e acabado ... 17 comentários só neste post é dar-lhe mt mais importância em relação à q ele merece.
Acho que deveriam retirar a frase "As informações e opiniões só vinculam os respectivos autores", visto que os donos do blog são responsáveis pelo que deixam escrever... estamos num país bonito, estamos...
Caro 'Oeiras';
Embora o seu comentário seja pertinente, estranho que não soubesse da responsabilidade dos bloggers.
Algures, aqui no O.L. há um artigo publicado por mim com informação sobre este assunto e que me foi enviado, gentilmente, pelo advogado Bruto da Costa e ainda uma outra advogada de cujo nome não me lembro agora. Logo que encontre o artigo irei republicá-lo dado o interesse do mesmo.
Saudações.
IM
Caro 'Oeiras';
Afinal, encontrei rapidamente o tal post sobre 'Responsabilidade dos Bloggers' e aqui deixo o link para todos os interessados.
http://oeiraslocal.blogspot.com/2006/07/responsabilidade-do-blogger.html
O blog 'Informática do Direito' encerrou em 2007 no entanto continua disponível para consulta
http://informaticadodireito.blogspot.com/
O Dr Francisco Bruto da Costa não tem o 'perfil' disponível.
Nunca mais me vou esquecer de um post, que era um hino qualquer dedicado aos "Bentos" desse mundo.
Well... Eu remeto-me ao meu silêncio acompanhado de pipocas.
;)
Gostaria de não ter de comentar uma situação destas, apenas porque ela não existisse.
Subscrevendo a maior parte dos comentários feitos, nomeadamente as de José António[Boas e sensatas análises] e de Isabel Magalhães[que lhe deu várias oportunidades para reflexão].
Lamento que ainda haja quem discorde da exclusão...apenas porque gostava de se rir!!![Pedro SV].
Ao ANÓNIMO[!!!]PEDRO COELHO, direi que respeito a sua admiração pelo Sr Bento, mas gostaria de saber porquê, em quê, quando e como.
Ao Sr. Bento dirigi um e-mail pessoal e directo cujo texto não divulgo ainda, porque respeito a privacidade e porque ainda não obtive sua resposta. Certamente que estará a pensar no que deverá responder. Mas reservo-me o direito de publicar aqui, quer o que eu disse, quer a sua resposta.
E será que tem saber e coragem de me responder?
Bem bloqueado o indesejável bloguer e BEM BLOQUEADAS AS SUAS INTERVENÇÕES descabidas, agressivas e/ou insultuosas. Lamentável que isto tenha de acontecer; visito vários blogues e não conheço nada de semelhante.
FR
Caro leitor F Rezende;
Grata pela sua intervenção.
Apenas duas pequenas considerações:
1. Interpreto a intervenção do leitor Pedro VS como ironia dado que mais adiante considera que o assunto 'devia estar fechado e acabado...';
2. Lamento, não posso aceder ao seu desejo de publicar a resposta que o leitor banido lhe enviar pois isso iria contra a decisão tomada. Foi banido perdeu o direito de aqui escrever mesmo que por interposta pessoa.
Espero que entenda asminhas razões e renovo os meus agradecimentos.
Saudações.
Isabel Magalhães
Querida pepper;
Que saudades. Há quanto tempo...! :)
Pensei que se tinha esquecido de nós, ido de férias para um qualquer paraíso, sei lá...!
[]
I.
Oláaa!
Não me esqueci não.
O "paraíso" tem sido o trabalho mesmo.
Prometo que vou ser mais assídua.
Eheheh.
Bjs
Enviar um comentário