quarta-feira, 4 de junho de 2008

Coisas de Linda-a-Velha (3)

Num terreno de área considerável, entre o final da Rua Bernardo Santareno e o Jardim das Tílias, foi, no início da passada década de 80, erguido este pavilhão pré-fabricado com o fim de acolher alunos da antiga "escola primária". O terreno era vedado e dispunha mesmo, se bem me recordo, de algum equipamento lúdico tipo baloiços. Com o decorrer do tempo, e a construção da nova escola primária cita na Av D Pedro V, o pré-fabricado foi desactivado e o local deixado ao abandono há cerca de dez anos. No entanto, numa pequena área está instalada uma extenção dos Rádio Táxis.

Há muito que a rede de vedação foi danificada, o mato cresce sem controlo, os dejectos - humanos e caninos - abundam, o lixo iden, e a limpeza urbana não é feita com a assiduidade que seria de desejar para quem ali passa e, principalmente, para os moradores que se queixam do cheiro e dos insectos.

Para agravar a situação, a zona passou a ser frequentada até altas horas da madrugada por grupos marginais e de toxicodependentes que ali se acoitam a coberto do isolamento do local.
Esta manhã, quando lá me desloquei com a digital, fui abordada por moradores, - queriam saber se era para algum jornal - alguns das janelas próximas, que desfiaram um rol de reclamações não só pelo estado de abandono do terreno mas também pelo barulho que os impede de dormir. Um casal confidenciou-me ter contactado várias vezes a CMO sem receber resposta. As chamadas telefónicas para a PSP de Miraflores são frequentes.

Aspecto do mato que atinge cerca de 1 metro de altura e encobre todo o tipo de lixo e sujidade

A porta arrombada e a improvisada tranca

Vista do topo norte


Sobre a porta a luz sempre acesa dia e noite


A janela com o estore parcialmente levantado corresponde ao local onde trabalha a empregada dos Rádio Táxi. Quando tirei a foto era perceptível o barulho característico das mensagens via rádio.

Foto tirada do portão sempre aberto da entrada/saída do terreno vendo-se em plano de fundo o pré-fabricado

Segundo os citados moradores, o barracão serve também de armazém (a quem?) e nele é guardado mobiliário diverso.

Deixo algumas perguntas:

1. A quem compete limpar a área e controlar o mato?

2. A quem compete fazer a segurança e vigilância nocturnas?

3. Quem paga a energia eléctrica e a água dispendidas no local?

4. Porque não se procede à demolição?

Ainda sobre o aproveitamento do espaço, fazia parte dos "PROJECTOS A NÍVEL DO CONCELHO - Programa da Freguesia de Linda-a-Velha, do PSD", enquanto candidato à CMO em 2005, e cito "Requalificação da zona junto ao Jardim Bernardo Santareno, com criação de estacionamento (80 lugares)" que tanta falta fazem num bairro com construções do início da década de 70 muitas das quais sem garagens ou estacionamento colectivo.

Fotos: © Isabel Magalhães

13 comentários:

Anónimo disse...

Bom,

Considerando a já crónica ausência de infra-estruturas no concelho de Oeiras, dedicadas ao serviço publico e aos seus munícipes, estamos absolutamente convictos de que, o Edil Sr. Dr. Isaltino Afonso de Morais, depois do dia 11 de Junho, certamente que dará esse espaço a organismos de jovens ou cidadãos da freguesia de Linda-a-Velha, para que possa ser condignamente reabilitado, mantido e colocado em funcionamento.

Essa tem sido sempre, a politica da exemplar Câmara Municipal de Oeiras, muito raramente esta autarquia, nega esse direito aos seus munícipes.

Nem nunca a CMO atribuiu espaços a organismos exteriores do concelho, sem primeiro ter considerando da importância dos organismos locais e municipais (públicos e privados) claro está (quem disser o contrário, claro que mente).

Carlota Menezes

Anónimo disse...

Parabéns Isabel. Gostava de saber fazer assim; comigo têm de se contentar sem fotos. Mas se isso está assim há 10 anos estou certa que tem sido por falta de informação (???) e que dentro em breve tudo será resolvido.

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Obrigada. Isto não é nada do 'outro mundo'...! basta a tal digital de que já falámos e tb sabe que estou cá para o 'apoio' necessário... :)

A Escola Primária que aqui funcionava foi transferida há muito tempo - uns dez anos - para as novas instalações na Av D Pedro V e o espaço foi ficando assim. Sei que o presidente da JF de LaV tem insistido, por escrito e verbalmente, junto da CMO e do PCMO para que o pré-fabricado seja desmontado. Penso que o assunto já data do início do mandato...
Era 'só' mato e lixo mas a situação actualmente é mais complexa segundo reclamam os que moram próximo.

I.

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

.

São os 'cancros' que vão minando os bairros do nosso concelho...

Fica-me uma dúvida:

Os rádio-táxis pagam alguma coisa pela utilização do espaço e da água e luz?
Em caso negativo, existe alguma obrigação legal autárquica para a cedência graciosa de espaço a uma empresa privada e com fins lucrativos como os rádio-táxis?
Ou a ocupação é ilegal e ilegítima? Qual o enquadramento?

Anda tudo a dormir?

.

Oeiras disse...

Sugiro que o autor faça uma queixa junto da Polícia Municipal. Os processos de demolição coerciva e desalojamento podem durar algum tempo a serem concretizados mas é a única forma de a autarquia poder actuar neste caso, já que os barracões não foram demolidos em tempo útil (logo após o fim da sua utilização).

Anónimo disse...

O presidente da câmara tem conhecimento da situação desde sempre. Já esteve no local acompanhado do «staff». Se não actua que razão terá? «Razão» de ser uma freguesia não IOMAF? A proposta PSD para requalificar a zona era boa, porque não a terá tomado em consideração? Por não ser uma proposta IOMAF?

Isabel Magalhães disse...

Caro Oeiras;

Os moradores (queixosos) não sabem se a ocupação é ilegal ou não. Pretendem primeiro ter um espaço limpo sob as janelas e depois condições para poderem dormir de noite.

Como diz um anónimo acima, a CMO tem conhecimento. Eu também sei que o Sr PCMO esteve no local e manifestou estranheza 'de o não terem avisado' mas isso já foi, s.e.&.o., no ano passado. Veio noticiada na imprensa local essa visita a Linda-a-Velha.

Anónimo disse...

Pois ..mas o verdadeiro problema é: a Junta querer fazer alguma coisa ...e "ALGUÉM" (CMO), não fazer, e principalmente NÃO DEIXAR FAZER ... politiquices e querer os louros todos para si "Dr. Desatino Morais".

Anónimo disse...

Bom artigo, bem documentado. Um bom exemplo de crítica não destrutiva.

Anónimo disse...

Sra D Clotilde,

Cara Semhora
Um pequeno esclarecimento que julgo dever-lhe. Quando há uns dias comentei um artigo seu e mencionei a falta de fotos não era sabedor de que nem todos os colaboradores dispõem de equipamento para tal. Estamos, enquanto leitores, habituados a que neste blog os artigos tenham sempre um registo fotográfico, foi apenas isso. Lamento ter dado outra ideia e do facto penitencio-me.

Os meus cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro Algesino,

Realmente não sei fazer fotos, nem tenho máquina nem sei como se colocam nos blogues. Mas não me senti nada ofendida com as suas palavras. Talvez com ajuda da Isabel lá chegue. Mas sabe, com a minha idade, o "disco" já está um bocado enferrujado.

Um abraço
Clotilde

Anónimo disse...

Amigos,

Deixem lá isso, o Dr. Desatinado Morais, vai-se candidatar de novo e vai ganhar, por que os seus amigos o vão eleger de novo.

Júlia