domingo, 22 de junho de 2008

Algés - pedido de ajuda

.
Caros Amigos, Algesinos em particular mas não só.
Necessitamos da V. ajuda para identificar o edifício representado na fotografia abaixo, localizado na Av. dos Bombeiros Voluntários (cremos), sobre o qual ainda não encontrámos referência alguma em nenhum lado. Estamos muito curiosos a respeito da história dele.
Seria a Casa Nobre de alguma quinta que ali tenha existido?
Alguém nos pode elucidar sobre o assunto?

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR


Aproveitamos para vos deixar aqui uma fotografia de Algés referenciada como sendo de 1905.

Infelizmente a fotografia é de pouca qualidade e de resolução baixa.
Mesmo assim, parece ver-se o que poderá ser a Ribeira de Algés - alguma ajuda? - com um forte branco à direita - alguma ajuda neste também? - e no enfiamento da ribeira, um edifício de grandes dimensões ao fundo, que bem poderá ser o edifício ainda existente que referimos inicialmente (note-se o relevo da colina por trás dele, a elevar-se para a direita).
Eis uma ampliação:


Antecipadamente gratos.

fotografia a cores: 22 AGO 2007, 16H59 © josé antónio / Comunicação Visual
fotografia a preto e branco: extraída do ficheiro ppt "Lisboa", autoria indicada de Sabino, recebido via email

.

14 comentários:

Isabel Magalhães disse...

J;

Parece-me que há um ou dois artigos do Jaime Casimiro com respostas a este assunto. Vou procurar, mais logo...
A nossa amiga Clotilde tb deve saber.

[]

I.

Anónimo disse...

José António

Foto a cores: com a porta vermelha eram os antigos Bombeiros. A outra era linda, tinha ar de palacete, azulejos, parece que a dona viveu até ao fim no último andar e os bombeiros ocuparam dependências para dormitório de serviço. Está uma amiga a ver se sabe quem era a família proprietária.
Vou saber mais pois o Casimiro deve saber senão o Eduardo Pedroso que deve estar de fim de semana.Deve ir abaixo pois está desalinhada e querem fazer a continuação da Av.
As outras estou a localizar.
Clotilde

Anónimo disse...

cont.
Foto com ponte e ameias - diz Levy Nunes Gomes - Algés ao longo dos tempos - relembremos a Ponte sobre a Ribeira junto às Portas de Algés... em meados do século passado por força de obras de saneamento foi destruída etc. e tem um óleo de Cremilde Nabais Gomes parecido com essa foto. Tenho o Livro e posso emprestar.
Clotild

Unknown disse...

.

Cara Isabel,

Obrigado pela referência. Creio que não os tenho (artigos).
Fico a aguardar.

.

Unknown disse...

.

Cara Clotilde,

Ainda me lembro de ver ali os bombeiros há uns anos, sim senhora, isto em época em que passava lá frequentemente de carro a caminho duma gráfica de pré-produção que ficava para as bandas de Miraflores.

Até da Praça de Touros me lembro, namorava eu uma moça de Algés! - não há relação entre as duas coisas... :)
Infelizmente na época não havia dinheiro para rolos fotográficos...

Como diz a Clotilde "... Levy Nunes Gomes... relembremos a Ponte sobre a Ribeira junto às Portas de Algés..."
A ponte da foto poderá ser a mencionada - não tenho referência a outra ribeira em Algés - e o edifício branco poderá corresponder às Portas de Algés.

Grato pelas referências aos autores e pelas dicas.

.

Isabel Magalhães disse...

J;

Hoje já é tarde para fazer 'investigação'... :)))

Amanhã dou notícias.

[]

I.

Anónimo disse...

Ora Ora! pois trata-se do antigo quartel dos bombeiros voluntários.

Luis Moreira

Isabel Magalhães disse...

Que se trata do antigo Quartel dos BVA já todos sabemos. O que queremos saber é a história do edifício. Pelo menos é essa a leitura que faço do artigo do J. Baptista... ;)

Unknown disse...

.

Cara Isabel,

É verdade.
Tal - BVA - foi referido quer por mim quer pela Clotilde.

Encontrei um artigo do Jaime Casimiro que refere uma Quinta da Formiga, localizada entre a colina e a ribeira (a poente). Poderia ser ali. Acontece é que a localização citada por J. Casimiro parece colocar esta Qta. da Formiga mais a N.

Continuo na dúvida.
No entretanto, ainda não parei de pesquisar. Estive nisso toda a noite. Deitei-me às 9h30... UFA!

No que se refere à identificação do edifício como a fiz na foto a pb, encontrei no blog Bic Laranja uma outra foto antiga de Algés que mostra um edifício que talvez se adeque melhor ao recorte/perfil perceptível do edifício da foto que apresentei.

Aquela foto identifica um edifício visível em primeiro plano como sendo a Vila Castanheira em 1941.

Vou publicar ambas as fotos para fazermos uma comparação.

Mantém-se a minha dúvida sobre o edifício da foto a cores onde, como já ficou claro, até há poucos anos funcionou o quartel dos bombeiros.

Mas... e o 'antes'...?!

[]

.

Isabel Magalhães disse...

J;

Só não referi tratar-se do antigo quartel dos BVA porque não era essa a pergunta. :)))

Como te disse por e-mail já não tenho os exemplares do J.O. onde penso que o Jaime Casimiro fala do assunto - ou terá sido uma reportagem que li no Correio da Manhã (?) sobre o estado de abandono do imóvel que servia para albergar marginais?

Continuo a tentar...

[]

I.

Anónimo disse...

Gostaria de saber quem foi a família Pedroso? Alguém sabe dizer-me quem foram?

PP

Clotilde Moreira disse...

Paula,
Este post é muito antigo.
Conheço um elemento que penso ser da Familia Pedroso que é membro dos corpos sociais do Sport Algés e Dafundo.
Se quizer, pode-me contactar através do e-mail do Oeiras Local e dar-me mais elementos da sua curiosidade.
Clotilde

Rui Teodósio disse...

pelas minhas investigações posso afirmar com clareza que, esses edificios faziam parte da antiga quinta da Carapuça em Algés, seriam provavelmente os edificios principais da quinta, no local conegui descobrir diversas placas da companhia de seguros Tagus com a data de 1840 que me levou a seguir essa pista, já confirmada, esses imoveis (assim como todos os outros que se encontram para abate na Av Bombeiros Voluntarios de Algés desde esse edificio até á rotunda que antigamente albergava a praça de Toiros de Algés)foram adquiridos pela C.M.Oeiras á companhia de seguros Tagus nos principios do sec XX, e cedidos mais tarde aos Bombeiros. Pode verificar-se por exemplo pela traça das varandas desses edifios que foram de construção identica e da mesma data e há ainda hoje alguns habitantes do beco da Carapuça que pagam renda á CMO desde á gerações, há alguns dados que me faltam confirmar e descobrir mas este edificio será tema de um artigo no meu blogue

Unknown disse...

Caro Rui Teodósio,

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe o seu comentário, cheio de dicas e informações importantes e úteis que eu desconhecia.
Nomeadamente a existência da referida Quinta da Carapuça - curioso nome. :)

Este post é muito antigo e eu já nem me lembrava dele.
Felizmente a Administradora fez-me chegar por email o seu comentário.

Mas também o email dela se perdeu nas centenas de mensagens que tenho em atraso, e só por um acaso o descobri, enquanto procura um outro. Felizmente !

Assim, cá estou então, não só para lhe agradecer, mas também para dizer que pretendo brevemente ir visitar o seu blogue, onde creio certamente encontrarei matérias interessantes.

Receba os meus melhores cumprimentos,

J A Baptista
p’la Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras