terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Betão de Luxo para Algés


Apesar do número de casa novas vazias, das pequenas casas abandonadas à espera de caírem, dos letreiros a dizer “vende”, a freguesia de Algés continua a ser invadida por betão, não havendo qualquer política de conservação e reabilitação obrigatórias.

Até a Quinta do Palácio Foz, ali na Rua Mestre de Avis, está à espera da aprovação neste semestre, para a construção e comercialização ocorrer até ao fim do ano. Este empreendimento – São José de Ribamar –“ é composto por 22 fracções das quais 12 correspondem a uma nova área a edificar e que se compõe por dois conjuntos de moradias em banda, todas elas com vista directa para o rio Tejo e com tipologias que variam entre o T4 e o T5 +1.“ O resto será dentro do convento do século XVI e na moradia do início do século passado. E não havia uma capela, o que lhe vão fazer?

A aprovação deste projecto será a morte e o abastardamento deste legado de séculos. Não haverá outra alternativa para revitalizar este palácio mantendo-o enquadrado na sua quinta e na sua história?

E como irão ser resolvidos os problemas de acesso e mobilidade na Rua João Chagas já saturada em muitas horas do dia?




Há mais informação em "São José de Ribamar"

[Texto publicado hoje em "Correio dos Leitores" do Jornal de Oeiras]

12 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Apesar de não retirar uma vírgula, sequer, ao seu artigo confesso que não me importaria mesmo nada de ser uma futura moradora. ;)

Clotilde Moreira disse...

Isabel,

Eu sei que é tentador, mas esta quinta não deveria conservar-se e ser aberta... Cheguei atrasada ao nós por cá mas o que ouvi sobre o Mosteiro de Alcobaça e a sua não (?)rentabilidade... sou pelas palavras dos convidados. Aliás a Junta da Freguesia não sabia de nada quando lhes perguntei na reunião pública de 12 último. Disseram que se iam informar.
Clotilde

Anónimo disse...

Caros amigos,

O Sr. Presidente da Câmara fez tanta questão em voltar à Autarquia, pois tinha de viabilizar muito mais betão,de luxo de preferência!
Vamos ver daqui a uns anos quem são os proprietários de algumas dessas vivendas!!!
Só depois de deixarem os seus actuais cargos,claro!!! Entretanto ficam no nome de algum familiar /amigo ou testa de ferro!!!
Aplica-se a políticos e também a dirigentes e técnicos dos serviços de urbanismo que propõem a aprovação!!!
Vejam no Correio da Manhã de hoje, o caso da Câmara Municipal de Braga!!!

Isabel Magalhães disse...

Eu vi no C.M a foto da 'casinha'. Faltou-me tempo para ler mais do que o resumo da notícia mas sou capaz de adivinhar a assinatura do Arquitecto que é muito bom e caro! :)

NB - Nada contra os arquitectos, antes pelo contrário! Sou é contra os projectos de 'mestres-de-obras' assinados por 'engenheiros técnicos' que dão depois aquelas 'maisons com fenêtres' e apartamentos sobre vacarias que tanto contribuem para 'embelezar' o nosso Portugal.

AFS disse...

Por muito que concorde com a Clotilde (e se concordo!), por outro lado por vezes penso se seria viável tornar todo o património edificado público.

Algés, apesar de tudo, não está mal servida, com o Palácio Anjos e o Palácio Ribamar a servirem como espaços culturais (esses, pela sua centralidade na freguesia, de indiscutível utilidade pública).

Espero não ser mal interpretado...

Anónimo disse...

Parece que há uma bondade perversa nisto dos hotéis de charme e contrapartidas tais. Se não se urbaniza ou se lhe dá outra utilização não há como manter de pé casas, palacios, castelos e mosteiros...dizem. A memória vai-se esboroando em alterações tipo tira-lhe o miolo e deixa a fachada. Enfim... Mas não estou convencido.

Anónimo disse...

Clotilde há cerca de 3 anos entrei na quinta e vasculhei um pouco por lá.
Era minha intenção visitar a capela, mas não encontrei ninguém que a abrisse.
Aquela quinta tem esculturas lindíssimas nos jardins. Um Casario lindo. Árvores tão bonitas!
Logo na altura fiquei a saber que uma construtora ia deitar mãos à obra, isto é ao betão...
Fiquei triste. Muito triste.
Será que Portugal é um País determinado a não guardar património nem história?????

Anónimo disse...

Diz que vão encastrar apartamentos pela encosta abaixo.

Isabel Magalhães disse...

'Diz-se' muita coisa!

Quando vedaram a Mata do Jamor também havia aqui em Linda-a-Velha quem afirmasse 'com convicção' - e divulgasse a notícia - que era para lá construir 'condomínios de luxo'!

Na encosta sob o Palacete da foto deve ser difícil edificar apartamentos. Quem conhece a zona sabe que no sopé do paredão está o passeio e a linha do eléctrico.

antonio manuel bento disse...

A serem verdade todos estes factos aqui trazidos à luz do dia pela Senhora Dona Clotilde, julgo que lucidamente será altura de, e mais uma vez, os oeirenses mostrarem a "fibra" de que são feitos!
Não nos devemos esquecer das vitórias recentes alcançadas por grupos de cidadãos, dos quais me orgulho de ter feito parte e dos resultados alcançados: A Cidade Judiciária não foi para Caxias, nem o Corte Inglês para a Quinta do Marquês. O Oeiras Local é um veiculo importante nesta luta e à qual desde já me solidarizo e voluntario para acções concertadas para pôr cobro a mais esta pouca vergonha!

António Manuel Bento

AFS disse...

Se fosse nessa encosta, o "betão de luxo" teria vista para... a linha do eléctrico (que já não passa, mas sonhemos); a marginal; a linha do comboio; e a sede da APL. Que luxo, não é para todos ;)

Anónimo disse...

Concordo com o artigo do Jornal de Oeiras e entendo as muitas palavras dos comentários. Claro que nem tudo pode ser público isto é: do Estado, Autarquias... Mas betão isto é casas para morar? como se sabe com tanta casa vazia? E os "nobres" antigos donos onde param? Não terão família para aqui voltarem? Ou tudo gira à volta de fazer fortuna?
Maria da Graça Torres