terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A PRAIA DE PAÇO DE ARCOS


O acesso pedonal à nova praia de Paço de Arcos que no inicio dos anos 40 se transferiu de frente do Jardim para novo areal mais para poente, depois de doca, em frente ao arvoredo do quartel, era feito pelo atravessamento da então recente Marginal mesmo a seguir à doca.

Com o aumento do trânsito e da falta de segurança de tal procedimento, foi feita – pelo início dos anos sessenta - uma passagem para peões, subterrânea, aproveitando-se um túnel que ligava a doca ao quartel. Desníveis e acessos novos foram nascendo nestes últimos quarenta anos, e estão quase a inaugurar mais uma fase do Passeio Marítimo.

Porém e apesar do aumento do número de pessoas que procuram esta praia utilizando o automóvel, parece que nunca foi equacionado a construção de um parque de estacionamento. Assim as viaturas vão inundando, de maneira muito perigosa, o túnel rodoviário junto à Escola Náutica, estacionando em cima dos passeios e no separador central tornando muito perigosa a circulação naquela zona, principalmente nos meses de verão.

Eu sei que a construção do chamado Bairro “J. Pimenta” é anterior ao 25 de Abril, que assentou em muitos erros o que torna difícil a sua completa correcção mas, ao fim de tanta propaganda sobre Oeiras ser um Município com gestão inovadora, ainda não se vislumbra solução para este assunto. Para quando a resolução deste problema?
Maria Clotilde Moreira / Algés
(Artigo publicado no Correio dos Leitores do Jornal de Oeiras desta data)

10 comentários:

Anónimo disse...

Clotilde a presidente. JÁ!

Anónimo disse...

É de mulheres comá Clotilde ca gente presisa. Rebenta com eles

Isabel Magalhães disse...

Sem qualquer sombra de ironia, pelo menos da minha parte, a Sra D Clotilde Moreira é um digno exemplo de cidadania.

Precisamos de mais Senhoras assim.

Anónimo disse...

Concordo com a Isabel...até porque esta SENHORA dá a cara, não se esconde no anonimato. Conheci a Clotilde à cerca de cinco anos em intervenções que faz em sessões públicas da Câmara. Aborda desde as questões mais semples , mas importantes para as pessoas, a questões como esta do post que traduzem um problema real não resolvido, mas evidente para quem tem necessidade de ir à praia ou ali passar em alturas de veraneio. Quanto ao J. Pimenta...porque não um programa POLIS que requalificasse aquela aberração.

Anónimo disse...

«presisa»

Bem diz o Viegas que neste blog se escreve muito mal.

Anónimo disse...

Tem muita razão.
Mas a solução não passará por multar quem estaciona mal as viaturas por todo o lado em prejuizo dos que se deslocam a pé?
Então, quem vem de comboio, não ter+a que andar muito mais de quem estaciona junto da area urbana de paço de Arcos?
O "carro" não pode ter prioridade sobre o peão.
Afinal, critica-se, mas não se diz onde pode ser construido o estacionamento.
Falar, por falar. Não está bem. Venham soluções.

Anónimo disse...

Eu acho que podia talvez ser subterrâneo debaixo da área envolvente da Escola Náutica.
Gigi

Tiazoca de Oeiras disse...

Clotilde :

Continue a exercer a sua cidadania , que Portugal precisa de pessoas assim.
Ocas ocas de beijocas

Anónimo disse...

Assino por baixo de quem enalteceu aqui as qualidades de cidadã atenta e interventiva da nossa amiga Clotilde. Também concordo quando dizem que á das que diz e dá a cara. Um abraço amigo para ela e votos para que nunca perca a sua genica.

Anónimo disse...

Proponho que vão a casa de cada um dos banhistas com um taxi, para que estes não levem os carros para a "praia" e se faça um Satu da estação dos combóios até à borda de água.
Construir um estacionamento subterrâneo na escola Náutica? Que disse isso, não sabe minimamente o custo de um tal estacionamento - nessa zona não há areia da praia, há pedra com fatura....