quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Boca do Inferno





Crónica de Ricardo Araújo Pereira

Visão – 12 de Fevereiro de 2009





O MAIOR PARTIDO DA OPOSIÇÃO A SI MESMO

Parece evidente a razão pela qual o PSD não consegue agradar aos portugueses: o PSD tem dificuldade em agradar aos militantes do PSD

Se José Sócrates tivesse tanto talento para elevar os índices de crescimento do País como tem para fazer crescer o PS nas sondagens, Portugal era a Noruega. Por outro lado, mesmo com o País mergulhado na crise e o Governo atolado em escândalos, as sondagens continuam a ser antipáticas para o PSD. É possível que os cidadãos estejam descontentes com o Governo, mas uma vez que a orientação política deste PS é tão semelhante à do PSD, talvez os eleitores fiquem na dúvida sobre quem devem penalizar. Creio, aliás, que a grande divergência entre o PSD e o Governo não é política. Aquilo que os sociais-democratas não perdoam é isto: o que José Sócrates fez ao País não se compara com o que fez ao PSD.
Tirando Sócrates, há dois ou três factores que podem explicar o divórcio entre o povo e o PSD. O primeiro é que, para o PSD, não existe povo. Manuela Ferreira Leite não diz a palavra «povo». A presidente do PSD dirige-se sempre às «populações». Talvez as populações votem no PSD, mas o povo não parece especialmente interessado em fazê-lo. E, enquanto Portugal tiver mais povo do que populações, isso pode constituir um problema grave.
Em segundo lugar, parece evidente a razão pela qual o PSD não consegue agradar aos portugueses: o PSD tem dificuldade em agradar aos militantes do PSD. Manuela Ferreira Leite não satisfaz os críticos, mas isso é habitual: enquanto um líder partidário não está no poder, aqueles que se lhe opõem no seio do próprio partido abominam todas as suas opções. Só quando o líder forma Governo é que os críticos começam paulatinamente a descobrir fortes pontos de convergência nos quais nunca tinham reparado. Não surpreende, por isso, que, por enquanto, Passos Coelho e Luís Filipe Menezes discordem das sistematicamente opções de Manuela Ferreira Leite, incluindo da opção de dizer «Bom dia». Mais surpreendente é que sejam os próprios apoiantes de Ferreira Leite a discordar dela. Marcelo acha que a presidente prejudica o partido e está a levá-lo para o abismo, e Pacheco Pereira deplora a escolha de Santana Lopes para a Câmara de Lisboa, embora seja certo que Pacheco Pereira deplora quase tudo o que se passa em todo o lado.
Em todo o caso, é particularmente irónico que os sociais-democratas vivam tempos tão difíceis precisamente na altura em que se encontra na política activa aquele que é, porventura, o mais bem sucedido político de sempre do PSD. Só é pena que ele seja secretário-geral do PS.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não há palavras.

Ganda Ricardo!

AFS disse...

Ainda está para chegar o dia em que o RAP não escreva uma crónica brilhante :)

Tiazoca de Oeiras disse...

Genial como sempre . Brilhantemente descrito o Bloco Central, com remate de mestre:
"É particularmente irónico que os sociais-democratas vivam tempos tão difíceis precisamente na altura em que se encontra na política activa aquele que é, porventura, o mais bem sucedido político de sempre do PSD. Só é pena que ele seja secretário-geral do PS" LOL

Isabel Magalhães disse...

O PS vem a ser assim uma espécie de "Atracção Fatal".

Como há maridos que enganam a amante com a mulher, o Mário Soares também traiu a Juventude Comunista e os camaradas comunistas para ficar com a “amante” PS e também ele “meteu o socialismo na gaveta”.

O Ricardo Araújo Pereira é um óptimo humorista, - razão de lhe publicar as crónicas - mas o fio condutor não deixa lugar a dúvidas; é consentâneo com a opção política que lhe conhecemos.

Anónimo disse...

Honra lhe seja feita. Tenho cá para mim que não vai fazer como a Zita ou o Pina que se albergaram no "albergue espanhol" que são o o PSD e o PS hoje em dia