terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Está bem... façamos de conta

JORNAL DE NOTÍCIAS







Está bem... façamos de conta

Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.


Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.

18 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Há muitos anos que andamos a 'fazer de conta' que Portugal é um país enquanto alguns Senhores 'muito importantes' fazem de conta que governam.

Unknown disse...

Já conhecia o texto do Mário Crespo...partidarismos à parte, consegue ser incisivo e assertivo nas críticas...è mau demais tudo o que está a acontecer em Portugal. Não podemos continuar a fazer de conta...Temos que fazer as contas com o regime! e rapidamente!

Anónimo disse...

Comparar Portugal com regimes ditatoriais como o de Mugabe ou o de Eduardo dos Santos é coisa de quem não sabe minimamente do que está a falar, e de quem não faz a minima ideia do que foi VIVER numa ditadura, isto é, de quem não sofreu na pele as privações destes regimes.
Este jornalista é de facto alguém que não sabe minimamente do que está a falar, é alguém que mistura e confunde realidades que nada têm haver uma com a outra.
Recordo-me de quando foi o 11 de Setembro e uma cidadã portuguesa estava supostamente entre as vitimas do atentado numa das torres. Este jornalista veio a todas as televisões dizer que a conhecia e que estava chocado com a sua morte, que se tinham cruzado inumeras vezes, que falavam bastante e fez-lhe logo ali em directo o obituário... a senhora afinal nem tinha morrido e mostrou-se chocada com as afirmações deste jornalista, que nem sequer conhecia!
O Mário Crespo é um jornalista com uma voz agradável e que inspira confiança, mas de resto é um mau jornalista.

Pedro

Isabel Magalhães disse...

"O Mário Crespo (...) é um mau jornalista."


E o anónimo Pedro como "bom socialista" que parece ser fez-lhe logo aqui a avaliação bem ao estilo dos que usam "palas" que lhes tolhe a objectividade.

Anónimo disse...

«Façamos de conta que Mário Crespo não disse recentemente em entrevista que iria provavelmente votar Sócrates nas próximas legislativas.»

Anónimo disse...

As calinadas jornalísticas de Mário Crespo só têm paralelo com as de Gabriel Alves nos seus relatos futebolísticos na RTP.

Anónimo disse...

Sócrates está a destruir o que resta de Portugal. Está a ser um autêntico desastre.

Anónimo disse...

Ena, ena! Tanta dor de cotovelo. O Mário Crespo escreve lindamente e sabe prender o interesse dos leitores.

Quanto aos que criticam, críticas bem fundamentadas é que parece não haver.

Tiazoca de Oeiras disse...

Mário Crespo revela-se um jornalista que não tem medo de no exercício da sua profissão, colocar as questões que o ouvinte/leitor deseja ver respondidas. Mais, expressa a sua opinião livremente, o que nestes tempos de "medos" revela a coragem e independência.
Nem sempre como leitora, concordo com as opiniões dele, mas isso não o desprestigia a meus olhos. Faz parte da democracia.
Este artigo em particular é um exercício perfeito de ironia, e esta é extremamente eficaz para descodificar comportamentos.
Incomoda só a quem não aprecia a ironia nem a inteligência.

Anónimo disse...

Há muito tempo que poraqui não passava, mas, o Blog já aceita críticas que possam ir contra a sua "linha" editorial. Reconheceram que a Censura nos dioas de hoje não tem lógica.
Sobre Mário Crespo, apenas para dizer que é a Voz do Dono, por ter passado uns anos nos EUA pretende imitar muito mal, porque não tem perfil e nível profissional para tal, o "jornalismo americano"
A entrevista a Sócrates, foi uma cabal demosntração de que é pago para fazer o que lhe mandam e toda a gente viu como ficava irritado quando, por sistema pretendia interomper Socrates para que, com as suas considerações, muito menos que perguntas, ele lhe respondia em Bom Português.
Com o devido respeito por todos, cada uma come do que gosta e como de cores e de gostos, não se deve discutiur mas aceitar, eu, não gosto mesmo nada dele ( já do tempo dos EUA na RTP)
SLBento

Anónimo disse...

A censura só acabou para alguns...

Tiazoca de Oeiras disse...

Sr. SLB

Desculpará, mas mais uma vez, a sua análise não prima pelo rigor. Censura - é a restrição da livre manifestação do pensamento quando se considera que tal pode ameaçar a ordem pública vigente.

Ora, aquilo que o OL limita, mas não censura, é a inadequação de comentários nomeadamente o recurso a ataques pessoais ou insultos, deslocados do assunto em análise, por incapacidade de construir um raciocínio, mais ou menos elaborado, que expresse uma opinião .

Mais, se estivesse atento, perceberia que os colaboradores residentes do blog nem todos se enquadram na mesma área politico-partidaria, o que é revelador de liberdade e nunca de censura.

Se continuar a insistir, quem sabe, um destes dias de chuva em que a paciência nos assola ao espírito,se faça um post com as barbaridades expressas (algumas ainda constantes da caixas de comentários), e aí , com um desenho a ajudar ao raciocínio, talvez perceba o que há muito tempo andamos a referir.

Como vê, este seu comentário pese embora pessoalmente não concorde com ele, está publicado.

E já agora, deixe-me que lhe diga :

Ainda bem que reconhece essa sua "veia", que lhe é tão característica, em não acatar ordens, por exemplo, daqueles que lhe pagam o vencimento.

Mas,concordará comigo que é melhor dizer, a dificuldade que manifesta em acatar regras socialmente aceites de comportamento no caso de um blog.

E a afirmação que produz é reveladora e vou citá-lo "A entrevista a Sócrates, foi uma cabal demosntração de que é pago para fazer o que lhe mandam e toda a gente viu como ficava irritado quando, por sistema pretendia interomper Socrates para que, com as suas considerações, muito menos que perguntas, ele lhe respondia em Bom Português."

Veja lá se é capaz definir o que é uma "resposta em bom português" e "menos que perguntas", porque tanto quanto todos observamos o sr. Sousa exprimir-se em bom português sempre teve muita dificuldade (prefere o Inglês Técnico),e responder a perguntas não lhe está no seu código genético. Depois, parece-me que a última entrevista com o sr. Sousa na SIC não foi feita pelo Mário Crespo. Não haverá por essas bandas, mais uma vez, uma certa confusão? Pois....

Mas, há quem se contente com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma .

Passar bem !

Anónimo disse...

Pronto...
Ouvem uma opinião que não gostam e toca a dar lições de moral...

Tiazoca de Oeiras disse...

Ainda bem que o Anónimo não é o sr. SLB que só passa de tempos a tempos no blog

Anónimo disse...

... só passa de tempos a tempos para não aumentar o nº de visitantes.

Anónimo disse...

A administração do Blog usa uma linguagem falaciosa tentando contornar a verdade quando os comentários não são coincidentes com a sua linha de orientação editorial. Escreve, escreve, uma "saladinha" de palavras e conceitos muito sofisticados, mas no fim, não consegue sair do mesmo sitio. Como quem tem uma perna coxa e se perde na floresta e não consegue caminhar em frente e volta por sistema, sempre ao mesmo local.
Folgo pela razão de alguns comentários do "contras" já serem publicados. Nem sempre assim aconteceu.
SLBento

Tiazoca de Oeiras disse...

Está bem ....façamos de conta que o sr. SLB sabe o que é uma linha editorial ; façamos de conta que as suas metáforas são elegantes; façamos de conta que tem capacidade analitica e é sempre objectivo ; façamos de conta que é inteligente ... Façamos de conta até que não tem passado como comentador no blog e que é a primeira vez que aqui comenta . Pois, façamos de conta ...
mas não consigo deixar de pensar que ele ainda vai tropeçar nas botas ortopédicas e cair da cadeira .

Isabel Magalhães disse...

'Tiazoca';

Pois... façamos de conta que ele entende porque razão se lhe publica algumas das 'pérolas' a que pomposamente chama 'comentários'.