sábado, 7 de fevereiro de 2009

eles 'andem' aí...

.
... e a julgar pelo grafismo do signo visual que inventaram, vêm com a intenção de nos enrolar...

clique para ampliar

.

16 comentários:

Anónimo disse...

Onde estão os outros? Não faltarão paginas?

Unknown disse...

.

Caro anónimo,

Não dei por faltarem páginas. É apenas um comum desdobrável, um tríptico, feito numa folha só.

Falta alguém?

Não faço ideia, mas em caso afirmativo julgo que certamente não demorará a dar à 'costa'... :)

.

AFS disse...

Oeiras Global?

Parece-me uma provocação ao Oeiras Local...

Tiazoca de Oeiras disse...

HUM! Muito interessante!

Estão a preparar uma candidatura em força, com os mesmos, que estão sempre disponíveis, como a srª deputada Maria de Belém e Rosário Carneiro.
E numa ideia muito "original", resolvem fazer os estado gerais do PS em Oeiras.

É assim mais uma homilia socrática !

Anónimo disse...

Baralham e voltam a dar.

João Viegas disse...

Por João Viegas (jcviegas@gmail.com)

Oeiras Global é uma Associação Cívica, cujo principal objectivo é o diálogo com toda a sociedade oeirense para a construção de soluções para melhorar o concelho.
Está a aberta a todos.
Deixarei abaixo o discurso proferido pelo Presidente aquando da cerimónia de lançamento da Associação:

[...]Este é o dia “D” da Associação Cívica Oeiras Global, cujo objectivo primeiro é colocar na ordem do dia a discussão de ideias e projectos que visem tornar Oeiras um Concelho mais próspero, mais solidário, com ainda melhores condições para os que cá habitam, investem e trabalham, para no fundo alcançar o HUMANISMO, A PARTICIPAÇÃO E A CIDADANIA.

João Viegas disse...

(continuação)
A OEIRAS GLOBAL tem como princípio inegociável a discussão das ideias.
Fervilhando muito para além dos círculos de poder institucionais, dos partidos e demais organizações, incluídas no espectro político concelhio, com a maior abrangência possível abraçar e ser abraçado pela sociedade civil.
Sabemos que este repto é novo para Oeiras, e estamos convictos de que a sua prossecução é, cada vez mais, uma prioridade face à exigência dos tempos que correm. Quando acreditamos numa ideia, tudo devemos fazer para que a sua execução seja uma realidade tangível.
Nós todos, enquanto equipa, acreditamos ser possível que a plenitude da Sociedade Civil possa vir, com empenho e dedicação, a discutir os enormes problemas que assolam a sociedade contemporânea. Assim, todos sentiremos que pertencemos, que o nosso contributo é válido, afinal será de uma importância crucial para o nosso destino e para o futuro dos nossos filhos.

João Viegas disse...

(continuação II)
A reflexão estratégica de Oeiras, não se pode confinar a pensamentos de uma Oeiras isolada das gentes que nos rodeiam, logo dos concelhos vizinhos, nem tão pouco do todo da nação a que pertencemos, logo de Portugal, nem dos problemas globais que afligem o planeta, logo de uma complementaridade da estruturação da sociedade global – pensar global agir local, sentindo, sempre em primeiro lugar, as pessoas.
Oeiras não é um Oásis! Oeiras não pode viver como uma cidade fortaleza. Esta visão é o fruto de ideias retrógradas. Apenas servem para tirarmos ilações sobre os caminhos que não devemos percorrer.
A OEIRAS GLOBAL decorre de uma postura específica, que é o nosso principal fluído, a HUMILDADE. A Humildade de saber ver para além do nosso próprio umbigo, a humildade de saber ouvir e sentir o pulsar dos que nos rodeiam.

João Viegas disse...

(cont.)
Está escrito e descrito que os tempos do despotismo iluminado, e do cesarismo plebiscitário, cristalizados no princípio de que um ser superior Omnipotente e Omnisciente, verteria a sua sabedoria e comandaria os destinos da sociedade, estão, felizmente, ultrapassados e fazem apenas parte dum estágio primitivo da história e da evolução da sociedade.
Não! Não queremos regredir! Queremos progredir! Nesse sentido a humildade que nos une, obriga-nos a abrir e a entregar esta Associação aos munícipes e demais forças vivas, para que todos, em conjunto e sem quaisquer hierarquias de opinião, possamos auscultar-nos mutuamente, partilhando os nossos anseios e preocupações e perscrutando soluções para a resolução dos nossos problemas quotidianos – encontrando as estratégias do futuro.Ao longo do primeiro semestre de 2009, vamos realizar um conjunto diversificado de iniciativas que configurarão os alicerces de uma nova estratégia para o Concelho de Oeiras.

João Viegas disse...

(cont)
O projecto Oeiras Global é o rascunho do futuro de Oeiras.
Ninguém pode realizar tão bem um sonho e fazê-lo seu, como quando o apreende de um outro, em vez de o inventar sozinho. Há três maneiras de se estar e contribuir para o Oeiras Global: por convicções políticas ou partidárias; pela cidadania do julgamento dinâmico de mulheres e homens livres; e pelos impulsos do coração de quem queira criar o sonho duma cidade melhor.
Todas estas maneiras são honrosas e profícuas; elas estão em relação de alteridade e interdependência; sofrem de inspiração umas das outras.
Pois nada é completamente necessário, senão na medida em que depende duma outra realidade. Neste sentido, o Projecto Oeiras Global é uma provocação a todas as mulheres e homens livres que não se resignam nem se acomodam com a vida, que refutam o tédio por ser a asma da alma – o tédio vence-se com ambição e acção.

João Viegas disse...

A ambição é o maior estímulo humano. Por isso, é com ambição que edificamos o sonho da criação duma Oeiras Global, de todos e para todos! A finalidade da ambição é como o horizonte: recua à medida que se avança.
O valor do ser humano é apenas tão elevado como o valor das suas ambições. O difícil não é subir, mas antes ao subir, continuarmos a ser quem somos – livres! A partir de um certo ponto, não há retorno. Hoje marcamos precisamente esse ponto – o início da criação do sonho da cidade melhor, mais justa, mais livre, mais solidária e com mais qualidade de vida
– Oeiras Global é a criação do sonho da cidade: competitiva, social, sustentável, saudável, segura e criativa.
E para cada uma destas dimensões realizaremos reflexões e debates biunívocos, sempre abertos, sempre plurais, sempre democráticos – sempre livres!

João Viegas disse...

E nós queremos vencer com todos, queremos resgatar o futuro num projecto feito com todos e para todos.
Estamos certos que com a vossa colaboração,
Com um efeito multiplicador da mensagem que aqui hoje soltamos
Com a vossa coragem de afirmar a liberdade
Com a vossa vontade de criar o futuro
Criaremos o sonho da cidade melhor – o rascunho do futuro de Oeiras.
VAMOS PARTICIPAR! VAMOS PROJECTAR O NOSSO FUTURO!
VIVA A LIBERDADE! VIVA A DEMOCRACIA! VIVA OEIRAS!
Carlos Oliveira

Anónimo disse...

Será que o Sr. Carlos Oliveira vai ser o candidato do PS a Oeiras?

meninaidalina disse...

Bem dizia a Tiazoca que era uma homilia socrática . Espremido não dá nada. Mas, tão lindo ... tão cheio de boas intenções .... tão bem escrito .
Aleluia irmãos.

NB: Cá para mim este não é um projecto em rascunho ... é uma borrão ... uma nódoa . Saíra com benzina (como diria o Eça) .

Anónimo disse...

Depende da «sombra» que o C.O. possa fazer ao Tino.

ososilva disse...

Estes cavalheiros não têm vergonha na cara.