terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Propaganda, Futebol e Demagogia



Abriu a época das inaugurações, e apesar de Isaltino Morais estar reduzido ao silêncio por mor do início do julgamento em Tribunal, nada obsta a uma inauguraçãozita .
Dia 26 de Fevereiro começa a época, com o novo Estádio Municipal de Oeiras, obra estimada em cerca de 4 milhões de euros, acrescidos de IVA.
Como eu sei destas coisas? Simples! A máquina de propaganda está a funcionar e depositam na Caixa do Correio o folheto, feito no melhor papel, para que nada falte ao munícipe. Sem tirar nem pôr!

Mas, para além do papel, a propaganda é sempre realizada com as obras a inaugurar, as que estão em curso, mais as que ainda estão em fase de projecto e as outras em fase de utopia saloia e demagógica. Esperam sempre que o munícipe se anime e entusiasme tanto quanto eles.

Pois, não fora o munícipe ser ferveroso adepto da bola e desejar dar um pontapé sem ter como, informa dos novos equipamentos desportivos, embora os gastos sejam estimados, que isto de rigor não é com eles . São mais 4 - quatro - 4 equipamentos em fase de projecto ou em execução, já para não falar no Parque Desportivo Prof. Carlos Queiroz, concluído e inaugurado, que custou 5,5 milhões de euros.





(carregue na foto para ampliar e verificar os custos estimado das obras)

Fazendo as contas, e recorrendo às verbas indicadas pela propaganda, os gastos da autarquia já vão em 20 milhões e 500 mil euros.

Mas, a propaganda não dispensa uma palavrinha de consolo com a foto e assinatura do edil.
Sabendo o apoio incondicional que qualquer munícipe (pensam eles) dá aos seus bravos heróis do futebol, o "Tininho de Oeiras" apela, embora indirectamente, a esse filho madeirense que é o melhor jogador do mundo, para justificar o investimento. Nesta mensagem subliminar, Oeiras também há-de ter o melhor jogador da bola do mundo e Isaltino será conhecido como o "Alberto João de Oeiras".

E com a lata de não ter vergonha, ainda afirma que, com estes equipamentos ajudam as crianças a serem jogadores, e "cidadãos, num lugar onde antes apenas estavam aglomerados de barracas, habitadas por pessoas sem presente nem futuro" (sic). Lá está! O futuro é o futebol! Quer ser cidadão ? Pois seja primeiro futebolista.

Ele até remata a mensagem a dizer que, e cito, "também com o desporto e com o futebol podemos mudar o mundo para melhor". Temos também verificado como o futebol ajuda a mudar o mundo. O Futebol, Fátima, Felgueiras e Fado. (onde é que eu já ouvi isto ?!)

Mais de vinte milhões de euros pode este autarca gastar sem pestanejar. "A Ordem é rica e os frades são poucos!"

É patético e ignominioso que no momento de recessão como o que se vive em Portugal, com o desemprego a alastrar assustadoramente, venha este senhor fazer demagogia com futebol e ainda se envaideça dos milhões gastos.

Vergonha é coisa que já não se usa em Portugal.

10 comentários:

Anónimo disse...

Mais Palavras para quê? Tiazoca vai mostrando a Verdade das coisas, mas eles (os que ficam encantados)não compreendem.

GiGi

Isabel Magalhães disse...

Mas que RICO concelho! Rico e rico!

E não poderiam baixar um bocadinho os impostos municipais? Fazer o que diz a Lei e abolir mesmo as taxas mascaradas dos alugueres dos contadores?
Olhar bem para as alcavalas da factura dos SMAS?

Uma pergunta, qual a localização do estádio de futebol de Algés?

Clotilde Moreira disse...

Isabel,

O de Algés é o UDRA. Já existe há muitos anos e parece-me que desde 1981 haveria um projecto para melhor o re-posicionar. Agora fizeram nova "sede" e dizem que, então, o vão modernizar. Fica mesmo nas minhas traseiras.

Clotilde

AFS disse...

Tiazoca, não seja maldosa, porque o nosso presidente é alguém que se preocupa com o bem-estar da sua população.

Para não sobrecarregar os munícipes, parte do dinheiro para estas obras virá directamente da Suiça, sendo estas custeadas pelo próprio que, oportunamente, chamará Complexo Desportivo Dr. Isaltino de Morais ali à serra de Carnaxide.

Portanto a demagogia é nossa, o senhor é um benemérito. Shame on us.

Anónimo disse...

A inauguração que vão fazer do estádio de Oeiras é uma obra lançada e adjudicada no mandato anterior. É uma vergonha ter demorado tantos anos a sua conclusão !!!
Fazes tanta falta ao desporto do Concelho o então Vereador Arnaldo Pereira!!
Enfim, mais um caso de que Oeiras mais à frente....foi uma miragem!!!

Anónimo disse...

Bom, se é uma obra lançada no mandato anterior . . .

ososilva disse...

Enquanto jogam futebol estão ocupados e não andam a fazer «outras coisas».

Anónimo disse...

Estava tudo prontinho do mandato anterior.

Tiazoca de Oeiras disse...

Eu adorava perceber a relvância de alguns comentários, especialmente aqueles que nos informam que estava tudo prontinho do mandato anterior, para os factos em apreço.

Desculpas incomodadas....

Anónimo disse...

Hoje na inauguração o Isaltino fez uma referência ao ex- Vereador Neno, afirmando que tinha sido ele a lançar esta obra.
Então quem é que lançou e adjudicou a obra ? Alguma vez o Isaltino falou verdade, no meio de só propanganda !!!