quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Prémios na Administração Fiscal


Li nos jornais que os funcionários da administração fiscal vão receber em 2009 um suplemento de remuneração entre os 30 e 42 por centro do vencimento por terem conseguido ? cumprir aquilo que eu pensava que fazia parte das suas funções. Cobrar dívidas em execução. Parece que é para estimular ? a produtividade… Defendendo que os ordenados devem estar de acordo com as dificuldades e responsabilidades das tarefas a desempenhar fico com dúvidas destes suplementos e ainda mais quando a CHEFIA diz que é para estimular. Eu como trabalhador sentir-me-ia mal…

Lembrei-me que há anos, na minha empresa fomos informados que determinados directores - por terem conseguido atingir mais de 75% dos seus objectivos - iam ter e tiveram uns prémios pecuniários. Nessa altura perguntei: então o ordenado não é para cumprir 100% dos objectivos e só se se ultrapassar é que deverá ser encarada a hipótese de prémio? Não me responderam. Então, como protesto pacífico, escrevi e afixei na vitrina dos Trabalhadores estas palavras:


O P R É M I O

Quem faz a estrada? o projectista
e a casa? o arquitecto
e a ponte? o engenheiro
Quem faz a fábrica? o patrão
e a empresa? o empresário
Quem manda? o presidente
Quem governa? o ministro
E estão sós? NÃO, mas pensam que sim.

QUEM tem calos nas mãos
E os ossos dobrados ao peso da picareta
E os olhos piscos da luz intensa
E as rugas das noites de vigília
E os pulmões cheios de pó
E os pés sangrando das grandes caminhadas
E a voz rouca do sol abrasador
E a chalaça cantante das lágrimas contidas
E a presença firme na hora do perigo
E o braço estendido
E a mão aberta
E o coração pronto
para os outros que com ele fizeram esta TERRA?

Então se aqueles não estão sós,
porque levam o prémio que também é destes?

M.

3 comentários:

Anónimo disse...

Felicito-a Clotilde

Não podia estar mais de acordo. De facto nesta como noutras funções não haverá o risco do efeito perverso? Há cerca de quatro anos fui multado pouco depois de sair de um parque de estacionamento da CMO, de onde vinha agastado, por não ter ainda colocado o cinto de segurança. Bem expliquei ao polícia que era a primeira vez que tal me acontecia. Enfim, cometi uma infracção e paguei...120 € duma penada. Pelos modos e inflexibilidade do agente quase que jurava que tinha comissão. Tal julgo que acontece de facto com as multas de trânsito. Francamente...o sentido do dever, o cumprimento do contrato são já pouco relevantes.

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Muito bem! Subscrevo tudinho!

Gostei do poema.

[]

I.

Anónimo disse...

ISTO É UMA VERGONHA. NÃO TRAVEM O SÓCRETINO NÃO E VÃO VER ONDE ISTO VAI PARAR.