sábado, 7 de fevereiro de 2009

Na minha estante

Desordem de Personalidade Antisocial é um desvio de personalidade cuja característica essencial é um padrão disseminado de desrespeito por, ou uma violação dos direitos de outros, que começa na infância ou início da adolescência e continua na idade adulta. É diagnosticada pela presença de pelo menos três dos seguintes comportamentos:
  • Incapacidade em se adaptar às normas sociais.
  • Dissimulação, utilizando mentiras repetidas, uso de pseudónimos ou enganar os outros para fins de lucro pessoal ou prazer.
  • Irritabilidade, agressividade e comportamento "briguento".
  • Irresponsabilidade e incapacidade de argumentar com ideias consistente e coerentes.
  • Ausência de remorso, indiferença e incapacidade de racionalizar quando o seu comportamento fere ou maltrata outras pessoas.
  • Embora possa parecer que as consequências das suas acções não os incomodam, ficam bastante desesperados relativamente a perdas ou relacionamento fracassados.
  • Vêem os seus problemas como uma incapacidade dos outros em aceitá-lo ou como formas de limitação à sua liberdade.
  • Propensão marcante para culpar os outros ou elaborar racionalizações plausíveis para o comportamento que os levou ao conflito com a sociedade.

Dedicado a todos os que fizeram da moderação de comentários um bem a preservar.

Bem Hajam!

11 comentários:

Anónimo disse...

A vossa mania de preseguição é má para o blog.

Clotilde Moreira disse...

Tiazoca,
Obrigada pelas explicações pois assim cimentamos aquilo que pensamos saber mas que, às vezes, face aos disparates que vemos até duvidamos. O problema é que quando falta educação - e penso que aqui falta muita educação - nem todas as explicações do mundo chegam para aceitarmos/desculparmos estas pessoas.

Clotilde

Unknown disse...

.

"... mania de perseguição..." (e não "preseguição")

Será...?!

Olhe que alguns dos meus blogs pessoais foram 'atacados' pelos mesmos personagens. Activei a moderação em todos eles - a única forma de me ver livre de importunos que só lá vão, como aqui, para achincalhar.

Se alguém tem 'taras e manias', devem ser os 'perseguidores'...

.

Unknown disse...

.

Cara Tiazoca,

Ainda não a parabenizei por este seu interessante e esclarecedor post.

O saber não ocupa lugar, e as informações aqui prestadas são bastante úteis, mesmo para quem não tenha ambição de ser 'psicólogo', como é o meu caso.

Contudo gosto de aprender, porque informações assim ajudam a compreender a sociedade e o indivíduo e as relações de alteridade.

Bem Haja!

bjs

.

Anónimo disse...

Isto deve ter que ver com o debate sobre a avaliação dos professores no blog. Como não gostaram de ouvir o "outro lado" trata de achincalhar quem pensa de maneira diferente.

SLBento

Anónimo disse...

Passei por aqui, como algumas vezes o faço, e deparo-me com este texto que para mim desprestigia o Oeiras Local. Acho que o Oeiras Local não se deve perder nem enredar por estes caminhos de insinuações, indirectas e mesmo ofensas. A razão de ser da moderação dos comentários tão pouco me interessa, mas entristece-me que um blog de qualidade e interesse enverede por um caminho que lhe amputa da sua essência original, aquela que me tem feito ler os textos com uma certa regularidade e continuar aqui a voltar.
Deste vosso leitor,
Tiago Dias

Anónimo disse...

SLBento,

Tanto quanto conheço deste blogue nunca vi ninguém achincalhar as opiniões diferentes. O que aplaudo é o cuidado em manterem correcção na linguagem e por isso todo este trabalho de moderação dos comentários.
José da Mota Carvalho

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Subscrevo na íntegra o seu comentário.

O blog mantém a moderação activada tal como milhentos outros.

Tiazoca de Oeiras disse...

Embora concorde que muitos comentários revelam uma falta de educação e civismo, essa lacuna não explica,por si só,certos comportamentos de "algumas personagens" têm de haver outras motivações.

Pese embora a opinião do sr. SLB e sr.Tiago Dias que, pelo comentários expressos revelaram que fizeram transferências, ou melhor como o nosso povo "enfiaram a carapuça", o texto limita-se a fazer a identificação dos comportamentos que diagnosticam um distúrbio de personalidade, que todos nós conhecemos como Sociopatia ou Desordem de Personalidade Antisocial.

Como lidar com eles no caso de um blog só através da moderação de comentários. Mas, tal como se refere no texto, esta será entendida como uma forma de limitação à sua liberdade e ficam desesperados relativamente à impossibilidade de produzirem comentários publicados (é uma perda) porém, dificilmente conseguem perceber que foi o seu comportamento que levou a essa decisão.

Neste contexto, a indiferença e a moderação de comentários é a melhor forma de lidar com estes sujeitos.

Isabel Magalhães disse...

Tiazoca;

O meu grande, enorme aplauso!

Moderação, indiferença e... de vez em quando, umas de 'luva branca' para uns quantos 'anónimos' que se não são 'naïfs' são pretensiosos. Ou 'esquecidos'. Esquecem-se de contar com a inteligência dos outros. Enfim... 'feitios'!

Anónimo disse...

[8 de Fevereiro de 2009 13:29]


Só uma cabeça como a do senhor anónimo SLB poderia produzir uma tão brilhante declaração. Fiquei verdadeiramente em êxtase.

Continue!