terça-feira, 3 de junho de 2008

FUI AO TAGUS PARK DE CAMIONETA

Hoje fui ao Tagus Park de transportes públicos. Fui de Algés de comboio até Oeiras e aí, apanhei a camioneta 112 e regressei da mesma maneira.
A OEINERGE organizou, com a RENAE e a C.M.O. o 4º encontro das Agências de Energia conforme o Oeiras Local informou em devido tempo.

A viagem é muito agradável e tomamos contacto com o nosso Município. Fiquei descansada pois ainda há muito terreno livre e, em tempo de crise, há sítio para plantarmos umas batatas. Mas da camioneta vislumbra-se muita construção a emergir até onde a vista chega. São “bairros” com prédios alinhados como irmãos gémeos, muitas casas por habitar, aqui e ali um vaso na varanda.

E também aglomerados a caírem com ar de terem sido restos de quintas, restos rurais de épocas não muito longínquas.
E, as paragens dos transportes sem qualquer identificação (só a CMO abriga-o) não sabemos se já estamos em Porto Salvo ou em Leião, se já passámos Carnaxide, se será Leceia. Mas porque é que o nosso Município não afixa nas paragens o nome da terra / localidade a que respeita e a designação local da paragem? Assim, sabíamos por onde íamos e ligávamos o que vemos à terra por onde passamos.

Já bati tanto nesta tecla, que qualquer dia o Município deve mandar-me internar. Já agora o bilhete é caro para menos de meia hora de passeio: 2,60 euros cada viagem. Foi um dia diferente que em termos antigos custou mais de mil escudos. É pena, pois se fosse mais barato iria passear mais. Lembrei-me agora: vou ver quanto custa o Combus para passeios pelo meu Município.
Maria Clotilde Moreira / Algés

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

"o bilhete é caro" e nós ganhamos pouco.

:)

Unknown disse...

.

Cara Clotilde,

São muitas as questões que aborda e que exigiriam um comentário demasiado longo.
Vou tentar ser sucinto e limitar-me ao essencial.

... de Algés de comboio até Oeiras e aí, apanhei a camioneta 112...

Segundo a C.M.O., a 2.ª fase do SATUO irá do Oeiras Parque até ao Tagus Park. Não se sabe é quando...
Como a linha começa na estação de Paço de Arcos, depois pode sair no comboio em Paço de Arcos, apanhar o SATUO e 'passear' até ao Tagus, contemplando as urbanizações pelo meio das quais este passa.
Até pode ser que pelo caminho alguém venha à janela oferecer-lhe um café ou um chá de tão perto que delas passa... :)

... ainda há muito terreno livre e, em tempo de crise, há sítio para plantarmos umas batatas...

Esqueça!
Todos esses terrenos são para urbanizar e julgo que muitos têm já planos de urbanização. Os construtores não andam a dormir...

... as paragens dos transportes...

Paragens e preços, para não falar dos horários.
O serviço de transportes públicos (privados) no nosso concelho é uma lástima a todos os níveis.
Os preços são elevados, as camionetas, muitas, de péssima qualidade (compradas em 2.ª mão aos alemães, p.ex.), as carreiras são escassas e os horários não cumpridos, etc.

Muito fica por dizer.

Cumprimentos

.

Anónimo disse...

José António
Obrigada pelos seus esclarecimentos. O Presidente Isaltino falou, no 4º Encontro, que o SATU irá lá,só não disse se irão dar café ou chá.

Quanto a terreno livre desculpe mas tenho ainda esperanças de haver uma leira para as batatas. Não me mate a esperança.

Quanto à identificação das paragens vou continuar a "XATEAR". Em Linda-a-Velha já há um pequeno aproveitamento das paragens para informação.

E por fim: se cada vez mais mostrassemos o nosso desejo de melhores transportes públicos poderá que a empresa tenha alguma vergonha e os melhores.

Haja esperança.
Um abraço
Clotilde