quarta-feira, 18 de junho de 2008

COISAS DE ALGÉS - IX

Beco sem saída com nome de um actor
18 Junho 2008

Vereadora da C. M. O. ,
Senhora D. Elisabete Oliveira

Como a Senhora D. Elisabete sabe entendo que é de boa educação e elegância que a atribuição de topónimos a espaços públicos para recordar pessoas que são queridas ou importantes para nós e para a nossa Terra tenham um mínimo de dignidade.
Por isso dirigi, em 5 de Março, uma carta/apelo ao Senhor Presidente que, segundo informação da CMO terá sido remetida para a Senhora Vereadora. Como não obtive nenhuma resposta insisti em 12 de Maio, mas também da Divisão de Atendimento e Apoio Administrativo nada.
E, entretanto, vieram colocar um placa de azulejos suportada por um pequeno “marquinho” com o nome do Senhor Camacho Costa que tem sido motivo de espanto por chamarem rua a um beco fedorento e ainda por cima darem nome de uma pessoa.
A Senhora D. Elisabete já viu o tal arruamento? Quando vieram inaugurar o parque de estacionamento em 25 de Abril podiam ter tomado contacto e corrigido isto que, no mínimo é um disparate, pois trata-se de um beco sem saída, uma largueza para circular caixotes de lixo e pouco mais.
Com os votos que o bom gosto e o bom senso voltem aos que decidem estas coisas e encontrem coragem para corrigir estas faltas de atenção, apresento os meus cumprimentos,
Maria Clotilde Moreira

8 comentários:

Anónimo disse...

Clotilde,

O concelho de Oeiras, possui na sua história, dezenas para não dizer centenas de cidadãos de bem, a quem deveriam ser atribuidos reconhecimentos, pela sua obra de cidadãos.

Mas como somos colonizados, por veradores e políticos de meia tigela, que nada sabem da nossa terra, das nossas gentes e da nossa cultura, passam a vida a dar nomes nas nossas terras e ruas, a estranhos que nada dizem ao concelho e ao povo oeirense.

Isabel Lopes

Anónimo disse...

Isabel Lopes:
Concordo que nos deviamos preocupar em assinalar as memórias desta Terra. Mas,o que me espanta e reclamo é que chamam RUA a umas nesgas de espaço, traseiras, sem saídas e depois, sem cuidado nem respeito põem nomes de pessoas convencidos que as estão a homenagear. Venham cá ver que mostro dois exemplos mesmo da minha janela.
Falta elegância e educação a muita gente.
Clotilde

Anónimo disse...

Clotilde,

Isso é o desespero, de não ter para atribuir, como não há rua, há travessa, pátio, seja lá aquilo que seja e esteja.

Até pode ser uma sarjeta.

Carlos

Isabel Magalhães disse...

Amiga Clotilde;

Há aqui qualquer coisa que me 'ultrapassa'...
Com tanta urbanização nova, tantos arruamentos, - a 'Alta de Algés' é freguesia de Algés, não é? - que nomes deram a essas novas ruas? E não sobrou uma coisa mais digna para o Camacho Costa?
Quem trata de toponimia saberá que a tal rua é um beco sem saída? Terá ido ao local? Olhado, ao menos, para o mapa?
Que estranho!

I.

Unknown disse...

.

Na Medrosa, Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, existe uma R. José Viana da Mota.
Até aqui nada de especial. Vianna da Motta é um nome bem conhecido dos portugueses, até dos iletrados, como compositor e pianista, um dos grandes vultos da nossa cultura musical.
Está para a música, arrisco, quase como Camões está para a Poesia.
É natural que muitas terras queiram ter uma rua com o seu nome.

O que parece menos natural e talvez mesmo indecente é que o nome tenha sido atribuído a uma rua com uns míseros 45 metros de extensão e que NÃO TEM UM ÚNICO NÚMERO DE POLÍCIA !! (a)

Dum lado tem a empena lateral dum prédio cuja entrada é feita pela R. Dr. Manuel Fernandes Duarte, e do outro lado uma pequena área ajardinada na traseira dos prédios que 'abrem' para a Rua Teixeira de Pascoais... que, esta também, está 'entalada' entre os 5 prédios que serve e o alto muro do quartel.
A referida R. José Viana da Mota faz a ligação entre a Av. Infante D. Henrique e a R. Dr. Manuel Fernandes Duarte.


Desconheço os critérios que presidem à atribuição de nomes a arruamentos.
Presumo que tal seja feito sob proposta - de quem e com que fundamentação ? - e aprovado em assembleia municipal.
Julgo que esta matéria é tratada com enorme falta de rigor e por processos meramente burocráticos, o que dá origem a situações absurdas e caricatas.


Se quiser saber mais sobre Viana da Motta (1868-1948) clique AQUI e AQUI.

n.b.: A Rua José Viana da Mota não está referenciada no Google Earth. As outras mencionadas acima estão todas.

(a) Para quem possa não estar familiarizado, o "número de polícia" é o número da porta de entrada dum qualquer espaço do qual a rua faça serventia e acesso, como é o caso dos números das portas dos nossos prédios. A sua ausência significa que ninguém ali habita.

.

Anónimo disse...

Isto não interessa nada, dar nomes a ruas não rende. À bandidagem só interessa o bet~~ao e as alcavalas

Anónimo disse...

Salvo raras excepções os cidadãos não têm preocupações dessa indole e não se dão ao trabalho de escrever à CMO. Andam ocupados a contar os dias que sobram até ao fim do mês.

Anónimo disse...

Eu já tinha concluido que não há bom senso, delicadeza e outras coisas mais na atribuição de nome de pessoas às verdadeiras artérias do nosso Municipio. Mais um exemplo, José António, infelizmente. Sei que havia uma comissão que estudava as vias e os topónimos, mas agora parece que é tudo sem cuidado. Às Juntas de Freguesia é perguntado e têm alguma coisa contra, mas, aqui em Algés parece que dizem ...nada a opôr...
Pode ser que alguém da CMO leia e actue corrigindo os disparates passados e regulando com cabeça e coração.
Clotilde