segunda-feira, 16 de junho de 2008

Visitas guiadas às freguesias do concelho de Oeiras

Num dos muitos posts do 'Oeiras Local' sobre Património e Arte do nosso concelho, e nas conversas que por vezes acontecem na caixa de comentários, surgiu a ideia de se fazerem visitas guiadas às freguesias com o fim de dar a conhecer melhor o Património Monumental e Artístico e a História, não sendo de pôr de parte a história dos que ao longo dos tempos aí habitaram.
Tomando como exemplo a Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra que há muito promove tais visitas para as quais convida a 'Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras', contactei as Juntas de Freguesia de Algés e Linda-a-Velha que aceitaram a ideia prometendo dar-lhe seguimento.
O nosso leitor Mariano Gonçalves, Deputado independente da Freguesia de Barcarena, prontificou-se a ser o guia na sua freguesia e marcou-se mesmo a data, visita essa que não se realizou por ter coincidido com a semana de grandes temporais do passado mês de Abril, pouco propícia para passeios a pé.
No caso da Freguesia de Paço de Arcos, o nosso amigo Rui Freitas, ex-Presidente dessa Junta de Freguesia, assumiu-se como voluntário na tarefa de mediar o assunto com a respectiva junta e ficou à espera de resposta ao correio enviado. Ler artigo (aqui).

Entendeu o responsável pelo Turismo da JFPA marcar a visita e contactar-nos com – apenas - pouco mais de 24 horas de antecedência, desconhecedor talvez de que os interessados são leitores do ‘Oeiras Local’ e que o aviso da data da visita teria de ser publicado no blog, - nosso único meio de contacto - e aguardar a resposta de confirmação.
Como ex-Técnica de Turismo da Direcção Geral do Turismo e do Instituto de Promoção Turística achei bastante ‘interessante’ a forma como o Vogal do Turismo da JFPA, David Silva, conduziu o assunto, não só na demora da resposta – mais de dois meses – mas também o facto de ser ‘em cima do acontecimento’.
Mais valera declinar e alegar ‘falta de disponibilidade’.

4 comentários:

Unknown disse...

.

É lamentável a ocorrência - recorrente - de acontecimentos deste teor, que só vêm demonstrar a aparente ignorância e insensibilidade de alguns 'responsáveis'.

Não alinho em teorias da conspiração, mas ellas son como las brujas...

Sabendo nós o quão importante para a preservação da herança cultural e histórica e do património, é o conhecimento e divulgação do mesmo, porquê este aparente querer manter os munícipes na ignorância das riquezas do nosso concelho e freguesias ?!

Fica a questão para quem se achar sabedor da resposta.
Eu tenho algumas suspeições que envolvem especulação imobiliária e de terrenos, e interesses privados, entre outras.

.

Isabel Magalhães disse...

J;

Bom, eu não sei a razão do desinteresse, não sei a razão do que considero falta de profissionalismo e outras faltas e nem vou adjectivar; no artigo do 'Pinhanços dixit...' o Rui Freitas foi bastante explícito...

Tenho apenas e ainda uma consideração pessoal, podem ter equacionado "mas quem são 'estes' para quererem 'alugar' os serviços da junta?"

Unknown disse...

.

Cara Isabel,

"Tenho apenas e ainda uma consideração pessoal, podem ter equacionado "mas quem são 'estes' para quererem 'alugar' os serviços da junta?"

Pois equacionaram. Muito mal mesmo!
Porque a resposta simples é:
— São alguns munícipes com blogs na Internet que querem aprofundar conhecimentos sobre a nossa freguesia para depois os irem graciosamente expor nos seus blogs. Uma mais-valia para a freguesia que não nos custa quase nada e assim a promovemos.


Quanto ao texto do Rui Freitas no Pinhanços, o mais de acordo possível. Está bastante bem elaborado e documentado e é uma leitura que se recomenda a quem quiser saber detalhes.

.

Isabel Magalhães disse...

J;

Subscrevo e foco ainda um ponto: a resposta 'saiu' ao fim de dois meses porque, e se não estou em erro, o Rui insistiu...

[]

I.