quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Biblioteca Nacional de Portugal

Prémio Branco Rodrigues

No dia 20 do corrente foi entregue na Sala do Conselho da Biblioteca Nacional de Portugal o Prémio Branco Rodrigues ao Dr. Fernando Abreu Matos, autor da publicação "Financiamento de Organizações Tiflológicas no Dealbar do Século XXI", que galardoou o trabalho científico de indiscutível mérito, cujo autor é uma Pessoa com Deficiência Visual.
Este prémio não era atribuído desde 2000 por falta de provisão, mas com a colaboração dos Lions Clube Lisboa Benfica e de sete escritores, o produto da venda de um livro de histórias – sete histórias com o título Feliz Natal - deu novo alento a este prémio.
Numa cerimónia simples fomos informados pelo Director da Biblioteca e pelo responsável da Área de Leituras Especiais, Dr. Isidro Rodrigues, dos projectos que a BNP tem para assinalar no próximo ano de 2009, as datas referentes a Luís Braille e Branco Domingos duas referências na reabilitação e dignificação da pessoa com deficiência visual. Também o Dr. Fernando Abreu Matos chamou a atenção para a necessidade urgente de ser criada uma autoridade para a escrita Braille.
Com a velocidade com que o mundo se movimenta, assuntos como este passam-nos muito ao lado, mas às vezes basta um pequeno movimento nosso e alguma coisa podia ser melhor.

Sem comentários: