quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Petição IVA COM RECIBO



Alvo da petição: Ministério das Finanças

TERMINA HOJE, PELAS 24 HORAS

(ainda está a tempo de assinar, caso pretenda fazê-lo)

É importante para as PME'S Portuguesas, o apoio a este movimento.

Ver aqui:

http://www.pnetpeticoes.pt/ivacomrecibo/


Alteração da data de exigibilidade do IVA, para que este imposto passe a ser devido ao Estado apenas após recebimento da factura e não após a sua emissão.

Proposta

- Que o IVA seja apenas devido ao Estado após o efectivo recebimento da factura

- Que por cada dia de atraso do pagamento dessa factura, exista uma taxa de juro obrigatória por lei nacional e de implementação automática.

6 comentários:

Anónimo disse...

Hoje mesmo, muitos dos que o recebem, não pagam ao Estado o dinheiro que é de todos.
Curiosamente, são as PME as mais faltosas.
Isto era o descalabro total na cobrança do IVA.
Podem ter muita razão por falta de "fundo de maneio", mas argumentar com o IVA, é uma falsa questão na maioria dos casos.
Vender e cobrar é a função de quem vende.
Acabar com os 30, 60, 90 dias, como nas grandes superficies. Mercadoria numa mão, dinheiro na outra.

Oeiras disse...

Isso do dinheiro numa mão e mercadoria na outra é como acabar com as bolsas de valores e voltarmos a negociar directamente as batatas de uns pelas laranjas dos outros.

A Idade Média já passou há um bocado...

Qualquer imposto deve ser pago sobre dinheiro recebido e não sobre dinheiro prometido, até aí concordo com a história dos recibos vs facturas.

Isabel Magalhães disse...

Também me parece óvio que 'o imposto deve ser pago sobre dinheiro recebido e não sobre dinheiro prometido'.

Que há empresários que retêm até os descontos que os empregados fazem para a SS é outra história que deve ser devidamente penalizada.

Unknown disse...

.

Sempre gostava de saber a V. opinião se fossem, p.ex., donos duma loja e os clientes fizessem compras e dissessem na hora de pagar "eu só pago a 60 dias"...

Esta prática de pagar a x dias é uma das razões do péssimo estado geral em que está o nosso sistema económico porque gera uma 'bola de neve' - o A não paga (e paga a 30 dias) porque o B, que paga a 60 dias, ainda não lhe pagou, o B não paga porque o C (que só paga a 90 dias) ainda não lhe pagou, o C... porque o D.... ad aeternum...

Quem compra, seja o que for, deve pagar no acto da compra (a menos que o esteja a fazer a crédito ou a prestações).

À conta dos pagamentos a x dias é que a empresa onde trabalhei até há bem pouco tempo, com a desculpa de que ainda não tinha recebido, NUNCA me pagava no dia acordado (a 8 do mês seguinte).
Ainda estou à espera dum pagamento, referente a Setembro, que devia ter sido efectuado a 8 de Outubro... com a desculpa de que ainda não receberam porque os clientes pagam a x dias... os que pagam...

Essa da 'Idade Média' é no mínimo uma falácia para não lhe chamar outra coisa. Mas não explico porquê, pois o simples facto de a ter usado como pseudo-argumento demonstra fraca cultura e pouca flexibilidade intelectual e V. não iria compreender.

Como costumo dizer, "bardacaca, bardachiça e bardaporra, para não dizer bardamerda!"

.

Anónimo disse...

Saneamento dos rasos, já!

Anónimo disse...

Blog em acelerado proceso de decadência.