quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PONTOS DE VISTA por JORGE MIRANDA






DECISÃO TÁCTICA


Isaltino Morais, a um ano das próximas eleições autárquicas, já anunciou, em conferência de imprensa que se converteu em sessão de apoio, tal o número de munícipes que acorreu, a sua inabalável candidatura à presidência da Câmara de Oeiras, com o estatuto de independente e no quadro do movimento “Oeiras mais à frente”.
Numa perspectiva estratégica, encetou uma táctica assertiva de presença, de marcação do “seu” território, de forma a intimidar ou fazer diminuir a esperança aos eventuais competidores. E fê-lo pela afirmativa, com convicção ganhadora, apresentando projectos com os quais se propõe encerrar, em beleza, o seu ciclo de governação e lançar as bases de nova caminhada que outros poderão aproveitar. Mas este encerrar de fase será seu. A sua intenção é, decerto, pela grandiosidade do projecto, desmobilizar, secar a iniciativa aos concorrentes.
A fasquia ficou colocada demasiado alta. O eleitorado, que conhece já a capacidade de realização de Isaltino Morais, não irá regatear o seu voto. Em bem pior situação se encontrava ele há três anos e, mesmo assim, ganhou as eleições.
O que poderá neutralizar esta estratégia e provocar uma inversão no desfecho será a conclusão do processo judicial que coloca Isaltino Morais na condição de réu, especialmente do crime de corrupção. Se imediatamente antes das eleições for ditada a sentença ou, mesmo sem esta ainda proferida, no decurso do julgamento, forem afirmadas situações gravosas, os seus efeitos podem desencadear um movimento de rejeição, suficientemente amplo que esvazie a candidatura.
A bem da democracia e da limpidez dos costumes, a Justiça teria de andar depressa e de ser feita antes do processo eleitoral. Tem apenas um ano.

Jorge Miranda
jorge.o.miranda@gmail.com
Com os nossos agradecimentos ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol pela cedência do artigo, assim como à Revista Municipal Oeiras Actual pela utilização da foto.

4 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Há várias maneiras de ver isto:
- o homem está inocente e não tem medo da sentença;
- o homem tem tomates;
- o homem não tem vergonha.
O eleitor que decida. Para mim já ganhou porque é, também, o candidato do PS (como, aliás, foi há 3 anos).

Anónimo disse...

Eu também concordo que o facto do reinado do sr. Isaltino ser tipo pilha Duracell, se deve também ao facto de não ter tido oposição à altura.
Agora , a estratégia do sr. não tem só a ver com a situação de arguido , embora nessa vertente este tenha neutralizado um possível efeito perverso, com o recurso que a irmã efectuou , que obriga a parar o processo.
Outra vertente da estratégia é a necessidade de "namorar" descaradamente com o PS, no sentido de este ter um candidato sombra que seja aliado natural na sua vitória.
Mas é aqui que o busílis pode dar mau resultado, nomeadamente o facto de estarmos em recessão econónima; de em 2009 se esperar um aumento enorme do desemprego, e muitos eleitores considerarem, e bem , que essa situação se deve grandemente às políticas seguidas pelo PS . Portanto , para além da abstenção há que contar com o voto de protesto .
É que o sr. Isaltino não pode oferecer emprego a toda a populaçao desempregada que vive no concelho de Oeiras .... e as condições sócio-económicas do País mudaram....
Portanto , pode ser que toda a sua estratégia dê mau resultado e aconteçam candidaturas independentes de cidadãos fartos desta partidocracia podre , corrupta e demagoga .

Anónimo disse...

O homem está inocente até provado culpado mas tem que provar como é que capitalizou 4 x mais do que recebeu do produto de trabalho e rendimentos.

Anónimo disse...

Amigos oeirenses,

Caso haja justiça em Portugal (eu duvido...) o mal não será o Isaltino Morais, porque ele irá preso, certamente, o mal está nos seus apoiantes, uns camuflados, outros nem tanto.

O povo do Nosso concelho está farto dessa gente, que só aqui se fixou com um fito, o de explorar e roubar, nunca o fizeram com a intenção de ajudar o concelho e as suas freguesias a desenvolverem-se de forma harmoniosa e sustentada.

Cada dia mais só temos estranhos a querer mandar na Nossa terra..., vão para a terra deles e que por lá fiquem em bem e paz.