quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PONTOS DE VISTA por JORGE MIRANDA




LENTIDÃO


Entre as marcas caracterizadoras da actualidade, encontra-se, sem dúvida, a velocidade - a necessidade de vencer o tempo. Assiste-se, portanto, ao fenómeno da compressão do tempo que está na base da aceleração que se vive.
Hoje, na mesma unidade de tempo, “vive-se” mais do que ontem. Mais coisas se fazem, maiores distâncias se percorrem. Tudo é célere. A lentidão foi definitivamente erradicada pela recente revolução tecnológica. Consequentemente, o mundo está cada vez mais “pequeno”…
No sector das comunicações os novos ritmos são mesmo alucinantes. Há um século era impensável tal processo, a não ser na congeminação utópica de uma sociedade futura. E, neste domínio, quem não se encontra compaginado com os novos paradigmas está condenado, ultrapassado. Não acertou o passo…
O progresso da contemporaneidade é isso mesmo.
Neste quadro, será que os portugueses CTT se actualizaram? Será que a revolução tecnológica os atingiu? Ou terão parado no tempo?
A distância que separa Oeiras de Barcarena não excederá cerca de uma dezena de quilómetros. A pé, umas horas de caminhada serão suficientes para vencer este afastamento. No entanto, uma carta expedida, em Oeiras, no dia 25 de Setembro de 2008 (!) só chegou ao seu destinatário, em Barcarena, no dia dois do mês seguinte!
Nem na Idade Média!...
O que se passa nos CTT?

Jorge Miranda
jorge.o.miranda@gmail.com

O 'Oeiras Local' agradece ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol a cedência do artigo.
Foto: Oeiras Actual

5 comentários:

Anónimo disse...

Não terá havido greve durante essa semana?

Jorge Pinheiro disse...

Tertúlia Virtual dia 15. Tema VOAR.

Isabel Magalhães disse...

JP

Agradeço a informação.

Isabel Magalhães disse...

Caro Jorge Miranda;

Tb tenho ideia de umas greves recentes mas não sei se ocorreram nesse período.

Abraço

I.

Anónimo disse...

Até houve greve de fome.
Que distração . . .