quinta-feira, 23 de outubro de 2008

José Sócrates é «lambe-botas» de Hugo Chávez

Parlamento Europeu

José Sócrates é «lambe-botas» de Hugo Chávez, diz Ribeiro e Castro

José Ribeiro e Castro acusou hoje o Governo de José Sócrates de ser «lambe-botas» de Hugo Chávez e de prosseguir uma «política externa de cócoras». O eurodeputado falava, em Estrasburgo, num debate do Parlamento Europeu sobre as perseguições políticas na Venezuela



O eurodeputado do CDS Ribeiro e Castro afirmou hoje em Estrasburgo, durante uma sessão do Parlamento Europeu, que José Sócrates é um «lambe-bota» de Hugo Chávez e que o Governo prossegue uma «política externa de cócoras», refere uma nota do gabinete do deputado.

Enquanto falava num debate sobre a situação na Venezuela, em que «listas de nomes de opositores ao regime de Hugo Chávez têm sido usadas para impedir candidaturas às eleições regionais», segundo o comunicado, Ribeiro e Castro considerou fundamental que a Europa adopte uma resposta mais clara e eficaz e não mostre «indiferença, senão cumplicidade» diante deste tipo de situações.

Na sequência deste «desafio aos deputados, nomeadamente de imaginarem o que seria se nos seus países as pessoas fossem arbitrariamente proibidas de se candidatarem em actos eleitorais e vítimas de perseguição política», Ribeiro e Castro teceu fortes críticas ao Governo português.

O debate centrou-se nas demissões de funcionários com base em listas negras, no impedimento arbitrário de cerca 300 cidadãos poderem candidatar-se às próximas eleições regionais e locais, na expulsão do representante da Human Rights Watch e no assassinato do líder estudantil Julio Soto, que Ribeiro e Castro considerou «uma clara vítima do discurso de violência e intolerância do actual poder venezuelano».

A Venezuela vai a votos no próximo dia 23 de Novembro, em eleições regionais e municipais, tendo-se crescido nas últimas semanas denúncias de perseguição política. A resolução de condenação foi aprovada, em Estrasburgo, quase por unanimidade.

emanuel.costa@sol.pt

3 comentários:

Anónimo disse...

Heheheh...se o Sócas não é "lambe botas" do Chavez, no mínimo é o confidente.
Na Europa ninguém lhe passa cartuxo, Sócas já é conhecido por Bruxelas, todos sabem que é o maior tretas que alguma vez passou por 1ºMinistro, cá é que continua a enganar uns tolos que por aí andam.

Anónimo disse...

O deputado Ribeiro e Castro representa poucos eleitores? Sim.
O deputado Ribeiro e Castro disse a verdade? Sim.
O presidente venezuelano é um boçal que, respondendo em cerimónia protocolar ao primeiro ministro português que se lhe dirigiu respeitosamente (ambos em representação dos seus países) por "V. Ex.ª Senhor Presidente" e aquele lhe respondeu tratando-o por "tu", como se estivesse na taberna a falar com um criado? Sim.
Esse tratamento denota subserviência da parte de Sócrates, que o permitiu sem em nada mostrar desagrado pela má educação do venezuelano? Sim.
Chavez ainda vai dar muito que falar, porque já demonstrou que nunca sairá do seu posto de forma pacífica e pretende imitar Fidel? Sim.
Sócrates costuma ser malcriado com assessores, com jornalistas e até no parlamento? Sim.
Sócrates foi malcriado com Amado, por lhe estender a mão e deixá-lo "pendurado" para dar dois piroso beijinhos na Merkl? Sim.
O deputado Ribeiro e Castro deveria socorrer-se de termos condizentes com a sua inteligência, para se distanciar da pouca com que Sócrates foi dotado? Sim.
Sócrates mentiu-nos durante a campanha eleitoral e sobretudo desde o primeiro dia como governante? Sim.
Sócrates é engenheiro ou merecedor de qualquer espécie de respeito? Não.

ManuelB

Anónimo disse...

ai que o zézinho gosta deles com voz grossa e a cheirar a cavalo! já semos duas... :)