quarta-feira, 15 de outubro de 2008

"Roubaram a alma à escola e ela morreu"

Neta e filha de professores, Fátima Miranda nunca imaginou vir a fazer outra coisa na vida que não fosse ensinar. Também nunca tinha imaginado reformar-se antes do tempo, mas já não conseguia aguentar mais.

"Os últimos meses do ano passado foram de um sacrifício terrível. Em minha casa nem acreditavam como era possível eu estar tão desmotivada, logo eu que andava sempre entusiasmada", recorda. Os motivos para a desilusão? A ministra e os alunos.
"Com estas reformas, os professores, estão assoberbados de trabalho técnico e burocrático. Eu gostava imenso de ensinar mas isso deixou de ser o mais importante para a escola. Desapareceu a humanidade e a criativadade. Roubaram a alma à escola e ela morreu".

E depois há o problema da indisciplina. A professora já nem pedia que as coisas fossem como no tempo do seu pai - professor primário de Belmiro de Azevedo, a quem o presidente da SONAE "sempre se referiu com estima, gratidão e respeito" - mas, hoje, os jovens "não respeitam a figura do professor e não têm motivação". "Em termos de aula é uma indisciplina total, e quase ninguém fala disso". A política de facilitismo cortou com a exigência e as indicações são para não "chumbar" ninguém. "Os professores são pressionados, de uma forma legal, para que os alunos passem e as crianças ficam completamente desmotivadas porque já sabem que vão passar".

Reformada há um mês, a professora não tem remorsos da decisão. "Sinto-me satisfeita e leve, dediquei muito à minha profissão, acho que fiz a minha parte e consegui deixar a minha semente em alguns alunos." Agora, vai passear, fazer desporto e começar a estudar arte. No entanto, não deixa de pensar que "a ministra vai ter a tarefa facilitada porque a maior parte dos novos professores são uma massa tenra, muito maleável e estão em condições precárias. A minha geração era mais difícil de domesticar".

Jornal de Notícias

4 comentários:

Anónimo disse...

No Jornal Público - Cartas ao Director têm aparecido professores a esclarecer os seus horários, o nºs. de alunos, o nº de turmas e a muita burocracia que lhes caíu em cima, mais o des-respeito com que são tratados. Ontem dia 14/10 mais uma de Setúbal de António Galrinho. Esperemos que a D. Milú e a sua equipa sejam substituidos por por gente normal.
Clotilde

meninaidalina disse...

Se a ministra tem a tarefa facilitada , tenho as minhas dúvidas. Tanto mais que , independentemente "da massa tenra que é esta geração", a experiência dar-lhe-à consistência , a menos que sejam fundamentalistas xuxialistas . Perante as evidências só não vê o cego .

A minha tristeza e revolta é que mais uma vez estamos a perder oportunidades e a " negligênciar" gerações. Se agora já temos uma percentagem de ileteracia enorme, imaginem o que nos reserva o futuro a manter-se tudo na mesma .

Anónimo disse...

Não diga isso neste Blog.
Aqui até se publicam mensagens em Inglês e a quem não sabe ler, chamam estúpidos.

Isabel Magalhães disse...

O 'rodalenta' derrapou aqui por acaso ou veio trazer algum recado? (A menos que tenha mudado novamente de nick, claro!)

Já agora, como se trata, sem sombra de dúvida, de uma pessoa de fino trato e de esmerada educação aguardamos, com muita curiosidade, o seu 'parecer' sobre a finérrima atitude do primeiro 'anónimo' um tal de 'Tio Rabuja', no post com o vídeo dos 'MEP' (Membros do Parlamento Europeu).

http://oeiraslocal.blogspot.com/2008/10/expense-allowance-abuse-by-meps.html

Muito grata a Vexa. e votos de um bom fim de semana.