quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Oeiras com alarmes residenciais para idosos


A Câmara de Oeiras lançou ontem um serviço que permite às pessoas idosas ou com problemas de mobilidade accionar, a qualquer hora, dois alarmes residenciais, fixo e portátil, em casos de emergência, alertando familiares, amigos ou instituições.
Controlada a partir de um sistema que permite a comunicação entre o utente e um operador da central receptora de alarmes, na sede dos Bombeiros do Dafundo, a TeleAssistência Domiciliária disponibiliza um equipamento a instalar em casa e um medalhão com alarme integrado, que pode ser usado ao pescoço.
Sempre que o botão é accionado, a central entra em contacto com o utilizador para avaliar a situação e, consoante o problema, os bombeiros podem deslocar-se à residência e avisar as pessoas indicadas pelo próprio como rede de apoio.
Para aderir ao serviço, disponível 24 horas em todo o concelho, os munícipes terão de se inscrever nas juntas de freguesia ou na Divisão de Acção Social da câmara e pagar 204 euros (170 mais IVA) pela aquisição do equipamento, beneficiando de instalação e manutenção gratuitas.
Segundo avançou à Lusa o presidente da autarquia, Isaltino Morais, a TeleAssistência implica um investimento camarário anual de 7200 euros.

Público – 02-10-2008

5 comentários:

Unknown disse...

.

204 €...!?

Um telemóvel é mais barato e faz o mesmo efeito.

Eleitoralismo demagógico...

.

Clotilde Moreira disse...

Mas um telemóvel implica ter de marcar os números ou "pesquisar" nos números registados e algumas pessoas têm dificuldades.
Porém...
...sobre eleitoralismo comecemos a contar as inaugurações que já começaram...

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Tenho uma pergunta: este serviço não tem mensalidade? Depois de paga a instalação não tem mais custos para o utente? Quando a 'esmola' é grande o pobre desconfia...!
E, se tem mensalidade, é estranho que o custo da mesma não conste da notícia.

Por outro lado, pensava eu que este serviço já existia no país. Pelo menos lembro-me de ter visto, há já bastante tempo, reportagens sobre o assunto nos telejornais.

Tiazoca de Oeiras disse...

Sobreesta matéria eu vou contar-vos uma linda história ... Me aguardem !

Anónimo disse...

Fico à espera. Aqui sempre se apende alguma coisa do que vai acontecendo no concelho.