sexta-feira, 10 de outubro de 2008

FECHAR A TORNEIRA DO DESPERDÍCIO





"Arrancou ontem a campanha dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Oeiras e Amadora. O objectivo da campanha é incentivar ao consumo de água da torneira, referindo a sua excelente qualidade."

Mas porquê fazer campanhas de marketing para consumo de um bem indispensável, que temos de pagar ao preço que eles nos impõem acrescido sempre da tarifa de utilização, da quota de disponibilidade, dos resíduos sólidos e IVA?

Sabiam que, num consumo de água de cerca de €3, se paga nestas taxas todas, cerca de €5?

Sabia que a nova quota de disponibilidade que veio substituir o aluguer de contadores, fica na módica quantia de €3,10?

Verificou que a mudança de nome está a ser paga todos os meses pelo cidadão?

E não pode contestar. Quem é que se arrisca a ficar sem o precioso líquido?

Como cidadã pagante sem opção alternativa de consumo, arrogo o direito, pela transparência, de tentar fechar a torneira do desperdício.

Quero saber quanto é que esta campanha custou. Quero avaliar correctamente o desperdício destes gestores tanto mais que, neste momento de crise, água engarrafada para consumo corrente não é primeira prioridade de um cidadão.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

'Tiazoca';

A sua pergunta é muito pertinente. O consumidor não tem alternativa - não há concorrência - para quê então a campanha e a consequente despesa? Nem sequer sei se a quantidade de água que se bebe é assim tão relevante para desaconselhar o uso de água engarrafada. Eu sempre bebi água da torneira...

Quanto ao total da factura, leia-se taxas a que o consumidor/cidadadão pagante está obrigado, então não vi? cada vez é mais necessário estar a par dos gastos e dos gastos impostos por empresas que têm 'a faca e o queijo na mão' e arranjam sempre forma de contornar o que em outros países seria incontornável.

Ainda a respeito de 'desperdício' estou a lembrar-me de vários encartáveis, que recebi nos últimos tempos, no sobrescrito da factura SMAS, em papel de boa qualidade, impresso a várias cores, com a fotografia do sr Administrador - 'lui même'.
Sem pôr em causa a consideração que o senhor me merece para quê tal gasto? As chamadas de atenção poderiam ser feitas na própria factura e poupavam-se uns 'cobres' que tanta falta fazem para o tanto que há sempre a fazer.

Isabel Magalhães disse...

Quando fiz o primeiro comentário estava apenas a considerar o uso doméstico. Obviamente que o circuito da água engarrafada movimenta importãncias consideráveis.