quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Mobilidade e Acessibilidades

No passado dia 06 de Novembro, realizou-se no Auditório Lourdes Norberto, uma Assembleia de Freguesia Extraordinária subordinada ao tema Mobilidade e Acessibilidades.
Pela primeira vez na história recente da freguesia de Linda-a-Velha, uma Assembleia de Freguesia contou com mais de 60 participantes.
Tal facto é tanto mais elucidativo da importância que o tema tem para a comunidade local.
Linda-a-Velha vive hoje um problema quase constante de tráfego urbano, trânsito de atravessamento da localidade e escassez de locais centrais de estacionamento.
Para agravar este cenário, a futura construção no Alto do Almarjão, mais conhecido como antiga Pedreira dos Húngaros, mesmo abaixo da Escola Secundária de Linda-a-Velha, de mais 16 lotes num total de 56.570,80 m2 de construção, que compreendem numa primeira fase mais de 284 fogos, coloca de imediato uma questão, considerando a construção também emergente na Alta de Algés: Por onde vão escoar, entrar e sair as mais de 1000 viaturas que vão passar a circular pelo local?
O evoluir do concelho de Oeiras, é hoje assim, bem diferente do evoluir do concelho há 20 anos atrás. Oeiras e as suas freguesias, correm o sério risco com a construção emergente e pouco adaptável à realidade envolvente, de sufocarem e caírem nos mesmíssimos erros que outras zonas limítrofes das grandes metrópoles, caíram há 30 e 40 anos.
Com o envelhecimento da população do concelho, - para os menos atentos Oeiras estagnou no aumento populacional e desde há 4 anos evidencia indícios de envelhecimento da sua população – importa acautelar a existência de espaços e locais preferenciais para as famílias, bem como, primeiro criar as acessibilidades que viabilizam a boa mobilidade, e então, captar mais munícipes.
Pergunto-me: Quem estiver na nova urbanização vai sair por onde:
  1. Para a fila de 150 metros que se forma todos os dias acima do Dolce Vita?
  2. Para a fila de 250 metros que se forma todos os dias desde Algés até ao Junça, na Rua João Chagas?
  3. Ou para a interminável fila de acesso à Rotunda das Sereias pela Alameda António Sérgio ou Av. Carolina Michaelis?
  4. Por último, penso que a opção também não estará na Rotunda de Miraflores, junto à P.S.P., considerando que vai ser ainda mais saturada até pelo novo viaduto que vem da Outorela / Portela.

Oeiras errou, quando não obteve da Estradas de Portugal e da concessionária Brisa, na intersecção entre a A5 de Lisboa/Cascais e a CRIL, na baixa de Miraflores, a existência de um verdadeiro nó em trevo, viabilizando as mudanças em todas as direcções.Tal facto condenou Linda-a-Velha, a ver entrar todos os dias 16.000 viaturas para seu mero atravessamento.

A Bem de Linda-a-Velha, temos intervir para salvaguardar o Bem Estar daqueles que cá vivem e connosco querem viver.


O Presidente
José Pedro Resende Barroco

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