quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Francisco Silva (BE Oeiras) em entrevista

Aos 27 anos de idade, Francisco Silva é o mais jovem candidato à Câmara de Oeiras. Concorre pelo Bloco de Esquerda, força política da qual é coordenador concelhio, sendo ainda líder da bancada na Assembleia Municipal.

Jornal da Região - Tradicionalmente, a gestão da Câmara de Oeiras tem sido partilhada por vários partidos. Admite assumir pelouros ou partilhar responsabilidades com a maioria que sair das próximas eleições?
(...)
Admito em abstracto que o Bloco aceitaria fazer parte de um executivo que envolvesse mais do que um partido à Esquerda. Não há sectarismo por parte do BE, há sim respeito por quem, ao depositar o seu voto na urna, deposita também a sua confiança em nós. Vendo concretamente as demais candidaturas e os seus programas, tal não se apresenta como um cenário possível.

JR - Já tem um programa eleitoral definido? Quais são as áreas estratégicas que a candidatura do BE vai apresentar ao eleitorado?
As principais áreas de intervenção serão a nível social; é essa a raiz do Bloco de Esquerda, o socialismo. Não nos esquecemos quem somos nem de onde vimos. A principal proposta será acabar com os recibos verdes com e a precariedade laboral na Câmara Municipal de Oeiras.
(...)
Em relação a projectos estruturantes, vemos como prioritária a reabilitação urbana, criando uma linha de financiamento público que resulte na inserção do edificado recuperado numa bolsa pública de habitação jovem, social e para idosos, dando movimento e vida ao nosso concelho. Se passearmos à noite pelos diversos centros históricos vemos como é essencial este projecto.
Contamos reestruturar a rede de transportes públicos, acabar com o desperdício que é o SATU assumindo o erro de outros e propondo o seu desmantelamento. Faz parte ainda do programa a criação de uma rede de transportes que sirva os alunos do concelho de maneira a que a escola esteja o mais acessível a todos, e facilitando assim o trânsito em Oeiras.
Contamos fazer como primeira medida de gestão uma auditoria à Câmara, SMAS e empresas municipais e participadas, assim como a reestruturação da Parques Tejo que é uma empresa que em vez de facilitar o estacionamento vive das multas e dos reboques.
Todo este processo será baseado numa política de proximidade com os cidadãos, cuja participação o Bloco pretende ver aumentada. Não só através do orçamento participativo, que também é uma das nossas propostas, mas também pelo controlo dos cidadãos sobre quem os elege, tendo como objectivo a transparência e o aprofundamento democrático.

12 comentários:

Anónimo disse...

A principal proposta (sic) tem a ver com os funcionários...e não com os munícipes! Está tudo dito.

Anónimo disse...

Então e Salva Terra de Magos?!

Anónimo disse...

Tem ar de Chi_co Guevara da Silva

Anónimo disse...

Já o estou a imaginar a fazer o discurso da tomada de posse.Quem não teve a oportunidade de ir À Assembleia Municipal, não sabe o que perdeu com este rapazinho quando abria a boca.

Um de Algés disse...

Pela segunda vez vem aqui alguém bolsar umas palavritas sobre o deputado municipal do BE, referindo-se sempre ao tom de voz do mesmo.

É só o que lhe oferece dizer?

Tem ido às A.Municipais e não sabe o trabalho que o Francisco Silva fez durante este mandato?

Por acaso sabe quem mais vezes denunciou as trapalhadas desta gestão camarária e quem mais propôs à assembleia comissões de acompanhamento de casos pouco transparentes ?

Se é de Oeiras deve ter acompanhado o que os vereadores PS e alguns (poucos, aliás um que se vai reformar) PSD que falam muito bem e com excelente timbre fizeram neste último mandato em triste conluio com o Isaltino.

Ou vai às Assembleias só para ouvir o tom de voz do deputado do BE no intervalo do seu ressono boçal?

Por Amor da Santa!

Isabel Magalhães disse...

Caro 'um de Algés';

Infelizmente os blogs são como a vida; andamos cá todos, e há uns que na falta de ter o que dizer escrevem parvoeiras.

Acontece com o Francisco Silva como acontece com todos os outros e o defeito não é dos candidatos, é dos tais que a coberto do anonimato revelam o vazio que os habita e fazem tristes figuras.

Não ligue; essa gente não merece o 'desgaste' embora concorde que quem cala consente...

Continue connosco.

IM

Um de Oeiras disse...

Para invocar a Santa é preciso ter fé! E pela reacção não me parece que tenha fé nem no candidato do BE.

Anónimo disse...

Lamento informar-vos e também para pena minha, mas o candidato do BE vai ser eleito Vereador. Também para pena minha o PS vai ganhar as eleições. Portanto meus amigos não se zanguem.
PSD: A CDU também vai eleger o seu Vereador.

Um de Oeiras disse...

Com os prognósticos do ultimo comemtador, posso perguntar se sabe quando é o fim do mundo?eh,eh

Anónimo disse...

O fim do mundo vai ser no dia seguinte às eleições ali para os lados de Porto Salvo...E um mês depois na vila será o fim dos tachistas...

Anónimo disse...

Mas isso vai aumentar o desemprego!Os restaurantes vão ser fechados pela Asae, por não terem...TACHOS.

Um de Oeiras disse...

Vão acabar os tachistas?Mau, mau...assim não vale.Nesse caso a "malta" tem que ir para Lisboa pois o Zé só por conta dele tinha onze tachos e era o Vereador do Cão. O Zé faz falta, eh,eh