segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A encruzilhada de Oeiras


Estamos perto das eleições autárquicas. Os partidos andam em campanha e cada um, legitimamente, "puxa a brasa à sua sardinha".

Mas Oeiras está numa encruzilhada.

Com um presidente de câmara que foi condenado a 7 anos de prisão e perda de mandato, só ainda continua a exercer funções porque meteu recurso. Aparvalhado e atrapalhado não conseguiu perceber que só tinha um caminho ético a seguir: Não se recandidatar e ficar no seu canto.

Mas Isaltino é um dinossauro e como tal, tinha armadilhado tudo. No PSD seu partido de origem conseguiu arranjar apoiantes em troca de "favores/emprego/mordomias". Mas isso não chegava para ser dono e senhor. Em nome da "sua democracia mercantilista" conseguiu também "comprar", com a mesma estratégia, os "políticos do PS" e assim, apoiaram-no incondicionalmente, mesmo que a fachada fosse dissimulada numa oposição doce.

Na CMO, colocou os seus "amigos", deu-lhes emprego, o sustento, a alegria de estarem bem na vida. No município foi fazendo... porque só fazendo poderia obter dividendos. Quanto mais fazia, mais receberia, mesmo que fossem elefantes brancos como o SATU.

Com a desenvoltura de muita prática e impunidade foi seguindo o seu caminho convicto que nada lhe aconteceria. Idealizava até, uma reforma dourada em Cabo Verde.

Mas, nem tudo acontece como se programa. Foi mesmo a Tribunal e foi condenado. Recorre à vitimização: "Querem fazer de mim, bode expiatório de um Portugal corrupto. Vamos a votos" diria, cheio de desfaçatez. Mas esqueceu-se que não são os votos que culpabilizam ou inocentam os actos ilícitos praticados. É tão sómente a Justiça, e essa, na primeira instância condenou-o. Mesmo que ganhe as eleições (longe vá o agoiro!), se a Justiça mantiver a condenação, irá para a cadeia. Ficará na CMO "o saco de gatos" que ele criou.

E, vamos nós munícipes assistir incrédulos à "saga Isaltinica"?

Isto dura há 20 anos. Pois, meus amigos é tempo de dizer: JÁ CHEGA!

Para o Isaltino e os seus infiltrados que se venderam por um prato de lentilhas, pondo de lado as convicções e os grupos de pertença, é tempo de saída. É tempo de abandonarem, sem honra nem glória, todos os lugares para que foram nomeados por compadrio.

Porque é que acham que alguns (poucos) afirmam continuar a votar em pessoas assim, com o passado manchado e com o futuro em suspenso? Estes não estão interessados no concelho mas só na sua "vidinha".

Precisamos de um/a Presidente da CMO que seja capaz de fazer uma limpeza, que tenha convicções e que não ceda perante as contrariedades nem perante as impunidades.

Aviso já que o PS com o seu candidato "Marquitos", mais conhecido como "His master's voice" não me dá confiança. É o tentáculo do sr. Sousa, um "betinho" de uma qualquer jota que subiu na vida só porque tem um cartão do partido. Mais, quer ser "o califa em lugar do Califa ". Lembrem-se que está sem emprego certo...

Mas, o meu voto, e dado que só tenho um, ou irá para aqueles que me possam dar a confiança e esperança que apostem na transparência, na ética, na dignidade e na honestidade... ou nada feito. A ser assim, prefiro anular, em forma de protesto, o meu voto.

Esta é a encruzilhada que nós, munícipes de Oeiras, enfrentamos.

Tenhamos a coragem de obrigar os candidatos a esta definição e transparência para que a tomada de decisão seja assumida e digna.

Oeiras precisa de ser um município asseado.

17 comentários:

Anónimo disse...

O "dinossauro" terá ido de férias caçar para o Uruguai?

AFS disse...

Oh Tiazoca, chama betinho ao Marquinhos e não chama tia à Isabelinha? Está a ser parcial... Em termos de 'betisse' eles complementam-se ;)

Agora a sério: concordo com a sua visão. Precisamos de transparência. Oxalá ela apareça. O meu voto ainda não tem destinatário.

Anónimo disse...

O meu voto vai da Zambujo para o Perestrello. Apesar de tudo é o único até ver minimamente decente.

Anónimo disse...

Tiazoca diz em quem não vota - PS.
Todos os outros tem possibilidades de angariar o seu voto?
Para dizer mal do "Betinho" não era necessário ir tão longe.

Anónimo disse...

E o meu vai da Zambujo para NULO.

Isabel Magalhães disse...

NULO?

Anular o voto com uma inscrição revolucionária ou um rabisco qualquer?

Já se deu conta que desperdiçar um voto é dar um voto à oposição?

Pense nisso! ;)

Anónimo disse...

Pois é mas votar nesta lista PSD? com Pepês e outros tais, é na mesma votar na oposição.

Anónimo disse...

Indecisos e Nulos - vejam bem os candidatos das listas. Há mais vida para além da Isabelinha, do Perestrelo.

Um candidato trabalhador pelo Concelhoà beira Tejo plantado

Anónimo disse...

Sou adepto da participação democrática, na vida pública, através do VOTO.
Condeno total e em absoluto a ideia brasileira de que "... ROUBA mas FAZ".
Oeiras não é FAVELA!!!
Vou, também EU, decidir o meu VOTO por aquele(a) que anuncie, quanto antes, uma intenção de realizar no pós eleições e assim que tome posse, uma SINDICÂNCIA COMPLETA REALIZADA POR ENTIDADE IDÓNEA E INDEPENDENTE, à GESTÃO DA CMO nos últimos 25 ANOS.
NINGUÉM SE ESCUDE NOS CUSTOS DESTE TRABALHO!
O MEU VOTO terá de imediato, como destino, esse(a) protagonista. CASO CONTRÁRIO, VOTO NULO apesar de HABITUALMENTE VOTAR NO PS(...?)
Agora, vou dar mais uma de ...

Zorro

Anónimo disse...

Os oeirenses vão ter aquilo que
merecem. A IM, o PSD de Oeiras e o CC estão a pôr nas juntas, da secção de algés, "importados" de lisboa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tiazoca de Oeiras disse...

O que eu analisei foram as duas das candidaturas que há mais tempo estão no terreno: Isaltino Morais e Marcos Perestrello.

Do que vejo e leio, Perestrello não deseja fazer a ruptura com a governação de Isaltino, nem com os seus infiltrados. Olhando para o percurso político de Perestrello ficam muitas dúvidas....


Quanto aos outros candidatos nomeadamente a Isabel Meirelles , dou o benefício da dúvida, talvez porque não a conheça o suficiente para ter uma opinião ainda formada. De qualquer forma, aguardo serenamente e a seu tempo decidirei .

Anónimo das 21:20- Fique Zen, porque a Tiazoca é transparente . Só não entende quem não quer ou não consegue.

AFS:a uma senhora a elegância fica sempre bem... Isabel Meirelles poderá eventualmente não ter o meu voto (depende de alguns vectores muito importantes e alguns já vos referi) mas convenhamos que é uma Senhora. E isso a luta política não ofusca.

Já ao Perestrello falta-lhe a naturalidade que o berço dá.

Isabel Magalhães disse...

Comentador das 21:48;

A oposição não é só o 'movimento independente'. Não se esqueça! ;)

Isabel Magalhães disse...

Tiazoca;

Uau! Arrazou! É assim mesmo, a Dra Isabel Meirelles é uma Senhora. Inquestionavelmente!

Anónimo disse...

O candidato do PS já se fez ao piso ao querer vender uns produtos à CMO de uma empresa sua ou de familiar que está na falência.
E há mais umas coisas menos dignas que ficarão para outras núpsias.
A IM, é sem dúvida uma senhora, basta ver a reacção que teve à condenação do tininho, contudo não me parece o perfil mais indicado para a nossa terra. A NOGUEIRA PINTO é que era um grande tiro. BE, PCP jámais. Em branco ou nulo, não voto. Infelizmente parece que só tenho uma alternativa. Votar no Isaltino ou tirar férias nessa altura para não ficar com peso na consciencia por não exercer o meu direito de voto. lol

Anónimo disse...

AO anónimo de 18 de Agosto à 1:05
Realmente és de uma grande coerência. Falas em negócios do Perestrello (que são mentira) falas em núpcias com "s" e depois dizes que a alternativa é votar nos negócios helvéticos. És uma engraçadinho. Está tudo dito...Deves ter estado a elaborar as listas da Meirelles...

Anónimo disse...

O rapazinho diz-se perseguido mas o seu ADVOGADO confessou em entrevista que a pena foi pesada, quer isto dizer que no entender do advogado o rapazinho devia ser condenado mas com pena mais suave. Desejo sinceramente que rapidamente cumpra a pena a que foi condenado e que os oeirenses tenham juizo e não alimentem tipos destes

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9h58
Como sabes que são mentira, não me digas que também fazes parte da quadrilha. Sabes do que eu falo? Então não podes dizer que são mentira. Quanto às núpcias, o meu caro deve ser professor de português, o meu querido nunca se enganou ao escrever num computador??, olhe mas parabens sabe escrever Perestrello e Meirelles. Vá mas é tomar conta do seu quintal... e das suas negociatas