domingo, 30 de agosto de 2009

ProfAvaliação: Falso e demagogo, Sócrates quer enganar os portugueses mais uma vez

13 comentários:

Anónimo disse...

Triste a opinião deste senhor, mas enfim, os portugueses irão dar a vitória a José Sócrates sabendo que a avaliação dos professores é para continuar. Depois desta vitória que vai ser esmagadora e que a todos vai surpreender o que dirão os detractores? Esperar para ver.

Anónimo disse...

Sócrates tem muitos defeitos mas, fez muita coisa que o PSD não fez.E não nos esqueçamos que a A Leite esteve por duas vezes no governo e foi um desastre. Na educação um falhanço mas pior foi nas finanças. As pessoas não esquecem.

AFS disse...

Felizmente os professores não são parvos e sabem que 'do outro lado' as coisas não são melhores.

Afinal de contas, MFL até já foi ministra da educação.

Há um comentário apropriado nesse blog:

Um casal conheceu-se numa festa e foi parar a um motel. No dia seguinte, entre olhares apaixonados, o homem disse:
- Pela maneira como tocavas o meu cabelo, deves ser cabeleireira.
A garota respondeu:
- Sou mesmo! E sabes uma coisa? Eu acho que tu és do PSD!!!
O homem ficou de boca aberta, verdadeiramente abismado. Quis saber como é que ela tinha adivinhado tão facilmente a sua filiação partidária.
A explicação veio rápida:
- É muito simples!

Quando estavas por baixo, gritavas muito...

E, quando estavas por cima, não sabias fazer nada...

Anónimo disse...

dDificil compreender a posição do PSD sobre esta matéria.
Quem não sabe que entrou para o ensino todo o gato sapato que tem uma licenciatura na mão.
Isso chega para o exercício de uma quaqluer profissão?
A avaliação em outra quaqluer actividade serve para fazer a diferença entre os bons e os outros.
Os prof não querem, os sindicatos comunistas, claro que nunca vão quere a avaliação, ou outros acompanham a moda, porque sabendo que a avaliação é necessária, se desse o seu sim, perdiam cotização para as "fenprof's.
Socrates fez o que ninguem ainda tinha feito, Pos a mão na ferida de muitos cancros que, infelizmente ainda por aí continuam.
Se voltar tudo atrás, será muito mau, para os alunos e para os encarregadois de educação

Anónimo disse...

«Se voltar tudo atrás, será muito mau, para os alunos e para os encarregadois de educação»

Porque é que o anónimo não se documenta sobre o assunto? Envolve trabalho e capacidade de pesquisa que não estará ao seu alcance mas vá lá, faça um esforço. Convém tirar as palas. Talvez ajude.

Um Cidadão disse...

A avaliação dos professores se fôr como a dos alunos o Sócrates ainda estava na faculdade. Não é? E como os professores não são parvos, primeiro querem a avaliação dos alunos.Como é que sem avaliação dos alunos os professores podem ser avaliados? Treta!

Anónimo disse...

Lá vem a velha historia da carochina - só quem defende os professores é que sabe tudo.
Os atestados de estupidez, que se saiba, antigamente, só o Júlio de Matos os passava.
Mas qual documentar?
Vá trabalhar para uma empresa privada, para uma multinacional e logo sabe como é?
Para quê essa hipocrisia de deitar poeira nos olhos daqueles que pagam com os seus impostos as "mordomias" dos professores?

Anónimo disse...

Esta ministra já passou do prazo de validade á muito tempo e á muito tempo que devia já ter sido substituida por outra, esta história da avaliação dos professores já devia ser assunto encerrado á muito tempo porque este modelo de avaliação não serve. Na minha opinião, e esta é a minha opinião, eu acho que deveria de haver uma descentralização do ministério da educação dando competências ás autarquias para que estas pudessem ter uma voz activa no sistema de ensino português. E porquê? Porque só as autarquias têm um conhecimento ao nível local que permite trabalhar da melhor forma toda a problemática do ensino, só as autarquias têm conhecimento da realidade de cada concelho. Também a avaliação dos professores deveria ser feita pelas autarquias, sendo o ensino descentralizado e da sua responsabilidade, seguindo normas do ministério, as autarquias poderiam ter professores de cada competência a fazerem a respectiva avaliação, sobre a responsabilidade da autarquia e supervisão do ministério. Estou a par destas questões pois tenho uma familiar que trabalha num liceu, para além de estas questões me preocuparem pois tenho filhos que em breve vão para o liceu também.
Este governo de Sócrates vai ser corrido e já falta pouco para isso acontecer, vamos esperar para ver o que reserva aos professores.

Raquel.

Anónimo disse...

Ai se o Xô Bento sabe que estão a difamar a sua querida ministra!!!

AFS disse...

Vamos por pontos:

1. Municipalização do Ensino - Eu normalmente nem responderia à Raquel, mas vou fazê-lo. A municipalização do ensino, que já começou a ser feita, nomeadamente com a participação da sociedade civil (leia-se presidentes de câmara e parecidos) na escolha dos novos 'directores', será uma péssima escolha. Porquê? Porque promove o compadrio, as cunhas na contratação de pessoal e põe a política na escola.

Os concursos de professores podem até pôr profs a centenas de km de casa, mas pelo menos têm uma justiça relativa. Se a CMO fosse a entidade empregadora das escolas do concelho e a Raquel fosse professora, estava contratada. Eu nem por isso, muito provavelmente :) Por isso, por saber como funciona a administração local, sou contra.

2. "Mordomias dos professores" - quais? Fins-de-semana em casa a corrigir testes e trabalhos e a preparar aulas? Os profs não trabalham de 2ª a 6ª nem das 9 às 5. Se quer falar de mordomias, fale dos gestores públicos, que não aturam metade num mês do que um professor muitas vezes atura num dia, ganhando o que se sabe. Ah, e também não me parece que levem trabalho para casa. Mas eu percebo estes comentários: são traumas de infância, se calhar teve um professor mau que o marcou para toda a vida. Acontece. Há psicólogos para isso.

3. Sobre o post em si: o PSD vem acenar com promessas de suspensões e substituições, mas não concretiza. Não se sabe qual o modelo proposto e querem transformar o ME num "regulador". Curiosamente, Maria de Lurdes Rodrigues também diz que o ME é cada vez mais um regulador. Actualmente regula-se tudo, há papéis para tudo e mais alguma coisa, põem-se alunos - PARTE INTERESSADA, muitas vezes sem noção da sua própria avaliação, quanto mais da dos seus profs! - a avaliar professores, quase se proíbem as retenções, enfim, é preciso continuar?

Em suma: MLR é provavelmente a pior ministra da educação de sempre. O PSD não é alternativa a nada e se tivesse estado estes 4 anos no Governo teria caído nos mesmos erros. Então o PSD de Ferreira Leite...

Vou ali emigrar e já volto.

Isabel Magalhães disse...

André;

Vamos 'saltar' a parte do PSD... ;)

E a questão do vencimento?
Se as câmaras fossem a entidade empregadora teríamos os professores a ganhar segundo a capacidade das mesmas, i.e. cãmaras ricas a pagarem bem, câmaras 'assim-assim' a pagarem 'assim-assim' e cãmaras pobres a pagarem mal?

AFS disse...

Isabel,

Nem pensei nisso, mas também é verdade... As actividades extra-curriculares do 1º ciclo, por ex, já estão a cargo das autarquias. Recibos verdinhos, na maior parte dos casos.

Lurdes Rodrigues Lemos disse...

ÒH RAQUEL

A menina precisa de ir às novas oportunidades para aprender o verbo haver. Então o H? há muito tempo tem h.; olhe que deixa o seu chefe com má imagem.

Lurdes Rodrigues Lemos