segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A via Longitudinal Norte e a esperteza saloia


Na passada sexta-feira, dia 28 de Agosto, o ainda presidente da Câmara de Oeiras foi inaugurar, acompanhado da sua habitual comitiva, o viaduto sobre a A5 que liga Miraflores a Carnaxide. Preparava-se para, também, “cortar a fita” do primeiro troço (situado entre as duas primeiras rotundas) da VLN na freguesia de Carnaxide.

Entretanto tinha sido avisado que os cidadãos ali residentes iriam tomar as medidas apropriadas para que o embargo desse troço fosse efectivamente cumprido. Para evitar que o citado troço fosse fechado, depois da inauguração, o tal ainda presidente da Câmara mandou vedá-lo à pressa.

E porque é que tinha havido este embargo? Quando as pessoas compraram os andares, a ribeira do Alto de Barronhos ficava a cerca de vinte metros dos prédios. É de referir que, no primeiro inverno, que foi muito chuvoso, não tiveram as garagens inundadas.

Depois de os moradores residirem há cerca de um ano nas casas, a Câmara decidiu desviar e canalizar a ribeira, ficando esta a seis/sete metros dos prédios. A partir de então as garagens passaram a inundar-se, ficando as caixas dos elevadores cheias de lama. Por sorte nunca houve um acidente grave porque os residentes, quando dão conta de chuva intensa, desligam a electricidade. Os cidadãos organizaram-se, contrataram advogados, tendo a Câmara conseguido desviar a ribeira mas não indo a tempo de a canalizar.

Porque motivo a Câmara desviou a ribeira para mais perto das habitações? Assim o troço da VLN pôde ficar mais próximo dos prédios e deixou uma área de terreno maior do outro lado, o que dá jeito ao empreiteiro que, assim, consegue construir uma maior urbanização pois, além dos terrenos de que já é proprietário, a Câmara “ofereceu-lhe” mais um bom bocado.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra já tinha dado ordem à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) para que obrigasse a Câmara a repor a ribeira na sua posição inicial. Mas o presidente da CCDR, o engº Fonseca Ferreira, “tem-se esquecido” de cumprir a decisão do tribunal. Convém lembrar que o engº Fonseca Ferreira, apesar de ser militante do PS, foi nomeado para a CCDR pelo então ministro do Ambiente – Isaltino de Morais. É mais um exemplo da cooperação entre o PS e o ainda presidente da Câmara de Oeiras.



O Bloco de Esquerda tem feito várias intervenções, tanto na Assembleia Municipal de Oeiras como na Assembleia de Freguesia de Carnaxide mas sem resultados práticos. Foram feitos alguns Requerimentos ao Governo através do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, mas sem quaisquer resultados. Continuaremos a denunciar esta situação até que seja resolvida.

Se este troço ainda não foi aberto ao trânsito a responsabilidade cabe, exclusivamente, à Câmara Municipal de Oeiras.


O candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Oeiras


Miguel Pinto


Recebido por e-mail com pedido de publicação

8 comentários:

Anónimo disse...

Tão gratuito querer envolver o PS quando esse partido esteve tão ou mais envolvido que o BE na defesa dos moradores dessa zona...mas o BE é acima de tudo anti-PS portanto não é surpresa.

Anónimo disse...

Gostaria de lembrar aqui apenas 2 questões:

1ª Nunca devemos dar iniciativa ao BE, porque é apenas oportunista
2 ª Porquer devemos fazer o trabalho de casa e estar atentos a estas questões.

O BE em nenhuma instância tem um projecto de poder, de governação, de ideias, de futuro, apenas tem projectos de oposição...

Meireles disse...

? Mas só agora é que aparece o BE? Onde tem andado?

Isabel Magalhães disse...

Caros leitores;

O que está em causa neste artigo é a informação sobre um problema que afecta vários moradores; o desvio da ribeira, a inundação de caves e garagens e, segundo o autor, os motivos que levaram a CMO a tomar essa decisão e ainda uma ordem do tribunal que não foi cumprida.

Eu não sou suspeita; não tenho rigorosamente nada a ver com o BE. Isto é mera informação.

Aliás, já tinha havido um leitor que indagou a razão de o acesso aos Barronhos ter sido encerrado.

Há assuntos que são do interesse geral da população independentemente da cor partidária. Digo eu.

Anónimo disse...

E a Isabel tem toda a razão. Aqueles moradores são vítimas do IOMAF.

AFS disse...

Anónimo 17h16:

Do alto da sua inteligência (deve trabalhar na CMO), diga-nos lá então qual o trabalho de casa que não foi feito.

Que ache isso do BE, não me incomoda nada, mas concretize. Estamos a falar de um problema concreto, não é das eleições.

Ou também é daquele grupo de comentadores que tem problemas na compreensão de um texto?

Um de Oeiras disse...

É mentira. A responsabilidade cabe ao Bloco de Esquerda que ainda não fez nada em Portugal, tirando SAlvaterra de MAgos.

Anónimo disse...

O BE é um partido exemplar e tem autarcas igualmente exemplares tal como a sua única presidente de câmara, ARGUIDA E QUE JÁ RODOU QUASE TODOS OS PARTIDOS!!!!! Onde está a coerência do Louçã e seus amigos?! Será que a senhora é maoista desde pequenita e só agora se deu conta?!!!!