quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Viadutos ganham vida com arte urbana

São três os artistas que, nos últimos meses, têm dado vida a alguns espaços ‘mortos’ do concelho. A convite da Câmara Municipal, estes ‘writers’ aplicam as suas técnicas de graffiti para colorirem zonas sombrias e cinzentas.



Depois dos desenhos coloridos e temáticos nos túneis de acesso às praias de Paço de Arcos e de Santo Amaro de Oeiras, os artistas estão, desde a passada semana, a pintar uma paisagem verde e com muitas flores no viaduto sob a A5, entre a Quinta da Fonte e a rotunda de acesso a Porto Salvo. “Passam por aqui milhares de carros e, desde que aqui estamos a pintar, oito em cada dez olham a apreciar esta arte”, explica Odeith, nome artístico de Sérgio.

Para o viaduto de Porto Salvo, Odeith e os seus colegas artistas projectaram, a pedido da Câmara de Oeiras, um desenho paisagístico, onde o verde e as flores contrastam com o cinzento do betão que rodeia o espaço. “Está a ser um trabalho estimulante, até porque é a primeira vez que pintamos uma parede tão inclinada como esta”, salienta, acrescentando que "devia haver mais incentivo a este tipo de iniciativas noutras zonas do país", para desmistificar a "marginalidade atribuída aos graffitis".


Após este viaduto, os artistas já arrancaram com intervenção similar em Linda-a-Velha. “Os espaços passam a ser olhados de modo diferente por quem passa. É curiosa a receptividade que temos tido, com os condutores a apitarem e a acenar quando se apercebem do nosso trabalho”, congratula-se o ‘writer’ Odeith.

Sílvia Rodrigues (Jornal da Região, Oeiras, 186)

31 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Agora só é preciso (afigura-se-me difícil) impedir os marginais do spray de vandalizarem a obra. Para mim este trabalho é ARTE; já os 'grafitis' aleatórios vulgo rabiscos e assinaturas em tudo o que é propriedade pública e privada, não passam de vandalismo.

Jorge Pinheiro disse...

Pois, mas para os "grafiters" esse é o espírito: destruir e grafitar nos sítios mais impensáveis. Esta domesticação sauda-se. Espero que os automobilistas não se espalhem a olhar o viaduto

Anónimo disse...

Curioso é que a CMOeiras não tem vontade, verbas, quem o faça ou se tem esquecido de pintar as antigas e colocar novas passadeiras para peões, em Vila Fria e em diversos lugares do concelho, mas manda pintar, por verbas mais elevadas os grafitis em diversos locais do concelho.
Não é de agora, mas sim desde há meses - vidê, passagem inferior junto às prais de Santo Amaro e Paço de Arcos (Praia e jardim)

Isabel Magalhães disse...

No início do segundo parágrafo está bem explícito:

"Depois dos desenhos coloridos e temáticos nos túneis de acesso às praias de Paço de Arcos e de Santo Amaro de Oeiras, (...)"

mas talvez o anónimo não tenha lido o artigo.

MMM disse...

Agora sim, considero este trabalho arte.

Anónimo disse...

Via Longitudinal Norte Inauguarada.

É por estas e por outras que o nosso Autarca é um Homem que merece toda a nossa admiração. As obras em Oeiras não param, mas são também as obras sociais de ajuda aos desfavorecidos e aos carenciados que seguem sobre rodas, onde os muitos programas implementados ajudam cada vez mais quem precisa. Esta inauguração que vai acontecer é muito importante pois faz com que a circulação dos carros se proceda muito melhor, facilitando os acessos e aliviando o trânsito, que cada vez circula melhor graças ás obras realizadas pelo Isaltino Morais.
O Isaltino tem que ter todo o nosso apoio, pois não podemos neste momento tão difícil e injusto para ele ser mal agradecidos e virar costas a quem tanto fez e deu a Oeiras por tantas gerações que vem ai.
Isaltino acabou com as barracas, devemos esquecer o que era Oeiras com barracas? Nunca. Isaltino fez muita obra, construiu empregos, estradas, escolas, centros de saúde e grandes empresas, devemos registar isso no dia das eleições? Sim, votando no Isaltino. Oeiras tem muitos jardins, espaços verdes de grande beleza, e tem também um grande passeio maritímo, o parque dos poetas o museu do Palácio do Egito, devemos querer mais e melhores infraestruturas como estas? Sim. Como? Apoiando o nosso Autarca e acreditando na palavra do Homem que nunca nos falhou e sempre cumpriu com as suas promessas. Vamos todos votar no Isaltino!

Raquel

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:03

E muito bem. Á algumas passadeiras a precisar de pintura, mas não sejamos demagógicos a generalizar que são todas, porque comparativamente com Lisboa e Cascais as nossas passadeiras estão na sua maioria muito bem sinalizadas. E pergunto eu, não deverão também ser pintados os pontos mais sombrios como se vê neste exemplo? Sim. Porque o nosso Presidente de Câmara sabe e bem que estes becos são um incentivo á prática de crimes, dai conjugar uma politica disuasora com uma integração de arte urbana dos graffities. Já reparou como tudo se interliga? Os grafities têm um sitio próprio, os sitios ficam mais bonitos e Oeiras ganha com isso. É esta a visão do Isaltino e é por isso que o devemos apoiar e muito, pois ele é mesmo um grande Presidente de Câmara.

Raquel

AFS disse...

Isabel,

Faço minhas as suas palavras... mas haja esperança :)

De resto, parabéns à CMO pela iniciativa.

Isabel Magalhães disse...

Eu, - e uma enorme multidão de anónimos do 'OL' - cheios de esperança que a/o 'raquel' fosse uma pessoa de palavra e afinal, ora bolas! não cumpriu o prometido...

Então 'rica', esqueceu-se do que escreveu, que NUNCA mais cá voltava? Olhe que isso é grave, - diria mesmo gravíssimo! - tira-lhe credibilidade. Poderia, ao menos, ter tido um lampejo de imaginação, quiçá de criatividade, e arranjado outro nick! Sabe que os leitores estão atentos e não perdoam esses pequenos deslizes? Tenha cuidado! Como é que fica a sua imagem? lol

Isabel Magalhães disse...

Ai 'raquel, raquel'! Quando é que faz anos para lhe oferecer um corrector ortográfico! lol



Uma pequenina nota de rodapé: Esses erros, (vários) - que não se davam na 4ª classe antiga - são prejudiciais ao seu patrão; a 'menina' já sabe que este 'povo' é tramado e vai dizer que o Dr Isaltino Morais anda rodeado de incompetentes.

Clotilde Moreira disse...

Isabel,

Também estou desiludida com a Raquel. Além de aparecer continua a dar erros "Á algumas passadeiras a precisar"... Este "Á" é do verbo haver = existir e, portanto, leva "H"

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Para quem possa estar interessado escreve-se "graffiti" no singular e/ou no plural. Existe "graffito" no singular mas apenas se aplica em arqueologia.

in Webster's Encyclopedic Unabridged Dictionary of the English Language.

meninaidalina disse...

Ó RAQUEL vote VEXA no Isaltino se conseguir acertar com o número, que os Oeirenses não são capazes de tamanha " alarvidade" .

Anónimo disse...

Ó R.A.Q.U.E.L.
Estás desesperado com a perda do tacho, não é? Isso leva-te a dizer disparates com a tentiva absurda de dramatizar e apelar ao coração das pessoas.
Mas eu quero recordar-te que quem acabou com as barracas foi o PSD.
E desde que o PSD saiu da Câmara nunca mais se viu nada em Oeiras. Só propaganda enganosa.

Cidadão disse...

Eu já almocei com a Raquel e diga.se de passagem que é uma boa cozinheira. Não precisa de tachos para nada.Não sejam assim.Tal como os restantes intervenientes neste blog a Raquel tem necessidade de exprimir o que lhe vai na alma.E ninguém pode dizer que é ingrata. reconhece o Trabalhpo do Isaltino que alguns se esquecem.Ou preferiam morar na Amadora ou no Seixal ou mesmo no Cacém? Vá lá, sejam justos! Beijinhos à Raquel e fico à espera de um novo convite.

O Cidadão

Anónimo disse...

Ó R.A.Q.U.E.L.
Quem acabou com as barracas foi o PSD. A obra é do PSD. A via longitudinal são peannuts para a desgraça que é o trânsito em Carnaxide fruto da construção desenfreada dos últimos 20 anos.
Sem PSD nunca tinha havido nada.
Temos de estar gratos ao PSD e a muitos que vestiram a camisola por Oeiras alguns apenas a troco de um magro salário... enquanto outro foi tratando da vidinha com sobras e envelopes fechados com dinheiro...

Anónimo disse...

ó kridos daqui a 1 mês inaugura-se a rotunda da auga. é 1 koisa de cada vez.

viva a festa!

Anónimo disse...

Gosto dos graffiti pois são uma forma de arte, uma arte contestatária, que provoca o cidadão, de preferência o mais conservador...Mas parece que a Câmara está a querer conter os artistas, só apoia os graffiter onde lhe apetece e, nesta altura, deve ser "para inglês ver".Quem terá tomado esta decisão de apoio? A vereadora da "Coltura"?

Unknown disse...

Minha cara R.A.Q.U.E.L o que é que viadutos pintados tem a ver com barracas e afins?

Acreditar num homem que interpôs recurso de uma condenação de 7 anos?

Mas este País anda completamente alucinado!

Mas onde é que anda a moral, a ética, a educação a integridade, o chá e afins.

Mas os meios justificam os fins?
Se as pessoas começassem a pensar como um todo e não com o seu umbigo, estaríamos bem melhores.

O que se faz com os Bairros Sociais, faz-me lembrar os guetos "Nazis". Metem-se umas pessoas num bairro isolado, dá-se uns doces e depois quando não são precisos livram-se deles.

Se é tão defensora do Modelo Social o que me diz ao que estão a fazer ao Bairro das Rolas perto do Lagos Parque. Como agora está a mais, já se querem ver livres do mesmo.

Ou a Raquel esqueceu-se deste pormenor?

...enfim...

Voltando ao tópico eu por mim acabava com todos os grafitis e rabiscos que andam por ai. Quanto às Marcas da estrada são vergonhosas no Concelho de Oeiras, basta irem a Porto Salvo!

Anónimo disse...

Olhe dona I. Magalhães

Tenho palavra sim e se voltei foi pelo interesse maior dos eleitores e porque acredito muito no projeto do Isaltino. E sabe, sou uma mulher orgulhosa mas sou em cima de tudo uma mulher franca muito franca. E quero dizer-lhe que me magoa bastante essas bocas fuleiras que mandam que são bem ordinárias a dizerem se sou isto ou aquilo porque eu não ofendo ninguém só apoio o meu candidato e isso é legitimo, não tem que ofender.

Raquel

Anónimo disse...

Makaveli,

Até lhe respondia, mas eu tenho nome e com essas indiretas não terá a minha resposta o que é pena.

Raquel

(e parem com as boquinhas e indiretas porque eu sou uma mulher e tenho um nome bem próprio!)

Anónimo disse...

Só a parte boa é responsabilidade do PSD?!...e quanto aos negócios ilícitos?!...essa parte já não interessa?! Por acaso o tino foi eleito como independente nos últimos muitos anos à frente de Oeiras! Essa é para rir….lolololol

Unknown disse...

Raquelita, todos aqueles que tem opiniões contrárias à sua são foleiros portanto.

Somos todos uns foleiros ainda bem, uns bandidos.

Há aqueles que se deixem levar pelo tacho e há os outros que andam nisto pelo dever de cidadania.

Como cidadão de Oeiras (Informado) existem coisas que não tolero, lamento.

Parabéns a todos os blogues como o Oeiras Local, aquele que participo e outros no Concelho pela informação e alertas que são dados aos Habitantes!

Anónimo disse...

Makaveli e Isabel Magalhães

Não me referia ás opiniões contrárias, o que dizia com bocas fuleiras era sobre me chamarem r.a.q.u.e.l e dizerem que eu sou um homem e outras coisas que lendo os comentários saberão q n são sérias, era isso que me referia. Não quis ofender ninguem e acho que não ofendi, se calhar nao preceberam foi o porquê de eu ter dito o que disse, mas se ficaram ofendidos eu peço-lhe desculpas porque eu quero dar-me sempre bem c toda a gente.
Eu aqui só defendo o meu candidato e dou-lhe o meu apoio, isso está no meu direito, ou não? Sim, está. Pois é só isso.

Tenham um bom fim de semana.

Raquel

Isabel Magalhães disse...

Ó 'raquel' (whoever)!


Então a 'rica' ficou ofendida? Não devia; só lhe chamei a atenção para a sua falta de palavra. Lembra-se de ter prometido que NUNCA mais voltava a este blog? Ainda usou uns adjectivos e tal para qualificar o "OL" mas confesso passaram-me de lado (if you know what I mean...!)

Resumindo; já tinhamos reservado um restaurante cá do concelho - daqueles de cinco estrelas - para irmos festejar, crentes de que a 'raquel' ía fazer propaganda para outro lado e... olhe tivemos que cancelar, perdendo o 'sinal', obviamente, e tudo porque há pessoas sem palavra que dizem e desdizem. Isso não se faz, perdeu credibilidade!

Consideramos mesmo mandar a factura da despesa para a CMO à atenção do seu candidato.

AFS disse...

Isabel,

Clap clap clap!

Será que se se realizasse mesmo esse jantar - ie, se a Raquel tivesse honrado a sua palavra - poderíamos ficar com as 'sobras'?

Isabel Magalhães disse...

André;


Não sei se haveria 'sobras'; era um restaurante de 'nouvelle cuisine'! ;)

Anónimo disse...

Amigos, vejam como a «raquel» voltou mansinha, com pedidos de desculpa e humildade q.b.
Pudera, «ela» ía lá perder um espaço como este, um espaço que está em alta nestas eleições de 2009!
Espero que os leitores não se deixem enganar. Foi um mandato perdido e a câmara não pode continuar dominada por esta gente.

Anónimo disse...

Mas o R.A.Q.U.E.L. tem umas contradições uns oportunismos e diz uns disparates e umas mentiras muito parecidas com as que diz o seu maravilhoso candidato... É ou não é meus amigos, digam lá? É ou não é?...

A Minha revolta disse...

Não estou a gostar de ver a Raquel a apanhar pancada só porque defendeo candidato do Iomaf. Já agora, deixem-me perguntar: já alguém daqui leu o acórdão? leram a matéria não provada? Ou só leram os sete anos do cúmulo juridico, pois a pena era de 10 anos e dez meses.E o homem foi absolvido de um crime de participação em negócio, dois crimes de corrupção. Pelas minhas contas se o tribunal nos termos discricionários tivesse dado como convicção todos os crimes provados, o homem apanhava 20 anos. Era preferivel dar um tiro num de vocês.

A Minha Revolta

Anónimo disse...

...quando se fala na verba...em relaçao a decoração nos túneis...talvez ela fosse mais alta se fossem uns azulejos, talvez coloridos e abstracto.
Talvez ai o orçamento seria noventa por cento mais caro, e ninguém reclamaria talvez, que se tivesse feito algo em relação ao cinzento daqueles túneis e viadutos! Contudo espero eu, que não faça confusão aos moradores de Oeiras que os viadutos tenham sido coloridos com "latas"...

Odeith