sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Novas Oportunidades - A Ignorância Certificada


Clique nas imagens para ampliar

4 comentários:

Anónimo disse...

Isto é a sério?

Anónimo disse...

Pessoa amiga esta a fazer as Novas Oportunidades e não é nada disto.
Convem ser um pouco, não será preciso muito, mais honestos nas apreciações.

Isabel Magalhães disse...

O artigo está no "GOOGLE".

Para facilitar até lhe deixo aqui o link

http://www.scribd.com/doc/17680389/Marta-Oliveira-Santos-Novas-Oportunidades

Só terá que escrever à autora e dizer-lhe que "convém ser mais honesta nas apreciações". Quiça mover-lhe um processo ao estilo do sr Presidente do Concelho.

Anónimo disse...

Esta senhora está muitíssimo mal informada sobre o programa Novas Oportunidades! Logo no início do seu artigo refere-se a "cursos com a duração de 3 meses". Ora, está a baralhar alguns conceitos. Naturalmente que ninguém consegue aprender em 3 meses o que se aprende em 9 anos. Na verdade está a referir-se a um processo RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) e não a uma formação. Numa formação aprende-se, pelo que não tem a duração de 3 meses, mas sim de 1 ano e 1/2 a 2 anos. Neste caso, estamos a falar de um curso EFA (Educação e Formação de Adultos). Num processo RVCC não se estão a efectuar aprendizagens, mas sim a demonstrar o que se aprendeu ao longo da voida e em diferentes contextos de vida. Existe um referencial de competências-chave, documento no qual estão documentadas as competências que o candidato deve demontrar ter adquirido para poder ter uma certificação escolar e/ou profissional.
Trata-se de um processo sério e muito justo. Poderão existir Centros Novas Oportunidades mais sérios que outros, mas bons e maus profissionais existem em qualquer sector de actividade.
A senhora deveria informar-se melhor sobre este programa, antes de tecer publicamente a sua opinião.
Nunca devemos proferir uma opinião sem estarmos totalmente informados...