segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Adversários não vão usar condenação de Isaltino como argumento na campanha eleitoral

Reacções
03.08.2009 - 22h01 Lusa, PÚBLICO

A candidata do PSD à Câmara Municipal de Oeiras diz que serão os eleitores do município a julgar Isaltino Morais nas eleições autárquicas. “Os oeirenses farão o seu julgamento a 11 de Outubro”, disse Isabel Meireles ao PÚBLICO.

Isabel Meireles lembrou que desde que anunciou a sua candidatura prometera não comentar o processo judicial de Isaltino Morais e que não usaria esse facto para “o atacar politicamente” .

O presidente da câmara de Oeiras foi hoje condenado a sete anos de prisão e a perda de mandato por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais.

O autarca anunciou uma conferência de imprensa para as 22h00 de hoje, em Linda-a-Velha. Esta tarde, já tinha afirmado que pretende levar para a frente a sua recandidatura à câmara municipal como independente.

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Silva, considera que “a condenação de Isaltino Morais vem fragilizar ainda mais a sua candidatura”. Mas acrescenta: “O Bloco de Esquerda faz uma clara separação do que é a política e do que é a justiça."

Já o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Oeiras, Marcos Perestrello, afirmou que a condenação de Isaltino Morais “exige uma mudança de atitude". E mostrou-se indignado com a persistência do autarca agora condenado em querer ser de novo candidato. Diz que ela é prova de que o presidente da autarquia põe “os seus interesses pessoais acima dos interesses do concelho de Oeiras”.

“Reflicta sobre o sucedido e retire a sua candidatura. Esta será a atitude correcta e sensata e a única que serve os interesses dos oeirenses”, apelou, sublinhando, contudo, que não vai usar esta sentença como argumento da sua campanha.

A ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras e actual representante do PSD na autarquia, Teresa Zambujo, acha que os munícipes saberão escolher o melhor candidato nas próximas autárquicas, escusando-se a comentar a sentença de Isaltino Morais.“Cada um julga como quiser essas condenações. Eu não faço julgamentos nem considerações acerca de decisões dos tribunais. Limito-me a respeitá-las.”, acrescentou.

3 comentários:

Anónimo disse...

O sr. Morais foi condenado a 7 anos de prisão por um Tribunal de Portugal. O julgamento foi livre e justo. Logo acho que estão a aparecer umas senhoras em cena que se acham que não devem comentar então não comentam. O Perestrello tem toda a razão apesar de eu não o apoiar. O sr. morais deve bazar já.

Anónimo disse...

Olha o Marquitos quer ganhar a câmara na secretaria. Se és um animal politico vai a votos pela primeira vez na vida. Atenção eu por acaso até vou votar em ti, mas vai a votos contra aquele que se diz inocente.

Anónimo disse...

Após a saída da sala de audiências o Sr. Imorais ademite que cometeu os crimes, perante os jornalistas, depois declara-se inocente! Que esquizofrénico.....