domingo, 27 de janeiro de 2008

AINDA A TRADIÇÃO DE CAMPIA

Mais uma carta de protesto enviada por um amigo dos animais.


De duas pessoas amigas que tenho em alta conta, vivendo uma no Norte e outra no Sul deste nosso Portugal, recebi ontem uma mensagem electrónica cujo conteúdo me deixou estarrecido e completamente desiludido.

Ambas me falavam numa tradição em Campia, uma pequena aldeia do concelho de Vouzela, em Viseu, a que chamam a “TRADIÇÃO DE TORTURAR UM GATO” e tem lugar no dia de Carnaval de cada ano. Penso que não preciso de entrar nos pormenores da tortura do pobre animal, pois V. Ex.ª deve conhecê-los muito melhor do que eu.

Lembro-lhe que estamos no início do século XXI e que somos um dos países que constitui a chamada União Europeia, um conjunto de países civilizados que não aceita as más tradições. Pelo contrário, apenas admite as que dão alegria e bem-estar a todos. O tipo de tradição a que acima me refiro, infelizmente, ainda abunda no intitulado “terceiro mundo”, em que o forte usa o fraco, em que os apedrejamentos, os sacrifícios, as amputações, a escravatura e outras coisas ainda são frequentes, sendo geralmente as mulheres, as crianças e os animais as maiores vítimas.

Não aceitando as touradas “à Portuguesa” e muito menos os “touros de morte”, também não posso concordar com os requintes de malvadez desta tradição em Campia. Falta pouco mais de uma semana para o dia de Carnaval de 2008, dia em que nos mascararemos e atiraremos serpentinas, “confetis” e água uns aos outros numa confraternização franca e alegre.

Dirijo-me concretamente ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara que concorda, ao Exmo. Sr. Presidente da Junta, que é um dos organizadores, e ao Sr. Padre que abençoa esta festa. E, através destas três entidades, a todos os habitantes de Campia que vêem e, concordando ou não, calam e consentem. Também me dirijo ao editor do “Jornal de Vouzela” que muito provavelmente divulga todos os pormenores desta falta de civismo.

A todos peço para terminarem com este repugnante e gratuito acto de malvadez. Ainda têm tempo para isso. É uma questão de querer. POR FAVOR, PROIBAM ESTA TRADIÇÃO PRIMITIVA E CRUEL QUE SERVE APENAS PARA DIVERTIR UNS QUANTOS SÁDICOS.

Certo que estas minhas palavras não “cairão em cesto roto”, agradeço antecipadamente todos os esforços que vão desenvolver no sentido de pararem com esta brincadeira de péssimo gosto.

Aceitem, por favor, os meus respeitosos cumprimentos.

José David da Silva Carvalho
(Vila Nova de Gaia – Porto)



presidente@cm-vouzela.pt;

5 comentários:

Anónimo disse...

Bem visto. São vários os responsáveis; o PCMV, o PJFV, o Padre que abençoa a festa e o jornal que vende papel com a notícia da tortura.

Com a devida licença do autor vou reenviar a carta com a minha assinatura.

Isabel Magalhães disse...

Amigo José Carvalho;

Com tanta desculpa 'esfarrapada' de alívio de consciência dada pelo PCMV é de continuar a insistir no assunto para que essa bárbara tradição seja banida.

Com a mudança de autoridade no país, PSP ou GNR, vou escrever a ambas no sentido de alertar para os próximos festejos em Campias.

Obrigada pelo seu empenho.

[]
I.

Anónimo disse...

Já agora, denunciem o caso à ASAE.

Sabe-se lá se o gato tem as vacinas em dia e os dentes lavados...

bjs do nuorte
CS

Anónimo disse...

Carolina Salgado disse...
Já agora, denunciem o caso à ASAE.

Sabe-se lá se o gato tem as vacinas em dia e os dentes lavados...

bjs do nuorte
CS

Comentário estupido!!!

Anónimo disse...

Também acho!!!

Essa traidora não merece nada, carago!
Ela é que debia ir pra dentro da cabaça, canudo!
Mal agradecida!

BIBA O FCP!!!

JNPC