quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Se tem cão, colabore. Use os sacos!




Num dia de Dezembro passado, quando voltava da mata com os meus cães, fui abordada pelo senhor que varre a minha rua e me estendeu uns sacos pretos. Admirada com o gesto, mencionei os vários sacos que trazia atados nas trelas e acrescentei que era meu hábito não deixar ficar nada no chão. Sorriu e disse-me, enquanto me estendia novamente a molhada de sacos, que tinha ordem para os dar às pessoas com cães.

Se tiver cão já sabe; peça os saquinhos ao senhor que varre a sua rua. A Câmara Municipal de Oeiras encontrou esta forma de os destribuir. Talvez porque os que eram deixados nos dispensadores estivessem, por vezes, a ser usados para outros fins que não o da recolha dos dejectos caninos.

Colabore. Use sempre sacos quando levar o seu cão à rua.

7 comentários:

Anónimo disse...

Isso mesmo. Se tem cão use sacos!
É um atentado ver dejectos de cães por todo o lado. Nos passeios, nos jardins, nas relvas...
Volto a fazer a pergunta que fiz há uns tempos:
Será que os donos dos cães que também têm filhos, levam os meninos a brincar nos jardins? Ou levam-nos para os centros comerciais com medo de contaminar os meninos com os dejectos dos bichinhos?
Haja respeito pelos animais, pelas crianças, pelo ambiente e pela sociedade.
Ter um animal envolve muitas responsabilidades, e infelizmente uma larga percentagem de "donos" não tem a mínima consciência dessa responsabilidade, nem no que respeita à protecção do animal nem do que vem pos acréscimo......
Parabéns Isabel por esta chamada de atenção e um bom dia.

Al Cardoso disse...

Vejo com agrado que nessa area como em muitas outras a Camara de Oeiras esta na vanguarda!
Pois que seja um exemplo para muitas outras, e o meu desejo.

Um abraco monarquico d'algodrense.

Anónimo disse...

Em verdade vos digo, também eu e e minha mulher recolhemos sempre os dejectos da nossa cadela.
Os sacos do Carrefour (agora Continente) dão imenso jeito, neste sentido nunca precisei que me dessem quiasquer sacos.
O meu ponto de vista é este, penso que os donos de animais que de facto se preocupam em ter a correcta atitude cívica não precisam de ser fornecidos de sacos, até porque eles são gratuitos nos supermercados.

Um abraço
João Viegas

Isabel Magalhães disse...

Qualquer saco dá sempre imenso jeito, grátis ou comprado. Há-os até em rolo, de dimensões semelhantes aos da foto, - julgo que se destinam à congelação de alimentos - e são vendidos um pouco por todos os pequenos supermercados. No entanto, o que aqui se pretende, além da parte didáctica, - quem tem cão não tem o direito de conspurcar o espaço público - é informar que a CMO está a distribuir sacos via funcionários da limpeza urbana.

http://oblogdodiogocao.blogspot.com/2005/11/presente-de-co-para-apanhar-do-cho.html

Isabel Magalhães disse...

Amigo Al;

Gostei de o ver por cá.

Outro abraço 'azul' para as terras do 'Tio Sam'. :)))

I.

Isabel Magalhães disse...

Fátima;

Isso é o óbvio. Ninguém deve ser obrigado a tropeçar a cada passo em dejectos caninos. Vamos deixar por agora, de parte, os que reclamam contra os cães mas abrem a janela do carro e despejam o cinzeiro, e os que ainda não perceberam que 'beata' é lixo. Claro que é muito menos incómodo pisar a 'beata'...!

Há situações em que sou muito rígida, tive uma educação rígida, e fui ensinada que as pessoas têm que cumprir. Se o cidadão não cumpre aplica-se coima. Já vimos que com campanhas de sensibilização não vamos lá e, como sabemos, a CMO têm sido pródiga em campanhas, em 'outdoors' e outros meios.

Termino a dizer o que já disse várias vezes; não há coimas porque não há quem as aplique. Assim me foi dito por quem de direito.

Abraço

I.

Anónimo disse...

Isabel deixe-me acrescentar que atirar uma beata pela janela fora, não é lixo, é crime.
Quantos incêndios começam por aí?
Se as nossas autoridades quizessem fazer cumprir as leis, podiam baixar o indice de desemprego considerávelmente, admitindo gente, muita gente para limpar, cuidar, multar (peões fora das passadeiras e atravessar a direito, milhares que conduzem e falam ao telemóvel, lixos fora dos recipientes adequados, animais maltratados, dejectos por todo o lado, lixos nas bermas das estradas atiradas pelos condutores, eu sei lá que mais.....