segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Freguesia de Linda-a-Velha - 13H30

Largo Maria Lamas (poente)

Este conjunto de ecopontos com ilhas subterrâneas está localizado a escassos metros da esplanada de uma pastelaria que também serve almoços. A limpeza dos mesmos é rara e, aquando da recolha do lixo, o cheiro nauseabundo deixa o ar irrespirável.



Largo Maria Lamas (nascente)

Como se pode ver nas fotos nem tudo é de imputar à CMO e à presente anomalia dos serviços. Muito do lixo que se encontra depositado ao lado do ecoponto das embalagens deveria ter sido depositado no contentor do lixo 'geral'. Vê-se, até, um monitor de computador o que atesta a falta de esclarecimento dos cidadãos. Face a dúvidas 'perco' uns minutos do meu tempo e pergunto a quem me possa informar. Face a um ecoponto cheio ando mais uns metros e procuro outro. No entanto, locais há em que a oferta de ecopontos é restrita mas, e enquanto não houver a mentalização de que também somos responsáveis vamos continuar assim.

Fotos: Isabel Magalhães. Reservados os Direitos


NOTA: Às 18H00 a situação reportada acima já estava resolvida.

10 comentários:

antonio manuel bento disse...

Se estas pessoas fossem mesmo por Oeiras, se sentissem Oeiras, ao invés de deixarem os seus sacos do lixo no chão junto a esses caixotes pouco práticos e cheios, levariam o seu lixo para o concelho de Lisboa ou de Cascais. Julgo que a situação retratada - a ser veridica, porque pode ser uma montagem - revela uma termenda falta de sentido civico e de cidadania das populações de Linda a Velha. A camara de Oeiras por sua vez também tem responsabilidades uma vez que retirou de uso o contentor tradicional de lixo que, pela sua maior capacidade, impedia que situações como estas ocorresem.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

Fernando Lopes disse...

De facto é de bradar aos céus. Ó só Bento não percebe que as fotos são da autora da Publicação. Se percebeu, é mal-educado. É convidado do OL e ofende a anfitriã. É de mais. Eu já lhe tinha cortado o pio, democraticamente

Até me ia esquecendo do que queria dizer. Tem razão a Isabel. Também os munícipes são irresponsáveis. Hoje de manhã, na Rua de S. Gabriel, no Alto do Lagoal, à porta de uma vivenda (luxo) restos de jardim misturados com lixo de casa que um cão (com coleira) revolvia mordendo o que parecia ser uma cabeça de peixe que exalava um cheiro nauseabundo. Infelizmente esqueci-me de ligar à CMO, apesar de ser essa a minha intenção

Isabel Magalhães disse...

Tanto disparate em tão poucas linhas.

Parece que há quem não saiba, - ainda - que a capacidade das ilhas ecológicas é muitíssimo superior à dos contentores. (A menos que pense que tudo se resume, apenas, ao recipiente inox visível à superfície.)

Outra, que também não entendo, é esta: "levariam o seu lixo para o concelho de Lisboa ou de Cascais".
"Levariam o lixo"...???!!!Desculpe, não entendi bem! Diga lá outra vez!

Já agora e porque a verdade tem que ser dita, a CMO não retirou os contentores, - ditos normais - do lixo. Aqui em Linda-a-Velha eles existem, em enorme quantidade, e são despejados sete dias por semana. A anomalia que se verifica diz respeito aos ecopontos de superfície e subterrâneos.

Por fim, pressupôr que alguém que regista blogs com o nome do B.I., que tem sites na net com foto, que é conhecida na freguesia e no concelho de Oeiras pela actividade profissional e cívica pudesse forjar fotos em posts que não têm qualquer conotação humorística é evidência de má-fé.

Isabel Magalhães disse...

Amigo Fernando Lopes;

Obrigada pelo apoio! :))))

Ter-me-ía sido muito fácil apagar o comentário do 'cidadão' mas, assim, contribuo para que os leitores o conheçam ainda melhor.

Abraço

I.

Anónimo disse...

Eis mais uma, brilhante..., para juntar ao já extenso rol de sugestões bentianas, que visam 'melhorar' o concelho de Oeiras:

"... levariam o seu lixo para o concelho de Lisboa ou de Cascais.

Oxalá os munícipes destes dois concelhos não leiam isto e não decidam tomar a iniciativa e trazer o lixo deles para cá - talvez depositando-o à porta do xô Bento...

Aceite uma sugestão de amiga: PENSE antes de escrever seja o que for !

CBF

Unknown disse...

.

Esse contentores - ditos 'normais' - de que aqui se fala, não só não foram retirados como existem espalhados por todo o concelho.

Mais ainda, não é raro vê-los a abarrotar e rodeados de sacos de lixo, espalhados pelo chão ou tombados na via pública.
'Sacos de lixo', quando não se tratam de outros objectos de grandes dimensões, como móveis velhos, que não cabem lá dentro, mesmo que o contentor esteja vazio, e que as pessoas amontoam ao pé dele.

Ainda a propósito destes contentores, é de mencionar que os homens da recolha do lixo raramente (nunca...) têm a preocupação de os travar e que em noites de temporal e/ou muito vento é habitual eles andarem a dar um passeiozinho higiénico pelo meio das ruas, batendo contra carros e passeios.

Aqui ao pé de mim tenho 2 colocados numa via de paralelepípedos, não alcatroada, que costumam andar a passear sozinhos altas horas da madrugada. Imaginem a barulheira que as rodas fazem na calçada !!

[ ]

.

Isabel Magalhães disse...

Amigo fernando Lopes;

Ainda em relação ao seu comentário [14 Janeiro, 2008 19:57] e porque menciona 'restos de jardim', aqui perto há uma 'Central Elevatória de Água' com habitantes e uma área vedada de quintal e jardim. Julgo que o habitante pertença à CMO, - não sei de que outro modo se pode habitar dentro de uma 'C.E.A.' - mas a dita pessoa, sempre que limpa o jardim, em vez de chamar o camião dos resíduos verdes, atravessa a rua e vai depositar tudo num terreno que até tem dono.

"Quem é que pode ser 'prior' numa freguesia destas?"

Isabel Magalhães disse...

J.;

Este teu último comentário vem realçar a 'nossa' falta de civismo enquanto povo.

Serão, os outros povos dos outros países, mais asseados do que nós? Não creio! Sabem é, à partida, que a multa é pesada para quem prevaricar.

Tenho uma amiga na California que vive naqueles bairros de vivendas com relvado à frente e 'drive way' para o carro. O lixo geral é recolhido uma só vez por semana. Nos outros dias ninguém põe o contentor na rua, nem sacos, nada que se assemelhe a recipiente com lixo. Quem puser sabe que paga multa. Fim de história. :)

M.A.R. disse...

A propósito dos contentores colocados em ruas íngremes e que não ficam travados, conheço um caso do carro de uma amiga, abalroado e danificado. Feita a queixa na Câmara de Oeiras, o caso arrasta-se há anos e creio aínda não estar resolvido.
Também como curiosidade, no meu prédio que tem, na escada, uma conduta de lixo já eu vi atirar alguns sacos pela janela fora!
M.A.

Anónimo disse...

Este cidadão Bento é um «querido».
Não lhe alimentem a conversa, não lhe respondam. Melhor ainda, apaguem tudo o que ele escrever.