quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

V CICLO DE ESTUDOS OEIRENSES - DA VIAGEM

Hoje, no Auditório da Biblioteca de Oeiras, iniciou-se o ciclo de palestras dedicado ao tema da viagem, anunciado neste blog em 20.12.2007. Abriram a sessão a Sr.ª Vereadora da Cultura e o coordenador científico do evento, Sr. Dr. Jorge Miranda. A comunicação esteve a cargo de Gonçalo Cadilhe, "viajante profissional", nascido na Figueira da Foz em 1968. Este protagonista passa a dedicar-se á escrita , por inteiro, a partir de 1996, colaborando em várias revistas e jornais.

O tema da conferência intitulava-se "QUANDO VIAJAR ERA UM PRAZER", inspirando-se no livro de Evelyn Waugh "When the Going was Good", dos anos 30 do século passsado, que já alertava para a inevitável massificação do turismo. Diz-nos G.C. que viajar por prazer e curiosidade só vem a acontecer no período do Iluminismo. Até então, viajava-se, para conquistar, para negociar e para peregrinar. A instituição do mês de férias em França e, mais tarde, o movimento hippie na rota da Ásia, entre outros acontecimentos, vem justificar as muitas edições dos guias de viagens.

Falou-nos o autor do livro, em baixo, da sua experiência pessoal, da forma como planifica as viagens, da necessidade de viajar sózinho, dos muitos encontros e da riqueza pessoal adquirida através do acto de viajar.

(Gonçalo Cadilhe)
PS: Passo a publicidade

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

A minha vida anda 'complicada'. Tinha imenso interesse nesta sessão e acabei por me esquecer.


Obrigada pelo post.

I.

Fernando Lopes disse...

Olá Isabel

Tá mesmo, e eu podia ter-lhe recordado. Pensei que estava ocupada. Já gora peço-lhe que coloque a etiqueta que me esqueci. Pode ser? Obrigado.

mim disse...

Dei aqui uma saltada, já que tenho andado muito ocupada. Quero salientar o interesse das tuas informações, sempre úteis e objectivas. A meu ver, muito formais, mas sem o ruído de demagogias fáceis, a gande tentação dos nossos tempos. Até breve.

Fernando Lopes disse...

Oi d´Assis

Obrigado pela visista e pela crítica.

Aparece