domingo, 27 de janeiro de 2008

Quem são os "Irracionais"

A propósito do post "Chovem Gatos e Cães", quero partilhar com os leitores um e-mail hoje recebido e que decidi "ligar" com o título acima.
Não pretendo"provar" nada (acho que já pouco tenho que provar na vida...), mas tão só dizer-vos que DEFENDO INTRANSIGENTEMENTE AS TRADIÇÕES DO MEU PAÍS, algumas das quais essa famigerada polícia que dá pela sigla ASAE quer matar.
Todas as Tradições - perguntarão? Eu respondo: NÃO!
Aquela que é citada no post em análise, por exemplo (que desconheço se é verdadeira, falsa ou, como disse o presidente da CMV, uma oportunidade de denegrirem a sua imagem e actuação...), merece certamente o meu veemente repúdio!
As imagens que me enviaram e vos mostro, são estas:
A Morte - A Dor de uma Perda
Aconteceu numa praça, no Japão.Não se sabe como o pássaro morreu. Ele estava ali no asfalto, inerte, sem vida.Seria um facto corriqueiro, mas o fotógrafo fez a grande diferença.

A Solidariedade
Segundo o relato do fotógrafo, uma outra ave permanecia próxima àquele corpo sem vida e ficara ali durante horas. Chamando pelo companheiro, ela pulava de galho em galho, sem temer os que se aproximavam, inclusive sem temer ao fotógrafo que se colocava bem próximo.

A Solicitação
Ela cantou num tom triste. Ela voou até o corpinho inerte, posou como querendo levantá-lo e alçou vôo até um jardim próximo. O fotógrafo entendeu o que ela pedia e, assim, foi até o meio da rua, retirou a ave morta e a colocou no canteiro indicado. Só então a ave solidária levantou voo e, atrás dela, todo o bando.

A Despedida
As fotos traduzem a sequência dos factos e a beleza de sentimentos no reino animal.

Uma Questão de Amor e Carinho
Segundo o relato de testemunhas, dezenas de aves, antes de partirem, sobrevoaram o corpinho do companheiro morto. As fotos mostram quanta verdade existiu naquele momento de dor e respeito.

Um grito de dor e lamento
Aquela ave que fez toda a cerimónia de despedida, quando o bando já ia alto, inesperadamente voltou ao corpo inerte no chão e, num grito de não aceitação da morte, tenta novamente chamar o companheiro à vida. Desesperada, mas com amor e carinho, ela se despede do companheiro, revelando o seu sentimento de dor.


Agora, respondam-me: serão os animais realmente os irracionais?
Pensem nisso!

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rui;

Bom dia!

Boa pergunta.
Dos animais vêm muitos e bons exemplos... como todos sabemos.

Obrigada pelo post.
[]
I.

M.A.R. disse...

Quanto a mim isto é um Poema de Amor traduzido por imagens! Lindo...

M.A.R.

Anónimo disse...

Fantástico!

Unknown disse...

.

Caro Rui, compreendo a intenção e o sentido pedagógico do post.
Afinal, é o mesmo que encontramos nas fábulas em que os personagens são animais.

Mas não posso deixar de dizer que humanizar os animais, atribuindo-lhes qualidades humanas (carinho, amor, etc.), é o pior caminho para os compreender. E para os aceitar e respeitar.

Os animais agem exclusivamente por instinto (que também este condiciona muitos dos comportamentos humanos; é a herança animal do homem).

Note-se que não sou 'contra' as fábulas. Acho-as importantes pela pedagogia, apenas isto.

Abraço

.

Anónimo disse...

Sim, mas não é normal no reino animal ver elementos a tentar reanimar outros que estão comprovadamente mortos. Lembro-me apenas dos casos dos chimpanzés e das baleias, e mesmo assim só as fêmeas fazem isso às crias que morrem. Este exemplo é realmente tocante.