terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Acessibilidades - Freguesia de Linda-a-Velha

LIGA DOS AMIGOS DE LINDA-A-VELHA

Proposta de Resolução do Crescente Problema das Acessibilidades a Linda-a-Velha.
Janeiro de 2008

Dos muitos problemas com que Linda-a-Velha se defronta, o das acessibilidades destaca-se hoje como 0 mais grave, lesando fortemente a qualidade de vida da população desta freguesia. Basta notar que:

1. A esmagadora maioria do trafego automóvel que sai ou entra em Linda-aVelha utiliza para isso a auto-estrada. É pela A5 que os muitos milhares de veiculos que diariamente daqui saem se dirigem ao Marques de Pombal ou à Praça de Espanha, a CRIL ou a CREL, a Margem SuI ou à linha do Estoril, à 2ª Circular ou a zonas de Lisboa como Rato/Campo de Ourique/Estrela, 0 mesmo se passando no sentido inverso.

2• A malha viária no interior da vila nao foi concebida para suportar os caudalosos fluxos de trânsito que por ela circulam. Há muito que se entrou no estado de saturação. Em certos periodos do dia, perde-se mais de meia hora para percorrer 400 metros na zona central da vila.

3. Novas zonas residenciais, com destaque para 0 bairro do Alto de Santa Catarina, geraram volumosos fluxos de tráfego automóvel, forçados a atravessar diametralmente a vila, para entrarem na auto-estrada.

4. As perspectivas do agravamento da situação actual, criadas com a conclusão, a curto prazo, da urbanização da Quinta dos Aciprestes, no centro da vila (67 fogos >150 viaturas), a que se seguirão as do Almarjão/Pedreira dos Hungaros, (286 fogos >650 viaturas) e a que fica fronteira à capela, ambas ja em curso, sao alarmantes.

Está-se perante um problema de extrema gravidade que requer medidas de fundo.

Em 7 de Novembro de 2004, a Liga dos Amigos de Linda-a-Velha apresentou à Camara Municipal de Oeiras uma Proposta de Resolução do Grave e Crescente Problema das Acessibilidades a Linda-a-Velha:

A abertura de uma ligação directa à auto-estrada pela encosta poente da vila.
Esta via poente arrancaria de uma rotunda a construir na Estrada das Biscoiteiras, um pouco abaixo do enfiamento da Avenida D. Pedro V, e ligaria a uma no da A5, a construir a poente do complexo desportivo do Sporting Club local e frente ao Santuario da Rocha.

A abertura de tal via retiraria milhares de carros do centro da vila, mormente da Av. 25 de Abril. O acesso à auto-estrada para carros que se dirigem ou procedem da populosa zona poente fár-se-ia directamente, sem atravessar a zona central.

Ao que nos tem sido oficialmente informado, esta proposta da LIGA será estudada no âmbito do processo de Revisão do PDM, há anos em curso. Por demasiado tempo e com graves consequências, pensamos nós.

A nosso pedido, e para proporcionar à população local a possibilidade de discutir este importante assunto, a Assembleia de Freguesia de Linda-aVelha convocou uma Reunião Extraordinária, que teve lugar no Auditório Municipal Lourdes Norberto no passado dia 6 de Novembro e que foi bastante participada.

Este problema, que afecta o quotidiano de todos nós, requer a participação activa da população de Linda-a-Velha.

A LIGA considera do maior interesse conhecer 0 que pensam os cidadãos que aqui vivem.
É neste entendimento que lhe rogamos o obséquio de nos transmitir os seus comentários. Pode fazê-lo quer pelo telefone 212415396 quer pelo e-mail: ligamigos.lindaavelha@gmail.com

A sua opinião é fundamental. Contamos consigo.


Como cidadã eleitora na Freguesia de Linda-a-Velha presente na supra citada Assembleia Extraordinária de Freguesia do mês de Novembro p.p. que teve lugar no Auditório Lourdes Norberto, [aqui] e porque a proposta então apresentada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia me pareceu mais consentânea com a realidade e a actualidade da freguesia, pedi-lhe o favor de me enviar, por escrito, um resumo da sua intervenção de 6 de Novembro de 2007.

From: José Barroco
To:
Isabel Magalhães
Sent: Thursday, January 24, 2008 10:49 PM
Subject: Re: Acessibilidades L.a.V.

Como resposta cumpre-me informar:

1. A proposta de acessibilidades foi apresentada pela Liga de Amigos de Linda-a-Velha, que promove uma solução de acesso à A5 na zona poente de Linda-a-Velha.

2. O acesso em causa, pode tirar ou enfiar ainda mais trânsito em Linda-a-Velha.

3. Em virtude desse receio, - esta proposta não é inovadora, tem pelo menos 3 a 4 anos e já era conhecida do anterior executivo - o actual Executivo, contactou a Brisa, a EdP - Estradas de Portugal - o IDP - Instituto do Desporto - e a CMO, para obter pareceres.

4. Até ao momento ninguém respondeu.

5. Em rigor a N. proposta é bem diferente:

a) Somos a favor de uma intersecção entre a A5 e a CRIL na baixa de Miraflores que deveria permitir a passagem e cruzamento de veículos para todas as direcções e que deveria ter sido logo construída com a CRIL.

b) Ou seja, quem vem de Cascais na A5 e quer seguir para Miraflores, Algés ou zona ribeirinha de Lisboa, não deveria ter de entrar na Rotunda das Sereias em Linda-a-Velha;

c) Todos os dias de manhã, mais de 12000 viaturas entram na Rotunda e dirigem-se para Miraflores. Todo este trânsito congestiona Linda-a-Velha, porque quem circula na Rotunda tem prioridade de passagem sobre quem sai da Av. 25 de Abril.

d) Mais, diz o Sr. Presidente da Câmara que o actual viaduto que vem da Outorela/Portela para Miraflores vai resolver o assunto, mas não revela, que a ligação com a Av. do Forte está embargada e que nem enquanto ele foi detentor da pasta do Ambiente no Governo do Dr. Durão Barroso, conseguiu desembargar tal situação. Tal facto deve-se a parte da ligação estar projectada para zona de leito de cheia da Ribeira de Algés.

e) Tal facto, não impediu contudo que em toda aquela zona fossem construídos numerosos prédios que também não podem estar assentes em leito de cheia.

f) Fui o único presidente de Junta de Freguesia que esteve na cerimónia de apresentação da conclusão da CRIL em Novembro passado, no Laboratório do Ambiente, na zona de Pina Manique, para apresentar em mão ao Eng. José Sócrates e ao Ministro Mário Lino, um projecto de intersecção entre a A5 e a CRIL.

Em conclusão só depois de um exaustivo estudo é que seríamos favoráveis a tal acesso na zona poente de Linda-a-Velha.

Um grande abraço.

José Barroco


14 comentários:

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
antonio manuel bento disse...

Falar de mei-ambiente (a moda vigente) é politicamente correcto e o povo gosta; mostrar um ar afectado quando se fala em partículas de Co2 em suspensão, ou no buraco no ozono faz parte do catálogo gasto de políticos de toda a espécie e isto, para não me alongar no rol de demagógicos exemplos de toda a espécie em prol do ambiente que os políticos usam Mas não é só quando se quer sacar o voto do contribuinte honesto - ingénuo muitas vezes - que se lançam tais refrões, nem quando se unem todas estas modas num evento “cívico” (?!?!) - lavar de consciências pesadas - numa celebração inócua denominada demagogicamente de “marginal sem carros”.
(A marginal sem carros é uma utopia, é contraproducente, um evento inócuo e sem sentido porque não tem seguimento nem consequência prática da retórica que pretende imprimir e por isso, e por DAR MUITO TRANSTORNO A CIDADÃOS SÉRIOS E HONESTOS, SOU CONTRA.)
Felizmente que não sou dessa zona de Oeiras - outrora campo onde rebanhos de ovelhas pastavam em paz - considero aliás que essa zona não é digna de pertencer ao Concelho de Oeiras e dou um conselho aos cidadãos que lá moram: Ajam em conformidade ou mudem de casa. Infelizmente, e é pena, estou certo de que não existe colectividade nessa zona nem Homens com atitude pró-activa, pois se assim não fosse o problema há muito que estaria resolvido.
Modos simples existem de solucionar problemas complicados, é preciso perícia, espírito de equipa, liderança, perseverança, e claro, uma causa. A rotunda mencionada no ponto C) é o cerne da resolução do problema. A meu ver o problema resolve-se impedindo que esses 120000 carros passem nessa rotunda, como se resolve o problema? Simples, adquirindo em qualquer drogaria pregos de cabeça larga e achatada e espalhá-los de madrugada pela rotunda, instalar o caos a bem da comunidade é um dever cívico na ausência de autoridade e em meios onde a corrupção e os lobies estão instalados - neste caso do betão, que patrocina essa liga dos amigos de linda a velha, pois que se fosse uma colectividade tal NUNCA SERIA POSSIVEL.
HAJA DECORO, HAJA CORAGEM, HAJA UM VERDADEIRO ESPIRITO ECO E HAJA TAMBÉM ATITUDE NOS HOMENS.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Anónimo disse...

Isto já não é «um primo alemão na cabeça». Isto é, de certeza, «duas equipas de 11 primos alemães na cabeça», tal o estado de baralhação mental.

De todo o chorrilho de disparates do eco-cidadão-honesto-ao serviço-da-comunidade este ganha a taça. De longe.

Anónimo disse...

Não pode ser.

Para isso é necessário ter neurónios na mioleira...

Dr. House

Anónimo disse...

Pois... penso q o problema n é so este... o próprio transito dentro de LaV (dos moradores e não só) tb tem de ser resolvido... com uma ligação entre o alto de Algés e miraflores (antigos hungarus)

Anónimo disse...

Não deixem ir mais vinho pra mesa do Bento...

Anónimo disse...

Essa proposta da LALV é para ser levada a sério? Mas esses senhores conhecem os locais de que falam? Estou em crer que não. Uma rotunda em terrenos abaixo da D Pedro V... e a poente dos terrenos ao pé do SCLaV? Será que li bem? Então, não sabem estes senhores como são ali as terras, sempre a ceder com as chuvas? Já se esqueceram como o campo de futebol estava sempre a ceder?

Unknown disse...

.

Proponho à Junta de Freguesia de Linda-a-Velha o seguinte:
Enquanto não se fazem estudos, não há respostas e não se tomam decisões, tirem partido da situação.
Coloquem PORTAGENS à entrada e à saída de Linda-a-Velha para angariarem verbas a utilizar nas tão necessárias e urgentes obras da freguesia... :)

Brincadeiras à parte, não sendo nem de perto nem de longe um expert, nem conhecendo os terrenos em causa, quero lembrar ao anónimo (30 Janeiro, 2008 11:45) que existem técnicas para consolidação de terrenos, que os tornam seguros e aptos para receber construção. Lembra-se do projecto para o aeroporto da OTA, que seria construído em cima dum pântano? Quer terreno mais instável?

Cumprimentos ao Presidente José Barroco, da parte dum freguês doutra freguesia :)

.

antonio manuel bento disse...

Estimado José António,

Certamente não estará a sugerir a colocação de milhares de estacas na rotunda de Linda a Velha?!?! É que a consolidação dos terrenos da OTA era possivel sim, mas a que preço para o contribuinte? e já agora: Porque não faz uma referência ao uso do transporte público em deterimento do automóvel particular?, porque não apela á colocação de corredores BUS e de mais e melhores transportes públicos? é que não é só ir para a marginal sem carros em defesa do mei-ambiente!, é preciso agir em conformidade com o que se defende - bem sei que só por um dia no ano - e ter uma verdadeira atitude eco.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Anónimo disse...

Cá está o «cidadão honesto ao serviço da comunidade» no seu «melhor».

(...) é preciso perícia, espírito de equipa, liderança, perseverança, e claro, uma causa. A rotunda mencionada no ponto C) é o cerne da resolução do problema. A meu ver o problema resolve-se impedindo que esses 120000 carros passem nessa rotunda, como se resolve o problema? Simples, adquirindo em qualquer drogaria pregos de cabeça larga e achatada e espalhá-los de madrugada pela rotunda, instalar o caos a bem da comunidade (...)

Pergunta: Quando é que o enviam para a senhora que o pariu?

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo [31 Janeiro, 2008 11:10]


É ponto assente que a personagem 'AMB' é uma personagem fabricada por alguém, muito provavelmente por um grupo de indivíduos que aqui vêm, à vez, divertir-se um bocado e nós, e alguns leitores, retribuimos na mesma moeda; aproveitamos as várias situações e transformamo-las em 'espaço lúdico' e de puro gozo.

É que, sinceramente, tanta cretinice parece demasiada para ser verdadeira. A ser genuino, e face a tanto que se lhe disse ao longo destes quase dois anos, qualquer pessoa de bem já teria desistido de aqui vir. Mas, que faz o 'cidadão honesto ao serviço da comunidade'? Desiste? Não! Não despega, não descola, não se melindra e mantém a 'caricatura'. Porque é disso que se trata, manter uma caricatura. E se essa caricatura traz divertimento aos leitores aproveita-se a 'onda'.

Saudações.
IM

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Este «cromo» não existe. «Postura recta, séria e honesta» ???!!! um gajo que vem aqui dizer que risca os carros de outros com uma chave e um X-acto e incentiva o terrrorismo urbano, «espalhar pregos na via pública» é terrorismo urbano, ó seu AMB! Prejudicar um deficiente físico com a ajuda de um grupo de energúmenos da mesma laia tirando-lhe o lugar de estacionamento cedido pela CMO, é «postura recta, séria e honesta» ???!!! Não me lixe! E onde é que está a falta de contexto? O assunto foi ventilado por si num outro blog de Oeiras.
Chega de alucinações e hipócrisia! Se vc não é uma «caricatura» então vc é um doente mental, um perigo público e deve ser-lhe cortada a verborreia. E se este blog fosse meu já há muito que lhe tinha cortado o pio porque e ao contrário do que vc diz os blogs são privados, são de quem os regista embora este permita leitura pública e, a talhe de foice, o discurso do 25 de Abril e do povo patati patata fica muito mal na boca de reaccionários, racistas, xenófobos. Ainda uma coisinha, a mensagem que lhe apagaram neste post foi muito bem apagada porque eram só insultos a quem vc. não conhece (digo isto porque ainda a li) e eu ainda teria apagado a outra a seguir e a das 18:58.

Anónimo disse...

É lá! Parece que houve alguém com coragem para chamar os bois pelo nomes. Apoiado. Muito bem. Que é pra ver se este Bento ou «os bentos» que o apoiam aprendem de vez e vão à vida.