quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Preço do leite sobe 15,6% em Fevereiro

.

O preço do leite vai subir mais de dez cêntimos por litro já a partir do mês de Fevereiro. Atendendo a que o preço das marcas mais consumidas, como a Agros, a Mimosa e a Gresso, tem rondado nos últimos tempos os 64 cêntimos por litro, o aumento esperado atinge os 15,6%, refere o jornal Correio da Manhã esta quinta-feira.


Trata-se de um aumento superior ao anunciado no início do ano e que é influenciado pela diminuição do efectivo pecuário e dos produtores que, cada vez mais, trocam a pastagem pela produção de cereais destinados aos biocombustíveis.


Aliás, explica o CM, a ruptura de stocks que se tem verificado nas últimas duas semanas em praticamente todas as grandes superfícies portuguesas, com o leite distribuído pela Lactogal esgotado vários dias seguidos, indicia aumento de preços a curto prazo.


«A questão é simples. Quem distribui não tem interesse em colocar leite nas prateleiras dos supermercados nesta altura, sabendo que o pode vender a mais dez cêntimos o litro daqui por duas semanas», disse um distribuidor, referindo que «dez cêntimos por litro representa muitos milhões ganhos assim de uma hora para a outra».


24-01-2008 8:10:39

in DIÁRIO DIGITAL

imagem: DAQUI - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

14 comentários:

Carlos Sério disse...

É uma vergonha o que está a acontecer. E estes brutais aumentos, o pão subiu 30%, parecem não incomodar os nossos governantes.É uma tristeza.

Anónimo disse...

Pior do que a vergonha do que está a acontecer é haver uns quantos que declaram ser este o melhor governo que Portugal já teve.

Fernando Lopes disse...

Eu creio que o problema é do governo e do sistema. Viram o link: produção de cereais em vez de pastagens; distribuidores à procura do lucro especulativo nas grandes superfícies.
Andaram a subsidiar durante anos os agricultores para não produzirem cereais e agora é o que se vê

Isabel Magalhães disse...

Não sei se estou equivocada mas não andaram a deitar fora [Açores] o excedente da produção de leite? E não tivemos tb que pagar multa por ter escedido as quotas dessa produção?

Anónimo disse...

É pena que para estas manobras de especulação e oportunismo, o nosso Governo não decrete sanções... para quem tem um restaurantezinho e não cumpre a 100% o estabelecido na Lei, a ASAE fecha logo aquilo nem que seja às 13h da tarde, pondo os clientes todos na rua...

Anónimo disse...

Isabel:
Não está equivocada.Em 4/Maio/2006 o Público informava a pag. 36 que Portugal iria pagar 1,2 milhões de euros por ter ultrapassado a quota leiteira.

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Errata:

em [25 Janeiro, 2008 02:56] leia-se 'excedido'. Obviamente.

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Sei que não estava equivocada.

Lembro-me de ter lido o artigo. É sempre com indignação que leio que as quotas negociadas pelos governos deste país sejam tão pouco favoráveis aos interesses do país que era suposto defenderem.

Também não entendo que se deite fora o excedente da produção da fruta se há tanto lar de terceira idade, e asilos de crianças, que têm deificuldades e aceitariam de mãos abertas uma tal oferta.

Mas como sou apenas uma 'gestora do lar' deve ser a razão de não entender 'altas economias'!

Abraço

I.

Anónimo disse...

Temos a solução para o país.

A Exma D. Isabel a negociar em Bruxelas os interesses de Portugal.

E a Exma D. Clotilde como Secretária de Estado do leite e dos bancos de jardim.

candidatem-se, eu voto em vocês!

Fernando Lopes disse...

Ao Exm.º anónimo 15:08

Que o anonimato sirva para levantar denúncias de corrupção fundamentadas, ainda vá que não vá. Estava ontem, creio que foi ontem, a ouvir o Sr. Governador do Banco de Portugal (pouco me importa se é da mesma cor do Sr. anónimo) numa entrevista na TV a dizer que nos States os casos de irregularidadezinhas (tipo fraude de milhões no sistema financeiro) são detectados através de denúncias (não sei se anónimas). Ora senhor anónimo, quer o Sr. dizer que, quando no governo, vale tudo a BEM DA NAÇÃO.
Não gosta, pois vai ter que ouvir muito mais no futuro porque o OL veio para ficar.
Bem hajam Isabel e Clotilde pela crítica construtiva. Precisamos de muito mais gente atenta.

Fernando Lopes disse...

Com estes anónimos até me esquecia do essencial.
Nos anos 5O/60 distribuía-se leite nas escolas (lembram-se da UCAL). Garanto-vos que para a maioria era o único leite que bebiam. Não se esqueçam que nessa altura davam às crianças "sopas de cavalo cansado" (vinho com pão), ao que me diziam. A coisa funcionou e o leite, mais tarde, creio que passou a fazer parte do cabaz (será que ainda existe).
O país deixou de produzir o suficiente. Como? A culpa é do mercado (pressão do bio-disel)?
Quem é que havemos de responsabilizar. Só pode...

Anónimo disse...

Caro homónimo;

Quem? Quem nos (des)governa. Por muito que custe aos 'xuxialistas' anónimos de visita ao O.L.

Abraço

Fernando Lopes disse...

Caro O Lopes

Se me permite,sem ofensa, creio que o OL deseja ser visitado por todos, em particular os Oeirenses.
Sejam o que forem, mostrem ou não o cartão. Não foi isso que quiz dizer, eu sei. Mas aproveito para dizer a quem nos visita, que ainda não mostrei o cartão, se é que o tenho(passo a presunção).
Tanto eu como o O Lopes, tenho a certeza, não admitimos que é que à pala do anonimato caluniem ou usem linguagem desbragada (que não quer dizer falta de humor).

Anónimo disse...

Caro Fernando Lopes;

Não foi isso que quis dizer nem foi isso que disse, daí o facto de não perceber a sua observação. Todos os leitores são bem-vindos mas o meu comentário estava dirigido para um certo 'anónimo'.

A linguagem desbragada é enviada para a 'cesta secção', como diz a amiga Magalhães.

Um abraço.