sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Função pública: Descontos para pagar ADSE

Função pública: Descontos para pagar ADSE
Redução nas pensões durante cinco anos

Milhares de aposentados da Função Pública foram ontem surpreendidos com reduções nas pensões referentes ao mês de Janeiro sem qualquer justificação da Caixa Geral de Aposentações (CGA). Isto antes de começarem a receber os aumentos anuais. Segundo apurou o CM, os descontos, muitos da ordem dos 50 cêntimos, referem-se às contribuições para ADSE previstas na Lei 63-C/2006. »»»

A questão dos descontos dos pensionistas para a ADSE está a causar polémica. O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), dirigido por Bettencourt Picanço, ameaçou em comunicado com “eventuais acções judiciais contra o Estado”, tendo já apresentado queixa à Provedoria de Justiça.

A indignação de Bettencourt Picanço tem a ver com o facto de o Governo ter dado “instruções à CGA para descontar 1,5% na pensão relativa ao subsídio de Natal e promoveu acertos para cobrar retroactivamente mais 1,5%, quanto à pensão relativa ao subsídio de férias”. Isto é, segundo o STE, o Estado considerou que os aposentados não são iguais aos trabalhadores no activo, uma vez que estes só descontam 12 meses, enquanto os pensionistas têm de descontar 14.

4 comentários:

Laetitia disse...

Recadinho para o Sr. Pinto de Sousa:

"Não tenho culpa de ter nascido em Portugal, e exijo uma pátria que me mereça"

Almada Negreiros (1893-1970)

Fernando Lopes disse...

Mas como são Funcionários Públicos..podem continuar a levar tareia. Dirão alguns.

Rui Freitas disse...

Cara Amiga Isabel,
Tive o gosto e a honra de trabalhar de perto com o Dr. Bettencourt Pinhanço, quando fui editor da Revista "ADMINISTRAÇÃO". Um HOMEM sério, recto, de carácter, com "espinha dorsal firme", enfim, um HOMEM!
Façam-lhe, ao menos, essa justiça!

Unknown disse...

.

Há muito tempo que digo:

Portugal está cheio de gatunos e o Estado é o MAIOR de todos !!

Depois dizem que "não vai haver dinheiro para pagar aos reformados..."

nota: Vou deixar de usar a expressão "Roubar à grande e à francesa" e passar a usar "ROUBAR À GRANDE E À PORTUGUESA!"

[]

.