segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

espírito de corpo

.
recebido por email:

Forcados amadores, espírito de corpo, Amizade.



.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Bom dia J.A.;

Antes de conseguir ver esse proclamado 'espírito de corpo e amizade' encalho logo na tortura levada a cabo antes para proveito monetário de uns e gáudio de uns quantos.

Cravar ferros, curtos e longos, que como todos devem saber têm na ponta um arpão, por puro divertimento, por marialvismo, por crueldade... enfim!

No dizer de um médico veterinário, esses ferros aos serem cravados criam bolsas de sangue que provocam um sofrimento desmedido. Depois da corrida os ferros são arrancados com ferramentas tipo alicates gigantes (perdoem-me a falta da palavra técnica) que criam novas dilacerações e, os animais são deixados assim até ao abate na manhã seguinte.

Contava o meu pai que se aplicava sal e vinagre nas feridas para estancar a hemorragia e os animais não se esvaírem, - até porque alguns são 'reservados' para novas corridas, aqueles que na praça tiveram o 'tal' desempenho.

E tudo isto AINDA no século XXI.

Unknown disse...

.

Isabel,

Vês as coisas pela rama...
E o teu preconceito não te deixa ver o essencial.

Não é a tourada que é enaltecida no video. Podia passar-se num outro contexto qualquer. Numa guerra, num prédio em chamas, num terramoto...

O que sobressai nas imagens é o espírito de solidariedade de homens que põem a vida em risco para defender a vida de um amigo (ou outra pessoa).
Essa é que é a mensagem importante, neste mundo cada vez mais desnudado de valores como o Amor, a Amizade, a Solidariedade, o Companheirismo, etc.

Quantas pessoas conheces capazes de numa situação de perigo, atirarem o seu próprio corpo para cima de outra pessoa, para fazerem um escudo protector?!
Ah, os guarda-costas fazem-no, mas são pagos para isso...

Esta situação é de puro amadorismo, de despojamento do típico egoísmo - primeiro eu, depois os outros.

Ou morremos todos ou não morre nenhum!

A tourada é outra conversa que nada tem a ver com este video.

bjs

.