quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

FORTALEZA ( OU FORTE) DE S. BRUNO EM CAXIAS

A Fortaleza de S. Bruno, evocativa do fundador da Ordem Cartuxa, com uma casa ali perto, em Laveiras, foi mandada edificar por D. João IV em 1647. Cruzava fogo com as Fortalezas próximas, de N.S. do Vale (de que restam ruínas) e de N.S. de Porto Salvo ou Giribita (já aqui referenciada). Vai perdendo a sua função de baluarte, até que, já no século XX , ali se instala um posto da Guarda Fiscal e, mais recentemente, passa a sede da Associação dos Amigos dos Castelos.
O baluarte apresenta uma planta em forma de estrela, com um traçado rectilíneo
(com os agradecimentos à Associação dos Amigos dos Castelos)


Porta e pedra de armas

Pano de muralha

Para mais informções: http://www.amigosdoscastelos.org.pt/tabid/36/language/en-US/default.aspx

Referências histórico-geográficas: Cartografia de Oeiras, Coordenação de Joaquim Boiça, CMO, 2003.

11 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Isabel e obrigada por mostrar estas preciosidades do nosso Concelho.

Isabel Magalhães disse...

Fátima;

Esses créditos são devidos ao nosso amigo e colaborador Fernando Lopes que é um Homem de História. :)

Um bom dia para si também.

I.

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, Fernando Lopes;

Ontem, devido à hora, já não comentei mais este seu contributo. O 'Oeiras Local' agradece e o concelho de Oeiras certamente também.

Continue com o bom trabalho. :)

[]
I.

M.A.R. disse...

Gosto francamente deste tipo de trabalhos que nos chamam a atenção para o que de bonito está mesmo junto de nós e, quantas vezes, nos esquecemos de olhar com um pouco mais de atenção.Eu mesma nunca me tinha apercebido deste formato "em estrela" do Forte S.Bruno. Peço-lhe que continue. Obrigada.
M.A.

Fernando Lopes disse...

Não têm de quê. Afinal limitei-me a fazer umas fotos com uma máquina de turismo - Pentax Optio 50L e juntar algumas ideias e colagens até.
O desafio que fazia aos colaboradores e leitores (com permissão da Isabel) é que enviassem artigos e fotos sobre o que entenderem que merece atenção no nosso Concelho (não obstante os outros temas sempre interessantes, até porque não vivemos numa ilha).
O tema das fortalezas não está esgotado. Outros haverá que merecerão interesse.
Já agora, parabéns ao OL pela abordagem participativa do tema "lixo". É que um dia destes a CMO vai começar a prestar mais atenção à blogosfera e ao OL...he...he..

Isabel Magalhães disse...

Amigo Fernando Lopes;

Os colaboradores, enquanto colaboradores, têm livre arbítrio para fazerem os reptos que bem entenderem. Este é um blog colectivo em que cada um expressa as suas ideias e faz a sua dinamização.

Bem haja pelo contributo.

[]
I.

antonio manuel bento disse...

Os meus parabéns ao Senhor Fernando Lopes por este excelente trabalho documental sobre Oeiras e seu património histórico.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Anónimo disse...

Amigo F. Lopes,

Isso só acontecerá (a CMO tomar atenção aos municipes, ao OL e à blogosfera) quando muitos dirigentes da CMO, forem corridos de lá.

Antes disso, Oeiras nunca será libertada, a minha e certamente que a sua terra também, onde vivemos oprimidos e excluídos, uma tristeza.

Diria mais: uma vergonha.

Fernando Lopes disse...

Caro anónimo

Agradeço-lhe a sua visita. Mas não desespere. Não é muito relevante saber se partilho ou não da sua opinião. Mas considero que para além das forças políticas representadas na CMO, sobre as quais podemos e devemos ter uma opinião, até porque, afinal, alguém os colocou lá, existem técnicos competentes e profissionais que certamente querem fazer melhor. Tal só sucederá se se desenvolver uma cultura de participação activa (mea culpa)que permita, por um lado, e leve, por outro, os cidadãos-munícipes, a fazerem-se ouvir e a serem ouvidos.E a blogosfera pode ter um papel importante.
Não se esqueça que o Zapatero teve maioria porque na véspera das eleições a orientação de voto dos cidadãos mudou ou reforçou-se na condenação de mentiras do PP(apontar a ETA como responsável dos crimes de Atocha) por via da mensagens que circularam nos TM.

FL

Unknown disse...

.

Caro Fernando Lopes,

Tenho andado afastado dos comentários aos posts do O.L., devido a muitos afazeres.

Tive agora um tempinho para aqui vir e tentar pôr a escrita em dia.

Parabéns por esta excelente contribuição.
O tema dos Fortes é um dos que mais me aliciam.
Ainda o ano passado andei a fotografar uns quantos, a pensar num trabalho para a net que tenho em mente.

Continuação do bom trabalho e até breve!

Abraço

.

Picachouricos Guarda Fiscal disse...

O post foi colocado em http://picachouricosgf.blogspot.com

cumprimentos