segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Marcos Perestrello quer Metro até Algés

Oeiras: Candidato do PS quer que Metro chegue a Algés

O candidato socialista à Câmara Municipal de Oeiras, Marcos Perestrello, anunciou hoje pretender alargar o metropolitano de Lisboa ao concelho, prolongando a Linha Vermelha até Algés, através da utilização de um metro ligeiro.

Depois da entrega das listas do PS às eleições autárquicas de 11 de Outubro, Marcos Perestrello criticou a inexistência de um «projecto estruturante» do concelho, afirmando que «numa altura em que o metro chega a vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Oeiras não pode estar fora dos projectos de expansão».

Enumerando os problemas de mobilidade do concelho, o candidato à presidência da Câmara de Oeiras explicou que para o metro chegar a Oeiras, «a linha vermelha, que ligará em breve o Oriente a São Sebastião, seria alargada, passando por Campolide, Campo de Ourique, pelos Prazeres, pela estação da Fertagus do Alvito e, daí, através de um metro ligeiro até Algés».

Marcos Perestrello disse ainda que «a partir de Algés, o metro avançaria para Miraflores, Linda-a-Velha, por um lado, e para Carnaxide e Outurela, por outro».

21 comentários:

Anónimo disse...

Nem centrimetro, quanto mais metro.

Anónimo disse...

Finalmente um candidato que fala em projectos e não da sua família!!!!!

Anónimo disse...

Se continuar assim, ganha a CMO.

Francisco da Silva disse...

Esse projecto não é novidade já tem barbas...tantas que os terrenos reservados para o efeito já foram alienados pela refer e com a revisão do PROTAML em curso é irresponsável propôr a coordenação intermunicipal de um trasporte como o metro entre Lisboa e Oeiras, mesmo que os terrenos não tivessem sido alienados.
Demagogia ou ignorância?

Anónimo disse...

ignorância meu caro chico. Este ainda anda a descobrir Oeiras. Sim pq a única coisa que conhece de Oeiras é o caminho da autoestrada para cascais

Clotilde Moreira disse...

Por amor de Deus!

Essa do eléctrico até à Falagueira já é velha, como diz o Chico.

Agora é que tenho de ir procurar a acta onde um vereador informou em sessão pública, que ia arrancar.

Clotilde Moreira

Afonso de Melo e Cunha disse...

"(..)prolongando a Linha Vermelha até Algés, através da utilização de um metro ligeiro."

O que é um metro ligeiro?
Muito ligeiro, sem condutor, em monocarril?

Nããããoooo!

Ele quer um SATU-II e criar uma empresa intermunicipal para o gerir!!

Ó Marcos vai lá para a arrecadação brincar 'aos comboios' e fala em coisas 'A Sério'!

O que nós precisamos é de parques de estacionamento 'A Sério', verdadeiros Interfaces sempre prometidos e nunca cumpridos (com taxas residuais) de modo a que os meus vizinhos de Algés, Linda-a-Velha, Carnaxide, Queijas, etc, possam depois de levar os filhos menores à escola (uma das razões principais que nos leva a andar de automóvel) arrumar o seu carro e seguir para o centro da cidade em transporte público.

Vê, por exemplo, os Interfaces que fizeram junto das estações que servem a linha que atravessa a Ponte 25 de Abril e o sucesso demonstrado pela elevada taxa de ocupação.

Larga o 'Manual do Autarca Saca-Tuga' e vai aprender 'A Sério'

AFS disse...

Clotilde,

Também me lembro do eléctrico até à Falagueira. Penso não ser o mesmo projecto.

AFS disse...

Afonso Melo e Cunha, precisamos de interfaces mas também precisamos de transportes eficientes. Algés tem excelentes condições para isso, uma solução de metro (ligeiro ou não) já devia existir, complementar ao comboio. A ligação de Algés a Alfragide/Amadora/Benfica, passando por Linda-a-Velha e Carnaxide devia ser uma realidade. De resto, só temos comboio, e é nas freguesias do litoral. A ideia do MPerestrello é um bocadinho megalómana e até pouco pensada, mas pelo menos dá para discutirmos.

Afonso de Melo e Cunha disse...

Boa noite AFS;

Confesso que não estou a ver onde se possa colocar um 'metro', ligeiro ou não, a atravessar Algés em ligação a outras freguesias vizinhas pela quantidade de entroncamentos de vias de circulação (algumas por inaugurar mas breve serão...)existentes.
Ou seja obstáculos 'naturais'.

Só pelo ar (Satu-II) ou metropolitano tradicional.

Mas vou ficar por aqui porque senão o J.Ribeiro, candidato do IOMAF (o das derrocadas) ainda vai sugerir que se desvie a ribeira a montante e se utilize o leito, canal e túnel sob Algés para o metro ligeiro.
Ou, mantendo a ribeira, umas gôndolas...

Isso é que era!

AFS disse...

Afonso de Melo e Cunha,

Tem razão quando refere a dificuldade de pôr um metro ligeiro a circular em Algés. No entanto, o problema persiste. Que soluções de mobilidade temos em Oeiras?

Tiazoca de Oeiras disse...

Afonso: Adorei essa das Gôndolas em Algés .... Já estou a ver em luzes de neon rosa " Algés - a Veneza de Oeiras"
(cada volta na ribeira €3 aérius)

Anónimo disse...

Olha, olha ... para onde tu vens!!!???
Não me digam que o Marcos(PSL)Perestrello quer ser um novo ... Ruy Cravo (...o Vereador PS dos Heli`s - Tipo Ferry-boat...).
Man, acorda!!!
Sound Bytes, destes, em Oeiras são piores que ... apanhar caracóis no cemitério ... com um aspirador!!!!

Vai-te pôr a estudar o PUCS (Plano de Urbanização da Costa do Sol) do tempo do Salazar e ... depois atira-nos com ... PROPOSTAS CREDÍVEIS!!!!

Zorro

Anónimo disse...

Marquitos

Não digas a ninguém que esta é uma ... putativa ideia da "dona" da Parques Tejo!!!!

Isabel Magalhães disse...

'Gôndolas' é um bocado bucólico; motas de água é que está a dar!
'Oeiras é mais à frente'! lol

Anónimo disse...

Até agora é o único candidato com propostas. É a única candidatura com cabeça tronco e membros, que não vão fazer campanha para o sinistro armazém de Porto Salvo...

Tiazoca de Oeiras disse...

I: já está a tirar o "romantismo" à ideia.

Anónimo disse...

Esta parece uma ideia igual à das bicicletas que o menino defendia para lisboa. Não sei se sabem mas o puto queria pôr bicicletas a circular na av. da liberdade, marquês de pombal, fontes pereira de mello, av da républica, etc sem criar vias próprias para o efeito. Defende que a convivência entre os dois meios de transporte é absolutamente possivél. Ao que parece nem a cidade onde foi vice-presidente conhece quanto mais Oeiras. Sim é que a Av da Liberdade é só das estradas mais movimentadas da europa. Eu proponho que ele seja o primeiro a experimentar. Pode ser que nos deixe de chatear ao fim da primeira volta. lol

Anónimo disse...

Que bom as Gondolas. A ribeira está cheia de ervas que todos os dias crescem.
Eles nem conseguem encher o Combus, nem sabem desenhar percursos para facilitar a malta velha a ir às compras!!!

Anónimo disse...

Isto é só comentadores\Engºs de Obras feitas! Confessem lá são da Independente.....

Abílio Marques disse...

Anónimo 15:43

Da Independente é o Engº padrinho do Marquitos.
Pelo menos era se ainda não lhe cassaram o 'canudo'.

E qual é a sua opinião?
Futebol, tremoços e uma bojeca, certo?
Fique bem.