quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sintra: Candidata do PS contra acordo com Oeiras sobre SATU


A candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de Sintra, Ana Gomes, rejeitou hoje o protocolo assinado pela autarquia, que visa o prolongamento do Sistema Automático de Transporte Urbanos (SATU) de Oeiras até Sintra.

Ana Gomes disse hoje à agência Lusa que esse acordo, celebrado no final de Agosto entre as duas autarquias «é desastroso» pelo que promete denunciar o protocolo.

«Se vencer as próximas eleições autárquicas não aceito vincular esse acordo, porque o considero desastroso», disse Ana Gomes à Lusa.

Além disso, a candidata socialista contestou a «legitimidade do actual presidente da Câmara, Fernando Seara (PSD), para comprometer Sintra num projecto», no qual os vereadores do PS não foram consultados.

O protocolo visa fazer a ligação entre Paço de Arcos e o Tagus Park, em Oeiras, e entre o Cacém e uma zona de ligação ao Tagus Park, em São Marcos, no concelho de Sintra.

A candidata socialista recordou que o projecto SATU tem sido fortemente contestado em Oeiras, por ter desencadeado «processos judiciais por parte dos moradores do bairro da Tapada do Mocho contra o ruído, proximidade a janelas, a sombra criada sobre edifícios, perda de vistas para o mar, destruição de espaços verdes e pragas de pombos nas estações».

«Este protocolo poderá interessar à actual presidência da Câmara de Oeiras, como tábua de salvação para o SATU, ao procurar viabilizar aquele ruinoso investimento à custa dos dinheiros públicos de Sintra. Mas não interessa, claramente, aos sintrenses, que o teriam de pagar caro e ficariam mal servidos», afirmou Ana Gomes em comunicado.

«Acresce que esta actuação leviana da actual direcção da Câmara Municipal de Sintra, para além de implicar um compromisso potencialmente desastroso para os sintrenses, poderá imediatamente provocar mais um forte rombo no já muito deficitário Orçamento Municipal», concluiu.

Diário Digital / Lusa

Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2009

12.08.09 - 13:51
(Da caixa de comentários)


16 comentários:

AFS disse...

Irrelevante, na medida em que Ana Gomes nunca será presidente da CMSintra. E, se calhar, ainda bem.

Isabel Magalhães disse...

AFS;

Subscrevo essa parte, mas:


É relevante, na medida em que o SATU é um paquidérmico 'elefante branco' que anda sempre vazio, dá prejuízo e causa todos os citados incómodos aos moradores cujas habitações lhe ficam no trajecto. Faltou a Ana Gomes mencionar o facto de vários moradores terem sido obrigados a vender os apartamentos por preços muito abaixo do investimento.

Anónimo disse...

A Ana Gomes que não se preocupe pois o acordo não passa mais uma vez de propaganda. A continuar assim em Oeiras não se faz mais nada. Quanto mais o SOTU chegar a Sintra.

GIGI disse...

Só por não alinhar com o SATU até votaria nela se lá morasse.
GIGI

Isabel Magalhães disse...

Gigi;

Olhe que ainda a acusam de estar a fazer campanha pelo PS! lol

AFS disse...

Eu concordo com o facto do SATU ser um comboio fantasma e de ter inúmeros problemas, mas: o que fazer com aquilo?

Isabel Magalhães disse...

A;

Implodir! eheheheh!

GIGI disse...

Sra. D. Isabel,

Não estou a fazer campanha pelo PS.
Apenas gosto de apoiar as coisas boas venham elas de onde vierem.

AFS,

E se fossem lá metidos os responsáveis e fosse ligado a um foguetão e enviados para Marte?

GIGI

Tiazoca de Oeiras disse...

Se o SATU transportar agentes da CIA ? Ai nem quero imaginar....
LOL
Eu proponho fazer do Satu um carrocel ... Que acham ?

AFS disse...

Isabel,
Lembro-me de o BE defender, nas eleições de 2005, a implosão. Foi logo aí que decidi não votar no BE. É que isto da SATU precisa de reflexão... quem sabe o fantástico grupo de reflexão estratégica de Oeiras esteja a pensar nisso!

GIGI,
Por mim pode ser. E se pudermos lá meter outras pessoas, melhor. Há tanto tempo que não se fala do Santana Lopes... ;)

Tiazoca,
Feira Popular de Oeiras! Boa! Tem declive e tudo, dava um bom carrossel.

Trolha do Casal da Choca disse...

Estou a ver a classe operária do "IC19" a "SatuTransportar-se" para o Passeio Marítimo de Oeiras e os senhores, elitistas do OL, a boicotarem a Obra!

Voto na Obra!

nota: Não é mais barato pelo chão do que pelo ar? E em túnel? E aquelas carruagens de brinquedo chegam para o maralhal do IC?

Isabel Magalhães disse...

Com declive dava uma óptima pista para 'toboggans'!

Se se optar pela implosão pode-se convidar o sr sousa que já tem experiência; treinou em Troia.

Isabel Magalhães disse...

Senhora Dona Gigi;

Também suponho que não mas de vez em quando aparecem por aqui uns anónimos que lêem de viés... ;)

Oeiras disse...

Politiquices... é precisamente a ligação ao TagusPark, a S. Marcos e ao Cacém que farão do SATUOeiras um método de transporte viável e quiça rentável, mesmo.

Não se esqueçam que os meios de transporte tradicionais dão todos prejuízo até entrarem para as mãos dos privados, por isso não estranhem que o SATUO esteja a dar prejuízoa elevados: simplesmente, o seu prolongamento está a demorar muito mais do que foi inicialmente previsto...

Anónimo disse...

Mas esta Ana é candiadata à Câmara de Sintra? Mas não concorreu ao Parlamento Europeu?Mas que treta é esta?

Anónimo disse...

No dia que estacionar o carro em Oeiras seja ao preço de Lisboa, até choram para andar de SATU.