sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

VIAGEM À FINISTERRA

Acabámos de assistir a mais uma sessão do Ciclo de Estudos Oeirenses, no Auditório da Biblioteca de Oeiras. O número de pessoas presentes traduz o interesse desta iniciativa. Antes da apresentação do conferencista, o Dr Jorge Miranda agradeceu aos Órgãos de Comunicação Locais e ao Blog Oeiras Local a colaboração na divulgação do evento. Caberia ao Dr. Luís Raposo, Director do Museu Nacional de Arqueologia, desenvolver o tema

“Viagens à Finisterra: Os Construtores de uma Nova Identidade”

De acordo com o orador “…Ao longo dos milénios o território português sempre constituiu uma espécie de ´fim do mundo´ (finisterra) da Europa, um local onde as mais variadas culturas e povos chegaram e viveram até tarde, para depois se cruzarem entre si”. Aproveitando um vídeo que integra uma exposição neste momento a decorrer no Brasil, destinada a mostrar que somos europeus que juntaram o Mediterrâneo ao Atlântico, sugerindo assim uma Europa de Finisterra, o Dr. Luís Raposo fez connosco uma viagem de cerca de um milhão de anos – a começar no Paleolítico Inferior. Falou-se do processo lento de ocupação da Península Ibérica por parte de caçadores-recolectores oriundos de África, que se fixaram no litoral, muito diferente do que é hoje ,por via das glaciações, para depois penetrarem rios acima. A seguir, referiu o homem de Neandertal como o primeiro tipicamente europeu, que sobreviveria na Península até há cerca de 28.000 anos, sendo substituído pelo “Homem Moderno” (sapiens). É aqui que entra a criança do Lapedo, homo-sapiens com traços Neandertais. Mais tarde, a produção de excedentes, durante a revolução neolítica, viria a permitir a construção dos megalitos. Com a chegada da idade dos metais desenvolve-se o comércio com o mediterrânico. Finalmente, na passagem para a época histórica (período romano)...

“…a Finisterra europeia ibérica, apresentava-se como um local de cruzamento de culturas e povos, com acentuada ligação ao mundo mediterrânico.”

Dr. Luis Raposo


Biface de quartzito Milharós Alcobaça (Paleolítico)

Esqueleto Humano Cabeço das Amoreiras Alcácer do Sal (Mesolítico)

Vaso de Boca Oval Gruta do Escoural Montemor-o-Novo (Neolítico)

Com os agradecimentos ao Museu Nacional de Arqueologia


3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Cabe-me a mim agradecer ao Fernando Lopes que, com esta divulgação, também contribuiu para que o 'Oeiras Local' fosse mencionado na Bibilioteca de Oeiras.

Muito grata. Sinceramente. :)

IM.

Anónimo disse...

É sempre de louvar quem promove sessões destas e também quem as divulga, depois, num blogue como faz neste momento F.Lopes. Será, quanto a mim, a forma correcta de ir criando nas pessoas apetência para gostarem de mais alguma coisa para além do futebol, por exemplo.
Parabéns uma vez mais ao O.Local.

Unknown disse...

.

Caro Fernando Lopes,

Bom trabalho de divulgação, importante para quem como eu está impossibilitado de assistir às sessões.

Obrigado e fica um Abraço !

.