Um ponto de encontro. Um espaço de cultura. Um local onde falamos do concelho de Oeiras, de Portugal e do Mundo.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Governo pondera ponte em Algés
Governo equaciona construção de quarta travessia sobre o Tejo,
a ligar Algés à Trafaria.
Jornal de Oeiras nº 191, 12 de Fevereiro / 2008
11 comentários:
Anónimo
disse...
Esta da ponte a sair de Algés já é muito velha. Pode ser que um dia seja realidade. Em 1944 o meu pai dizia que havi um plano para uma avenida por baixo da linha do comboío em Paço de Arcos, que apanhava a quinta da Libania e a quinta do Bexiga e... acabou por acontecer o tal de PIPA - Plano Integrado de Paço de Arcos.
Amigo Fernando, a ponte vai sair de Porto Salvo pois já está decidido, mesmo que o Lino ou o LENEC digam o contrário. É que o meu Presidente de Junta tem muito mais poder do que imaginam!!!
Como j� comentei em v�rios "blogueS", eu defendo uma travessia ferrovi�ria para o TGV e outros comboios entre Montijo e Chelas, por ser mais curta do que no Barreiro, e uma outra s� rodovi�ria entre Alg�s e a Trafaria.
A travessia rodovi�ria Alg�s-Trafaria retiraria certamente bastantes ve�culos autom�veis da ponte 25 de Abril, que ficaria assim dispon�vel para receber o tr�nsito que hoje utiliza a Vasco da Gama dada a satura�o da 25 de Abril.
O tr�nsito do novo aeroporto far-se-ia ent�o, sobretudo pela ponte Vasco da Gama, que ficaria aliviada porque uma parte do seu actual tr�nsito transitaria para a 25 de Abril ou deixaria simplesmente existir porque os actuais utentes passariam a utilizar o comboio suburbano que servir� certamente o novo aeroporto de Alcochete.
A travessia em Alg�s poder� ser por ponte ou por t�nel, mas a ser feita por ponte ter� quer ser t�o ou mais alta que a 25 de Abril, por isso penso que a melhor solu�o dever� ser o t�nel que daria seguimento � CRIL, o qual termina hoje em Alg�s numa rotunda.
O facto de Lisboa passar a possuir uma travessia diferente das restantes teria interesse estrat�gico e at� talvez militar.
Parece que tem uma qualquer incompatibilidade de linguagem no seu processador. :)
Esta notícia é antiga, nesse mesmo dia ou no seguinte alguém do governo declarou a um dos canais nacionais de TV que esta hipótese, e outras, estavam fora de questão.
Eu não sei nada de pontes nem de estratégia militar, o que sei é, apenas, enquanto condutora pagante de portagem e de tempo e combustível perdidos nos engarrafamentos mas, também me parece que a ponte/tunel em Algés teria as vantagens que menciona.
Primeiro, não é garantido que seja possível. As questões geológicas são tremendas. Como é o leito, móvel, e a rocha abaixo do leito do rio ? Trata-se dum largo estuário de um rio. Não de uma qualquer ribeira com 100 metros de largura. Não creio na viabilidade. Não argumentem com o do Canal da Mancha. São solos e condições diferentes.
Segundo, mesmo sendo possível, os custos seríam incomportáveis, para um país pobre como o nosso.
Se assim não fosse, porque não em vez de pontes e viadutos que se constroem por todo o lado, construir antes túneis ? Pelo menos poupava-se a paisagem.
nota: Nem o túnel do Terreiro do Paço está resolvido em condições...
Em Los Angeles é uma zono sísmica bem conhecida, onde há sismos com alguma frequência. Houve um bastante grande há alguns anos, em que vários viadutos ruiram causando grande destruição, mas os túneis de metro existentes na cidade nada sofreram. Neste momento está-se a construir também um túnel em Istambul sob o Bósforo. É claro que a técnica utilizada na construção destes túneis é muito diferente da aplicada no Terreiro do Paço.
Como não o sou, deixo aos especialistas a avaliação da viabilidade de um túnel sob o Tejo.
11 comentários:
Esta da ponte a sair de Algés já é muito velha. Pode ser que um dia seja realidade. Em 1944 o meu pai dizia que havi um plano para uma avenida por baixo da linha do comboío em Paço de Arcos, que apanhava a quinta da Libania e a quinta do Bexiga e... acabou por acontecer o tal de PIPA - Plano Integrado de Paço de Arcos.
Clotilde
Eu protesto.
Quero a ponte a partir de Caxias.
Disse!
Amigo Fernando, a ponte vai sair de Porto Salvo pois já está decidido, mesmo que o Lino ou o LENEC digam o contrário. É que o meu Presidente de Junta tem muito mais poder do que imaginam!!!
Queria dizer "LNEC" e não "LENEC".
Deixem-se de "pontes"...
Aqui no concelho somos ricos e queremos helicópteros para atravessar o Tejo.
(têm que ser de um modelo especial que não faça barulho)
:)
Boa Isabel. O Bugio podia ser um Heliporto. Quem qusesse continuar para Sul ia a nado e depois de camelo
Por falar em Bugio: ainda ninguém se lembrou de transformá-lo num resort ou num empreendimento como no Dubai!
Clotilde
Como j� comentei em v�rios "blogueS", eu defendo uma travessia ferrovi�ria para o TGV e outros comboios entre Montijo e Chelas, por ser mais curta do que no Barreiro, e uma outra s� rodovi�ria entre Alg�s e a Trafaria.
A travessia rodovi�ria Alg�s-Trafaria retiraria certamente bastantes ve�culos autom�veis da ponte 25 de Abril, que ficaria assim dispon�vel para receber o tr�nsito que hoje utiliza a Vasco da Gama dada a satura�o da 25 de Abril.
O tr�nsito do novo aeroporto far-se-ia ent�o, sobretudo pela ponte Vasco da Gama, que ficaria aliviada porque uma parte do seu actual tr�nsito transitaria para a 25 de Abril ou deixaria simplesmente existir porque os actuais utentes passariam a utilizar o comboio suburbano que servir� certamente o novo aeroporto de Alcochete.
A travessia em Alg�s poder� ser por ponte ou por t�nel, mas a ser feita por ponte ter� quer ser t�o ou mais alta que a 25 de Abril, por isso penso que a melhor solu�o dever� ser o t�nel que daria seguimento � CRIL, o qual termina hoje em Alg�s numa rotunda.
O facto de Lisboa passar a possuir uma travessia diferente das restantes teria interesse estrat�gico e at� talvez militar.
Z� da Burra o Alentejano
Caro 'Zé Alentejano';
Parece que tem uma qualquer incompatibilidade de linguagem no seu processador. :)
Esta notícia é antiga, nesse mesmo dia ou no seguinte alguém do governo declarou a um dos canais nacionais de TV que esta hipótese, e outras, estavam fora de questão.
Eu não sei nada de pontes nem de estratégia militar, o que sei é, apenas, enquanto condutora pagante de portagem e de tempo e combustível perdidos nos engarrafamentos mas, também me parece que a ponte/tunel em Algés teria as vantagens que menciona.
" 'Portugal' tem razões que a razão desconhece."
.
TÚNEL...!!??!?
Primeiro, não é garantido que seja possível. As questões geológicas são tremendas. Como é o leito, móvel, e a rocha abaixo do leito do rio ?
Trata-se dum largo estuário de um rio. Não de uma qualquer ribeira com 100 metros de largura. Não creio na viabilidade.
Não argumentem com o do Canal da Mancha. São solos e condições diferentes.
Segundo, mesmo sendo possível, os custos seríam incomportáveis, para um país pobre como o nosso.
Se assim não fosse, porque não em vez de pontes e viadutos que se constroem por todo o lado, construir antes túneis ? Pelo menos poupava-se a paisagem.
nota: Nem o túnel do Terreiro do Paço está resolvido em condições...
.
Em Los Angeles é uma zono sísmica bem conhecida, onde há sismos com alguma frequência. Houve um bastante grande há alguns anos, em que vários viadutos ruiram causando grande destruição, mas os túneis de metro existentes na cidade nada sofreram. Neste momento está-se a construir também um túnel em Istambul sob o Bósforo. É claro que a técnica utilizada na construção destes túneis é muito diferente da aplicada no Terreiro do Paço.
Como não o sou, deixo aos especialistas a avaliação da viabilidade de um túnel sob o Tejo.
Zé da Burra o Alentejano
Enviar um comentário